Há um mito que diz que beber refrigerante e comer abacaxi durante a gravidez pode causar um aborto espontâneo. Acredita-se amplamente que esse mito faz com que muitas mulheres grávidas evitem consumir os dois. Na verdade, há pessoas que desejam abortar deliberadamente a gravidez consumindo ambos. Então, qual é a verdade do ponto de vista médico?
Posso beber refrigerante e comer abacaxi durante a gravidez?
Na verdade, tanto o abacaxi quanto o refrigerante são iguais seguro para consumir durante a gravidez. Porém, o que realmente importa é a porção. Desde que não seja excessivo, o abacaxi e o refrigerante ainda podem ser consumidos sem causar efeitos colaterais, tanto para a mãe quanto para o feto. Novos problemas surgirão se a mãe o consumir em uma porção muito grande.
O abacaxi contém um composto chamado bromelaína. A bromelaína é uma enzima que quebra as proteínas do corpo. Como o feto recém-crescido contém células de proteína simples, acredita-se que o conteúdo de bromelaína no abacaxi cause sangramento e aborto espontâneo.
Essa suposição não está totalmente errada. A razão é que os comprimidos de bromelaína não são recomendados para serem tomados durante a gravidez porque eles podem quebrar as proteínas do corpo e causar sangramento.
No entanto, deve-se sublinhar que uma a duas porções de abacaxi em uma semana não afetará adversamente sua gravidez. A menos que você coma 7 a 10 abacaxis frescos de cada vez.
Da mesma forma com o refrigerante, não há estudos que provem que o refrigerante pode causar aborto espontâneo. No entanto, isso não significa que você seja livre para consumir refrigerante como desejar durante a gravidez. O refrigerante contém adoçantes artificiais como o aspartame, que podem ter um impacto negativo no crescimento e desenvolvimento fetal. Além disso, o refrigerante também contém várias substâncias que podem ter um impacto adverso no feto, como cafeína, ácido carbônico e outros aditivos.
De acordo com o dr. David Elmer, obstetra do Hospital Nantucket Cottage em Massachusetts, Estados Unidos, o aspartame pode causar defeitos congênitos. No entanto, isso só acontece se você consumir em excesso. Portanto, Elmer afirma que você ainda pode beber refrigerante ocasionalmente porque não terá um efeito negativo no crescimento e desenvolvimento fetal.
Dessa forma, pode-se concluir que beber refrigerante e comer abacaxi durante a gravidez ao mesmo tempo não causa aborto espontâneo. Especialmente se você comê-lo ocasionalmente e em porções que não são muito.
Um guia seguro para beber refrigerante e comer abacaxi durante a gravidez
O abacaxi contém vitamina C, ácido fólico, ferro, magnésio, manganês, cobre e vitamina B6. Todas essas substâncias são necessárias ao corpo para apoiar a saúde da mãe e do feto. Portanto, não tenha medo de comer abacaxi durante a gravidez, desde que você não exagere.
Para evitar os possíveis efeitos, no primeiro trimestre deve-se limitar a quantidade de abacaxi ingerido. Embora não seja prejudicial, é melhor evitá-lo, não consumindo no primeiro trimestre.
Além disso, no segundo trimestre você pode começar a consumir até 50 a 100 gramas de duas a três vezes por semana. No terceiro trimestre, você pode comer 250 gramas de abacaxi de uma vez, mas não exagere. Limite a porção, pois isso pode desencadear contrações uterinas.
Para refrigerantes, você não deve beber mais do que uma lata por dia. O Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas aconselha mulheres grávidas a não beberem mais do que 200 mg de cafeína por dia. Quanto menos cafeína consumida, melhor para a saúde da mãe e do feto.