Incluindo vitaminas solúveis em água, vitamina B3 também conhecida como niacina ( niacina ) oferece uma variedade de benefícios para o corpo. Esta vitamina do complexo B não só converte os alimentos em energia, mas também é rica em propriedades. Saiba mais sobre a vitamina B3 abaixo.
O que é vitamina B3?
A vitamina B3 é um tipo de vitamina do complexo B que pode ser encontrada em alguns alimentos. Além disso, essa vitamina geralmente está incluída em certos alimentos e você pode tomá-la como um suplemento.
Os dois tipos mais comuns de niacina são o ácido nicotínico e a nicotinamida. Se você consumir niacina em excesso, o corpo a excretará pela urina porque essa vitamina é solúvel em água.
Assim como outros tipos de vitaminas B, a niacina atua como uma coenzima junto com mais de 400 outras enzimas. Dessa forma, a função da vitamina B3 vai bem, ou seja, a conversão de alimentos em energia.
Necessidade diária de vitamina B3
Todo mundo precisa de vitamina B3. No entanto, consumir muitas vitaminas pode certamente ter um impacto negativo na saúde. É por isso que você precisa saber com antecedência a quantidade de niacina necessária para que o corpo funcione adequadamente.
O seguinte é a necessidade diária de niacina em adultos de acordo com o Ministério da Saúde da República da Indonésia.
- Homens (18 a 60 anos): 16 mg
- Mulheres (18 a 60 anos): 14 mg
Em caso de dúvida, pergunte ao seu médico ou nutricionista sobre as suas necessidades diárias de vitaminas de acordo com o seu estado de saúde. Dessa forma, você pode ajustar sua dieta adequadamente para atender a adequação da niacina.
Funções da vitamina B3
Depois de saber a quantidade de niacina de que você precisa diariamente, não se esqueça de descobrir o que ela faz. A função da vitamina B3 na verdade não é muito diferente dos benefícios de outras vitaminas do complexo B.
Aqui estão alguns dos benefícios da niacina que você certamente não vai querer perder.
1. Ajuda a controlar o colesterol
Uma das funções da vitamina B3 é ajudar a controlar o colesterol. Os pesquisadores acreditam que a niacina pode aumentar o colesterol bom (HDL) e diminuir o colesterol ruim (LDL).
No entanto, você precisa consultar um médico antes de usar suplementos de niacina, especialmente ao tomar medicamentos para colesterol alto.
2. Reduza o risco de diabetes
Graças às propriedades da vitamina B3, que ajuda a aumentar o colesterol bom (HDL), o risco de diabetes também é reduzido. A razão é que essa vitamina ajuda a equilibrar os níveis de colesterol, que podem ser a causa do diabetes.
Mesmo assim, essa vitamina é supostamente capaz de aumentar os níveis de açúcar no sangue (glicose). No entanto, os especialistas concluem que esse tipo de vitamina ainda é seguro para uso por pessoas com diabetes.
15 opções de alimentos e bebidas para diabetes, além do cardápio!
3. Melhorar a função cerebral
Na verdade, o cérebro humano requer vitamina B3 como parte das coenzimas NAD e NADP. Ambos são necessários para obter energia para que o funcionamento do cérebro funcione adequadamente.
Além disso, a niacina também demonstrou ajudar a tratar a esquizofrenia. Isso é comprovado por meio de pesquisas publicadas em Arquivos de psiquiatria de Xangai .
Os pesquisadores neste estudo revelaram que esta vitamina pode ajudar a reparar células cerebrais danificadas. Portanto, a niacina é necessária para prevenir danos ao cérebro.
4. Retardar o processo de envelhecimento
Se você quiser permanecer jovem, tente atender às suas necessidades diárias de niacina. A razão é que se prevê que a vitamina B3 retarde o processo de envelhecimento. Como poderia ser?
Quando o corpo recebe niacina, esta vitamina é convertida em duas formas diferentes, a saber, nicotinamida adenina dinucleotídeo (NAD) e nicotinamida dinucleotídeo fosfato (NADP).
Ambas as formas de niacina são capazes de ser poderosos antioxidantes que podem proteger o corpo dos danos dos radicais livres. Além disso, essa forma de vitamina também produz energia, que é auxiliada pelos sirtuins.
Os sirtuins têm a capacidade de retardar vários genes do corpo que contribuem para o processo de envelhecimento.
Vários tipos de vitaminas para uma pele saudável, brilhante e jovem
5. Manter a saúde da pele
Além de retardar o processo de envelhecimento, outro benefício dessa vitamina que você não deve perder é a manutenção da saúde da pele.
De acordo com pesquisa de Ciências fotoquímicas e fotobiológicas , a niacina ajuda a proteger as células da pele dos danos dos raios ultravioleta. Acontece que você pode obter isso através do consumo de suplementos ou aplicado como uma loção.
Não é à toa que você costuma encontrar alguns produtos para a pele que contêm niacina, considerando os benefícios que ela proporciona.
Fonte de vitamina B3
A boa notícia é que você pode encontrar niacina em vários alimentos. Além disso, alguns alimentos são fortificados com niacina.
Alguns tipos de alimentos que são fontes desta vitamina incluem:
- proteína animal, como frango, carne e peixe,
- nozes, legumes e sementes, bem como
- pães e cereais fortificados com niacina.
Efeitos colaterais da niacina
O tipo de complexo de vitamina B deste alimento é bastante seguro. No entanto, os suplementos de niacina contendo mais de 30 mg de ácido nicotínico podem causar problemas de pele, como erupções cutâneas e coceira na pele.
Especialmente se você tomar ácido nicotínico como medicamento em doses de 1.000 mg ou mais em um dia, podem surgir alguns efeitos colaterais, tais como:
- dor de cabeça,
- pressão sanguínea baixa,
- fadiga,
- altos níveis de açúcar no sangue,
- náusea ou vômito,
- dor de estômago, até
- a visão parece embaçada.
A vitamina B3 é muito importante para o corpo. No entanto, sempre discuta com seu médico as necessidades diárias de vitaminas permitidas. Isso é especialmente verdadeiro para pessoas que têm certos problemas de saúde ou estão tomando medicamentos.