Além de tomar medicamentos regularmente e ter um estilo de vida saudável, as pessoas com doença inflamatória intestinal (DII) devem prestar atenção à ingestão diária de alimentos para evitar que sua condição piore. Venha, veja o que pode e o que não pode ser comido por pessoas com inflamação intestinal!
Lista de alimentos e bebidas recomendados para pessoas com doença inflamatória intestinal
De acordo com um relatório da Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts, a inflamação pode reduzir o número de bactérias boas que vivem no intestino e, ao mesmo tempo, aumentar o número de bactérias ruins.
É por isso que um desequilíbrio de bactérias no estômago pode tornar os sintomas inflamatórios do intestino sujeitos a recorrência. Mesmo assim, acalme-se.
Existem vários alimentos considerados bons para a saúde das pessoas com doença inflamatória intestinal (DII). Esses alimentos podem ajudar a aumentar o número de bactérias boas e a manter uma condição intestinal saudável.
1. Probióticos
Você precisa aumentar a ingestão de alimentos ricos em probióticos. Os probióticos são tipos de bactérias boas. Comer alimentos probióticos pode ajudar a equilibrar o número de bactérias nocivas no corpo.
Algumas das melhores fontes alimentares de probióticos para pessoas com colite incluem iogurte, kefir e tempeh.
2. Prebióticos
A presença de bactérias boas é necessária aos intestinos para facilitar o funcionamento do sistema digestivo e do metabolismo. Para que a colônia de bactérias boas no intestino tenha uma vida longa, eles precisam de comida.
O alimento mais ideal para a sobrevivência de bactérias boas são os prebióticos. Os prebióticos são um tipo especial de fibra que ajuda as bactérias a se multiplicar e mantém o peristaltismo suave nos intestinos.
Quanto maior o número de bactérias boas e mais suavemente os intestinos se contraem, a inflamação pode melhorar lentamente.
Alguns alimentos ricos em prebióticos para pessoas com colite são bananas, cebolas (alho, cebolas e cebolas), iogurte e aspargos.
5 fontes alimentares de prebióticos importantes para o sistema imunológico infantil
3. Alimentos protéicos
A proteína é útil para construir novas células e tecidos no corpo, bem como reparar os danificados pela inflamação.
A conclusão da pesquisa do Sanford Burnham Prebys Medical Discovery Institute (SBP) também concorda com isso. Os pesquisadores descobriram que a ingestão de proteínas dos alimentos pode prevenir o retorno da inflamação nos intestinos.
Esse processo ajuda indiretamente a acelerar a cura da colite com alimentos ricos em proteínas, como carne magra, peito de frango, soja, ovos, tempeh e tofu.
4. Frutas e vegetais são pobres em fibras
Frutas e vegetais são saudáveis e devem ser consumidos por todos. No entanto, frutas e vegetais adequados para pessoas com inflamação intestinal são aqueles com baixo teor de fibras. Bananas, melão e melões são bons para pessoas com inflamação intestinal.
Quanto aos vegetais, pode-se comer espinafre, abóbora, berinjela, batata sem pele, feijão verde, aspargo, beterraba, cenoura e abóbora (sem sementes).
É melhor comer esses vegetais cozidos, fervidos ou no vapor, para facilitar a digestão e absorção dos nutrientes pelos intestinos.
6. Trigo processado sem glúten (livre de glúten)
Alimentos feitos de grãos inteiros, como arroz branco, macarrão, aveia e pães sem glúten são geralmente bons para pessoas com doença inflamatória intestinal.
Alimentos sem glúten são geralmente processados de forma que sejam mais fáceis de digerir por um intestino inflamado.
Alimentos e bebidas que pessoas com doença inflamatória intestinal devem evitar
Pessoas com doença inflamatória intestinal geralmente são aconselhadas a evitar certos alimentos que podem piorar seus sintomas. Abaixo estão os alimentos a evitar.
1. Frutas e vegetais são ricos em fibras
Nem todas as frutas e vegetais são bons como lanche para pessoas com inflamação intestinal. Algumas frutas e vegetais contêm um tipo de fibra que é difícil para o intestino digerir, especialmente quando a condição ainda está inflamada.
Frutas e vegetais com alto teor de fibra, como peras, maçãs ou frutas com casca e crus, devem ser evitados. Além disso, vegetais como couve-flor, brócolis, feijão e milho também não devem ser consumidos.
A razão é que seu estômago não está sendo capaz de digerir alimentos ricos em fibras de forma ideal. A fibra não digerida deixa um resíduo e estreita os intestinos, piorando os sintomas da inflamação.
2. Alimentos ricos em gordura
Alimentos gordurosos, como manteiga, margarina, molhos cremosos e alimentos fritos, podem causar diarreia.
Nozes não processadas e grãos inteiros também devem ser evitados por pessoas com colite. Além de serem de difícil digestão, as nozes também são ricas em gordura, o que as torna mais suscetíveis a irritar o intestino.
Como o corpo digere alimentos gordurosos?
3. Alimentos que contêm glúten
Vários estudos relataram que os alimentos que contêm glúten não são bons para pessoas com doença inflamatória intestinal causada pela doença de Crohn e colite ulcerosa.
Quando inflamado, o trabalho do intestino de produzir certas enzimas digestivas responsáveis pelo processamento do glúten é inibido. Quando o corpo não tem essa enzima, você fica mais suscetível à intolerância ao glúten.
Esta condição aumenta o risco de você sentir dor abdominal, distensão abdominal ou cólicas ou diarreia intensa (às vezes com sangue).
Explicação do dr. Kelly Issokson MS, RD do Cedars Sinai Medical Center também mencionou que os alimentos com alto teor de glúten contêm açúcares fermentados do grupo FODMAP que são propensos a fazer com que os sintomas da síndrome do intestino irritável e inflamação do intestino voltem a ocorrer.
4. Outros alimentos e bebidas
Além dos alimentos e bebidas acima, a comida picante também é um tabu para pessoas com colite porque pode irritar ainda mais o estômago.
Da mesma forma, beber bebidas alcoólicas, cafeinadas e refrigerantes. Essas bebidas podem desencadear uma recorrência dos sintomas para piorar a condição. Substitua sua bebida por água mineral para aliviar a inflamação nos intestinos.
O leite também deve ser evitado por pessoas com doença inflamatória intestinal porque a doença torna o corpo incapaz de produzir a enzima lactase suficiente. Isso o torna propenso a apresentar sintomas de intolerância à lactose, que pode exacerbar os sintomas inflamatórios do intestino.