6 problemas no couro cabeludo, desde caspa até psoríase

Assim como qualquer outra pele, o couro cabeludo também tem a função de proteger a camada abaixo dele. Bem, a parte que é coberta por esse cabelo costuma ser perturbada. Tanto devido à má higiene pessoal ou também a um sinal de doença no corpo. Aproximadamente, quais são os problemas do couro cabeludo que podem acontecer com você? Descubra a resposta na análise abaixo.

Problemas no couro cabeludo que você pode ter

Existem vários problemas com o couro cabeludo. Variando de caspa, que pode ser tratada com remédios caseiros, até psoríase, que precisa da ajuda de um médico. Aqui estão alguns problemas de couro cabeludo que você pode enfrentar, tanto na infância quanto na idade adulta, como:

1. Caspa

Quase todo mundo tem queixas de cabelo com caspa. Esses flocos brancos que se espalham pelo cabelo, são na verdade o couro cabeludo que se solta mais rápido, se acumula e forma flocos. A causa da caspa é o crescimento descontrolado de fungos no cabelo. Pessoas que têm preguiça de lavar ou usar shampoo geralmente são propensas a essa condição.

Embora não haja cura, a caspa pode ser superada lavando-a regularmente com shampoo anticaspa. Por outro lado, a caspa engrossa, espalha-se e causa coceira intensa se você tiver preguiça de lavar o cabelo. Se você subestimar esse problema no couro cabeludo, a coceira pode causar vermelhidão e até feridas no couro cabeludo.

2. Dermatite seborréica e crosta de berço

O couro cabeludo que descasca mais rapidamente pode ser um sinal de dermatite seborréica. Em casos graves, essa condição pode causar couro cabeludo oleoso, caspa e tende a ficar vermelho. Essa condição é diferente da caspa porque pode atacar outras partes da pele, não apenas o couro cabeludo.

Se essa condição afetar o bebê, geralmente na idade de 6 meses, é chamada de tampão de berço. A diferença é que o couro cabeludo do bebê ficará escamoso, de cor amarelada e oleosa.

Essa condição é comum e não resulta em uma infecção grave, geralmente desaparecendo por conta própria quando o bebê atinge um ano de idade. Essa condição pode ser superada com o uso de xampus, sabonetes e loções especiais prescritos por um médico.

3. Cabelo cacheado

O problema dos piolhos costuma ser experimentado por crianças e é facilmente transmitido por pentes, chapéus ou escovas que são usados ​​alternadamente. Embora não seja uma doença séria, os piolhos sugadores de sangue podem causar coceira no couro cabeludo. Esta condição é muito irritante porque te deixa ansioso para coçar.

Felizmente, os piolhos podem ser tratados com shampoo ou um medicamento especial feito de ivermectina. Além de manter o cabelo limpo, você também deve limpar novamente as roupas, chapéus, toalhas, cobertores umedecidos em água quente.

4. Micose e foliculite

Micose é uma infecção fúngica que causa pele escamosa, vermelha e manchada. Esta doença é altamente contagiosa e pode ocorrer em qualquer pele, incluindo o couro cabeludo.

Para matar o fungo, é necessário obter um medicamento tópico que é aplicado na pele, além de um medicamento oral. A doença se espalha facilmente pelo contato com a pele, portanto, não compartilhe roupas, toalhas ou cobertores.

Foliculite é a inflamação do folículo, que é o saco que contém a raiz do cabelo. Esta doença é causada por bactérias que inicialmente se irritam com o barbear ou a maquiagem facial. A foliculite é quase como uma pequena espinha que é purulenta, coceira e calor. Certifique-se de manter sua pele limpa e tomar antibióticos para curar essa doença.

5. Líquen plano

O líquen plano é uma doença da pele saliente e de cor púrpura. Se ocorrer no couro cabeludo, o cabelo fica mais fácil de cair. Até agora, a causa do líquen plano não é conhecida com certeza, mas costuma aparecer em pessoas infectadas com o vírus da hepatite B ou C e com distúrbios da tireoide.

Embora desapareça por conta própria, você pode usar retinóides para reduzir a inflamação e anti-histamínicos para reduzir a coceira.

6. Psoríase

A psoríase é uma doença auto-imune que faz com que o crescimento das células da pele seja muito rápido. Como resultado, a pele morta se acumula, fica espessa e com crostas. A pele com crosta pode causar coceira e dor. Essa condição não ocorre apenas no couro cabeludo, mas também em outras partes da pele.

Os sintomas dessa condição podem ser aliviados com pomadas esteróides e xampus que contenham salicilatos. Mas, em casos graves, requerem drogas injetáveis ​​e terapia ultravioleta para retardar o crescimento das células mortas da pele.