Muitos pensam que os sintomas da insônia são dificuldade para dormir à noite. No entanto, na verdade, há muitas coisas que indicam que você está tendo insônia. Sim, a insônia não acontece só com você que tem dificuldade para dormir à noite, sabe. Pessoas que acordam repentinamente no meio do sono e não conseguem continuar podem ser chamadas de insônia. Então, quais são os diferentes tipos de insônia?
Problemas para dormir à noite não é o único sinal de insônia
Na verdade, a insônia é um distúrbio do sono caracterizado pela dificuldade em iniciar o sono e mantê-lo. Portanto, existem três tipos de insônia, a saber:
- Insônia precoce também conhecido como insônia vem quando você quer dormir. Sim, por causa dessa insônia você terá dificuldade para dormir, embora seu corpo esteja muito cansado.
- Insônia média ou insônia que ocorre no meio do sono. Aqueles de vocês que apresentam este distúrbio acordarão durante o sono e terão dificuldade em continuar. Além disso, você também acordará com frequência à noite.
- Insônia tardia é a insônia que faz com que você acorde cedo e não consiga voltar a dormir.
Portanto, não é apenas a insônia noturna que inclui insônia, mas também coisas como acordar constantemente em cada sessão de sono também podem ser chamadas de distúrbios do sono.
Também há insônia aguda e insônia crônica
Além desses três tipos, a insônia também é agrupada de acordo com há quanto tempo o distúrbio está presente. Portanto, há insônia aguda e insônia crônica. Bem, se você tem problemas para dormir à noite durante certas condições, por exemplo, antes de um exame ou por causa das demandas do trabalho de escritório, isso é classificado como insônia aguda. Não se preocupe, isso é normal e provavelmente muitas pessoas já passaram por isso. Normalmente, as causas de insônia aguda, como:
- sob estresse e pressão
- tem gripe, dor de cabeça e febre
- condições ambientais desfavoráveis, como luz muito brilhante ou clima extremo
- horário de sono perturbado, por exemplo, devido ao jet lag após uma longa viagem ou estão se adaptando a mudança trabalho noturno
Se você puder tratar essa condição imediatamente, geralmente essa insônia aguda não requer tratamento especial. Por exemplo, quando você completa suas demandas de trabalho, você que inicialmente teve dificuldade para dormir pode dormir profundamente sem interrupções.
No entanto, se essa situação persistir por muito tempo, pode ser insônia crônica. A insônia crônica é um distúrbio do sono que ocorre 3 vezes por semana e ficar por 3 meses. Bem, as causas das pessoas que têm problemas para dormir à noite devido à insônia crônica são muito diversas. Algumas condições que podem causar insônia crônica são:
- Maus hábitos de sono, como não ter uma hora de dormir regular
- Estresse pós-traumático que causa despertares frequentes no meio do sono
- Ansiedade de longo prazo que causa muitos pensamentos antes de dormir
- Depressão profunda e tristeza
- Outras condições clínicas de saúde, como câncer, diabetes, doenças pulmonares e outros.
Outros sintomas experimentados por pessoas que sofrem de insônia crônica
O sono é uma necessidade humana muito importante. Sofrer de insônia crônica pode afetar vários aspectos da vida. Pacientes com insônia crônica geralmente sentem o seguinte:
- Cansaço excessivo
- Preocupar
- Emocional
- Dificuldade de foco e concentração
- Dificuldade de trabalho
- Dificuldade de aprendizagem
Então você tem insônia? A insônia que você está experimentando inclui insônia crônica? Em contraste com a insônia aguda, a insônia crônica é difícil de se recuperar sem tratamento especial.
Para lidar com a insônia crônica, existem várias maneiras que podem ser feitas, nomeadamente a TCC-I e a implementação da higiene do sono. Pacientes com insônia crônica devem consultar imediatamente seus problemas de sono para que sua qualidade de vida seja mantida.