Vários benefícios da vitamina D para o corpo |

Nesta era moderna, a maioria das atividades é realizada em ambientes fechados, por isso muitas pessoas raramente são expostas ao sol, que é uma fonte de vitamina D. Isso certamente é lamentável, considerando que a vitamina D tem grandes benefícios para o corpo.

Vários benefícios da vitamina D

A vitamina D é mais conhecida por suas propriedades que são boas para a saúde óssea. Além disso, essa vitamina também desempenha um papel na prevenção de doenças crônicas no corpo. Vejamos os vários benefícios da vitamina D abaixo!

1. Ajuda a manter ossos e músculos saudáveis

Seu corpo precisa de vitamina D para a absorção de cálcio. O mineral cálcio é o principal nutriente que compõe os ossos, tornando os ossos fortes e reduzindo o risco de fraturas.

Sem vitamina D suficiente, uma pessoa não consegue formar o hormônio calcitriol suficiente para absorver o cálcio dos alimentos.

Nessa situação, o corpo obterá suprimentos de cálcio dos ossos e resultará em ossos fracos e em doenças ósseas, como osteoporose e raquitismo.

Para não acontecer, atenda às necessidades de ingestão de vitamina D. Junto com o cálcio, essa vitamina vai reduzir o risco de fraturas.

2. Ajude a manter a saúde da mãe e do feto

A deficiência de vitamina D é comum em mulheres jovens, incluindo mulheres grávidas e idosas.

Durante a gravidez, a mulher corre o risco de perda de cálcio devido às necessidades do feto no útero e ao aumento da excreção de cálcio pela urina. Continua a aumentar com o aumento da idade gestacional.

As mulheres grávidas devem receber vitamina D suficiente no momento do parto para garantir que seu bebê tenha níveis adequados de vitamina D durante os primeiros 4 a 6 meses de vida.

Além disso, estudos mostraram uma possível associação entre baixo teor de vitamina D em mulheres grávidas e um risco aumentado de gravidez, como pré-eclâmpsia, parto prematuro, diabetes gestacional e infecção de vaginose bacteriana.

3. Ajude a prevenir doenças autoimunes

Ultimamente, tem havido muitos estudos ligando a vitamina D e seu papel em várias doenças, não apenas ossos e músculos.

Sabe-se que doenças autoimunes, como esclerose múltipla, mais comuns em mulheres, estão associadas a baixos níveis de vitamina D.

Além da esclerose múltipla, a vitamina D também atua como um imunossupressor na artrite reumatóide (reumatismo).

A vitamina D também é útil para o sistema imunológico do corpo humano funcionar normalmente no combate a várias doenças.

4. Ajude a prevenir outras doenças crônicas

Outro benefício da vitamina D é que ela reduz o risco de doenças crônicas.

Um deles, o cumprimento de uma ingestão adequada de vitamina D pode ajudar a evitar o risco de câncer, porque a vitamina D tem um efeito anticancerígeno.

A relação entre o status adequado de vitamina D e menor risco de câncer foi demonstrada por muitos estudos.

Além disso, muitos estudos relataram uma associação entre a deficiência de vitamina D e um risco aumentado de várias doenças cardíacas, como hipertensão, insuficiência cardíaca e doença cardíaca isquêmica.

5. Ajude a prevenir transtornos de humor

Acontece que a vitamina D também pode ajudar a prevenir os sintomas associados aos transtornos de humor. Na verdade, a ligação entre a vitamina D e a depressão não é causal. No entanto, os dois podem influenciar um ao outro.

Os benefícios da vitamina D para a saúde mental foram amplamente comprovados. Por exemplo, um estudo publicado em 2008 mostrou que pessoas deprimidas que receberam suplementos de vitamina D experimentaram melhorias em seus sintomas.

Em outro estudo, foi demonstrado que a deficiência de vitamina D é mais comum em pessoas com ansiedade e depressão.

Por esse motivo, os pacientes com transtornos de humor costumam ser aconselhados a fazer atividades fora de casa para que possam obter vitamina D a partir do sol.

Quanta vitamina D é necessária a cada dia?

A necessidade diária de vitamina D de cada pessoa varia, dependendo do sexo e da idade. Abaixo está uma lista de adequação de vitamina D que está escrita no Regulamento do Ministro da Saúde da Indonésia em 2019.

  • Bebês de 1 a 11 meses: 10 microgramas por dia.
  • Crianças de 1 a 9 anos: 15 microgramas por dia.
  • Homens de 10 a 64 anos: 15 microgramas por dia.
  • Homens com 65 anos ou mais: 20 microgramas por dia.
  • Mulheres de 10 a 64 anos: 15 microgramas por dia.
  • Mulheres com 65 anos ou mais: 20 microgramas por dia.

Onde você pode obter vitamina D?

A vitamina D vem de três fontes principais: luz solar, alimentos e suplementos.

Até 80% das fontes de vitamina D são obtidas pela exposição ao sol. Na pele, a luz solar produzirá vitamina D, que então passará pelo metabolismo do corpo para obter a forma ativa de vitamina D.

Dado o grande papel que a luz solar desempenha na síntese (reação de formação de novas substâncias) da vitamina D, é claro que as atividades ao ar livre para obter uma exposição solar suficiente são muito importantes.

Além da luz solar, 20% da vitamina D é obtida através dos alimentos. As fontes de alimentos ricas em vitamina D são salmão, atum, sardinha, ovos, leite e iogurte.

Se você não consegue vitamina D suficiente dos alimentos e não recebe muita luz solar, os suplementos de vitamina D podem ajudar. No entanto, você pode consultar seu médico antes de usar suplementos regularmente.