Você já ouviu falar com frequência de que altos níveis de gordura total, colesterol e triglicerídeos são prejudiciais ao corpo? Você provavelmente já sabe que os dois tipos de substâncias são formados a partir dos alimentos gordurosos que ingere. No entanto, qual é exatamente a diferença entre colesterol e triglicerídeos?
Diferença entre colesterol e triglicerídeos
O colesterol e os triglicerídeos são as duas substâncias gordurosas mais comuns encontradas no corpo. Antes de entender a diferença entre o colesterol e os triglicerídeos, é preciso conhecer os benefícios que essas duas substâncias gordurosas proporcionam ao organismo.
Sim, a presença de colesterol e triglicerídeos não faz mal ao organismo, desde que em quantidade não seja excessiva. Ambos são substâncias gordurosas formadas a partir de alimentos gordurosos que você consome todos os dias.
Todos os tipos de gordura que entram no corpo, tanto as gorduras saturadas quanto as insaturadas, são decompostas em ácidos graxos. Então, todos os ácidos graxos serão usados conforme necessário. O corpo também converte ácidos graxos em colesterol e triglicerídeos, se necessário. Então, qual é a diferença entre colesterol e triglicerídeos?
Ambos os tipos de substâncias gordurosas são igualmente necessários ao corpo, mas para funções diferentes. Mesmo assim, se houver muitos deles no corpo, podem causar vários problemas de saúde. Começando com doenças cardíacas, derrame, ataque cardíaco, diabetes e várias outras doenças degenerativas.
Diferenças na função de triglicerídeos e colesterol no corpo
Os triglicéridos têm a função de reserva de energia que será utilizada pelo organismo se a principal fonte de energia, nomeadamente a glicose, se tiver esgotado. Portanto, os triglicerídeos são armazenados em células de gordura chamadas células adiposas.
Essas células se unem para formar um tecido que também é conhecido como tecido adiposo. Esse tecido está espalhado em várias partes do corpo, como sob a superfície da pele e entre outros órgãos do corpo.
Ao contrário dos triglicerídeos, o colesterol é produzido pelo metabolismo da gordura e é necessário ao corpo para construir tecidos e células, formar vários hormônios e desempenhar um papel no sistema digestivo.
No sangue, o colesterol não pode ser dissolvido, então o colesterol combina-se com as proteínas e forma lipoproteínas. Além disso, existem dois tipos de colesterol corporal que têm seus próprios usos: o colesterol bom (HDL) e o colesterol ruim (LDL).
HDL funciona para transportar e limpar o colesterol de vários órgãos, incluindo vasos sanguíneos, de volta para o fígado. Enquanto isso, as funções do LDL transportam o colesterol do fígado para vários órgãos.
O LDL torna-se ruim se a quantidade for muito alta no corpo, fazendo com que a gordura se acumule nos vasos sanguíneos e cause altos níveis de colesterol.
A diferença entre substâncias formadoras de colesterol e triglicerídeos
As diferenças de colesterol e triglicerídeos também podem ser observadas nas substâncias constituintes. Embora o colesterol e os triglicerídeos sejam formados a partir da gordura, ainda existem diferenças que podem ser encontradas nas duas substâncias gordurosas, uma das quais é a substância constituinte.
O colesterol é formado a partir da gordura saturada obtida dos alimentos que você ingere. Dessa forma, quanto mais fontes de gordura saturada forem consumidas diariamente, mais colesterol será produzido pelo corpo.
Além disso, o colesterol também é produzido naturalmente no fígado (fígado). Portanto, para manter o colesterol normal no corpo, você deve ser capaz de limitar a ingestão de gordura saturada e gordura trans que consome.
Enquanto isso, ao contrário do colesterol, os triglicerídeos são as reservas de energia do corpo que podem ser produzidas a partir de alimentos gordurosos e fontes de carboidratos. Ou seja, os triglicerídeos podem ser formados a partir de uma variedade de alimentos que contêm calorias.
Quando o combustível para formar energia no corpo for encontrado, os restos de glicose e proteína que ainda estão no sangue serão convertidos em triglicerídeos e então armazenados como reservas de energia.
A diferença entre os limites normais de colesterol e triglicerídeos
A diferença entre colesterol e triglicerídeos também se encontra nos limites normais das duas substâncias no sangue. De acordo com a Cleveland Clinic, os limites normais para os níveis de LDL no corpo são os seguintes.
- Os níveis de LDL no sangue são considerados ideais se estiverem abaixo de 100 mg / dL.
- É considerado próximo do ideal se estiver em 100-129 mg / dL.
- Ainda é relativamente seguro, mas está próximo do colesterol alto se estiver em 130-159 mg / dL.
- É classificado como alto se atingir 160-189 mg / dL.
- Incluindo muito alto se for de 190 mg / dL ou mais.
Enquanto isso, os limites normais para o colesterol HDL são os seguintes.
- Os níveis de HDL são considerados baixos se estiverem abaixo de 40 mg / dL.
- Classificado como bom se estiver a 60 mg / dL ou mais.
Sim, os limites normais de LDL e HDL são diferentes. Quanto mais alto o nível de LDL no corpo, maior o risco de ter vários problemas de saúde cardíaca como uma complicação do colesterol. Enquanto isso, quanto mais alto o nível de HDL no corpo, melhor será o seu nível de colesterol e a saúde do coração.
Ao contrário dos limites normais para colesterol bom e mau, os limites normais para triglicerídeos são determinados por números diferentes, como segue.
- Os triglicerídeos são considerados normais quando estão abaixo de 150 mg / dL.
- Aproximando-se do limite alto de triglicerídeos se já estiver em 150-199 mg / dL.
- É classificado como alto se atingir 200-499 mg / dL.
- Inclusive muito alto quando o valor atinge 500 mg / dL ou mais.
É preciso prestar atenção na quantidade de colesterol e triglicerídeos no sangue para não causar doenças crônicas. O limite normal de triglicerídeos no corpo é inferior a 150 mg / dl. Embora os seguintes sejam limites normais de colesterol:
- Normal se o colesterol total for inferior a 200 mg / dl.
- Você deve ter cuidado se a quantidade de colesterol estiver entre 200-239 mg / dl.
- Incluindo altos se os níveis de colesterol atingiram 240 mg / dl e mais do que isso.
A diferença entre os limites normais para os níveis de colesterol e triglicérides no sangue ainda deve ser uma de suas preocupações se você quiser manter seus níveis de colesterol total dentro de limites seguros. Você pode verificar os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue regularmente, por exemplo, uma vez por ano.