Teste de urina (exame de urina): vários tipos e funções

Existem vários testes que podem ser feitos para examinar os órgãos do corpo. O tipo de exame frequentemente usado para determinar as condições de saúde é um exame de urina importante para o sistema urológico (urinário).

Vamos, conheça a função do exame de urina e quais são os tipos de exame de urina abaixo!

O que é um teste de urina?

O teste de urina (urinálise) é um método de exame que usa a urina para detectar distúrbios no corpo. Um teste de amostra de urina geralmente é feito para diagnosticar doenças relacionadas ao trato urinário.

Por exemplo, infecções do trato urinário, doenças renais e diabetes são verificadas por meio deste teste. Você também pode fazer este teste durante a hospitalização, antes da cirurgia ou durante a gravidez.

O exame de urina geralmente verifica a cor, a concentração, a composição e o cheiro da urina. Os resultados da urinálise que mostram anormalidades geralmente requerem exames adicionais para revelar a causa.

Função de teste de urina

O processo de formação da urina não acontece apenas, mas envolve os rins, ureteres, bexiga e uretra. Esses órgãos fazem parte do trato urinário e desempenham um papel importante na filtragem de resíduos e na regulação do equilíbrio de fluidos e eletrólitos.

Se um ou mais desses componentes estiverem danificados, isso afetará a urina. Seja, volume, cor, textura, ao conteúdo nele.

Portanto, um teste de urina é necessário para avaliar se há alterações na urina associadas a certas doenças. A seguir estão algumas das funções do procedimento de teste de urina.

  • Parte de uma verificação de saúde de rotina.
  • Diagnostique problemas de saúde se sentir certos sintomas.
  • Monitore as condições de saúde se você foi diagnosticado com uma doença.
  • Avalie a função renal antes da cirurgia.
  • Monitore o desenvolvimento anormal da gravidez, como diabetes gestacional.

Características da urina normal de acordo com a cor, o cheiro e a quantidade

O que precisa ser preparado?

Se você vai apenas fazer um procedimento de urinálise, geralmente tem permissão para comer e beber antes de fazer o teste de urina. Se você estiver fazendo outros testes ao mesmo tempo, pode ser necessário jejuar por um determinado período de tempo.

Você não precisa se preocupar porque o médico lhe dará instruções claras sobre o que preparar antes do exame.

Há momentos em que medicamentos e suplementos, tanto com receita como sem receita, afetam os resultados dos testes. Portanto, consulte seu médico sobre quaisquer medicamentos, vitaminas ou suplementos que esteja tomando antes de um teste de urina.

Como é feito um teste de urina?

Uma amostra para um teste de urina geralmente é feita dependendo de sua condição, seja em casa ou no consultório médico.

Em geral, o médico fornecerá um recipiente para a amostra de urina e você será solicitado a coletar uma amostra pela manhã e a coletar uma urina intermediária. Você pode começar a coletar amostras de urina com as seguintes etapas.

  • Faça xixi no banheiro (primeiro jato).
  • Coloque o recipiente próximo ao jato de urina.
  • Colete cerca de 30-59 ml de urina no recipiente no segundo jato.
  • Termine de urinar.
  • Dê uma amostra de urina conforme orientação do médico.

Uma amostra de urina geralmente será eficaz no teste se for levada ao hospital 60 minutos após a coleta. Se isso não for possível, a amostra deve ser refrigerada ou adicionados conservantes conforme recomendação do médico.

Tipos de teste de urina

Durante o exame de urina, uma amostra de sua urina que foi colocada em um recipiente será examinada das seguintes maneiras:

Confirmação visual

Durante um teste visual de urina, o pessoal do laboratório observará a aparência da urina diretamente. Isso inclui várias coisas, desde o nível de clareza, odor até a cor da urina.

Um dos sinais de que você tem uma determinada doença que aparece visualmente na urina é a urina espumosa e um cheiro ruim.

Exame microscópico

Com a ajuda de um microscópio, esse tipo de teste de urina não é feito por todas as pessoas. Um exame microscópico geralmente será realizado quando os resultados do exame mostrarem algo incomum em um exame visual ou vareta.

Este teste analisará o sedimento urinário, que é a urina cujas substâncias químicas foram separadas pela concentração de vários compostos no fundo do tubo. O líquido acima do tubo será então removido e quaisquer gotículas de urina remanescentes serão examinadas com o auxílio de um microscópio.

A seguir estão alguns compostos que são considerados importantes no exame microscópico.

  • Glóbulos brancos (leucócitos) na urina para indicar infecção.
  • Glóbulos vermelhos (eritrócitos) que são um sinal de doença renal e doenças do sangue.
  • Bactéria ou levedura como sinal de infecção.
  • Cristais, que indicam cálculos renais.
  • Grandes quantidades de epitélio na urina são um sinal de tumores, infecções e doenças renais.

Aqui estão as consequências se você segurar o xixi com muita frequência

teste de vareta

Um teste de vareta é um teste de urina que usa uma haste de plástico fina e é inserida em uma amostra de sua urina. Os bastões de plástico geralmente mudam de cor se houver certas substâncias com níveis excessivos na urina.

Este método geralmente é usado para detectar várias coisas, como:

Acidez (pH)

Um teste de nível de pH da urina é um teste usado para medir a acidez e alcalinidade da urina. Este teste é um procedimento simples e indolor.

Várias doenças, dieta e medicamentos afetarão a acidez ou alcalinidade da urina, tais como:

  • Acetazolamida,
  • cloreto de amônio,
  • mandelato de metenamina,
  • citrato de potássio,
  • Bicarbonato de sódio, e
  • diurético tiazídico.

Níveis anormais de acidez ou alcalinidade geralmente indicam doença renal ou problemas com o trato urinário.

Concentração ou viscosidade da urina

Este teste geralmente mostra apenas o quão concentrada está a sua urina. Quanto mais espessa for a urina, menos líquido o corpo obtém ao beber.

Enquanto isso, quando você bebe grandes quantidades de água em um curto período de tempo ou recebe fluidos intravenosos, sua urina pode parecer água pura.

Além desses dois componentes, existem vários outros compostos que também são considerados durante o teste da vareta.

  • Proteína A urina que contém proteínas é um sinal de problemas renais.
  • Açúcar o que indica que você tem diabetes, mas são necessários mais exames.
  • Bilirrubina , que deve ser transportado pelo sangue para ser canalizado para o fígado.
  • Sangue , que geralmente é um sintoma de dor nos rins e na bexiga.

Os testes de urina podem ser feitos sozinhos ou em combinação com outros testes. O médico determinará qual exame é apropriado para suas necessidades e condições.

Outros tipos de testes de urina

Um teste de urina (exame de urina) não é feito apenas para detectar doenças urológicas, mas outros problemas de saúde. Além das três etapas do exame de urina que foram mencionadas, existe outro exame de urina que se revelou bastante importante, ou seja, o exame de catecolaminas na urina.

O teste de urina com catecolaminas é um procedimento realizado para medir a quantidade de vários hormônios na urina, a saber:

  • epinefrina,
  • norepinefrina,
  • metanefrina, e
  • dopamina.

Essas catecolaminas são feitas de tecido nervoso, cérebro e glândulas supra-renais. Este hormônio também ajuda o corpo a responder ao estresse ou medo e prepara o corpo para as reações lutar ou fugir .

As catecolaminas também podem aumentar a frequência cardíaca, a pressão arterial, a respiração e o estado de alerta. Além disso, esse hormônio também diminui a quantidade de sangue na pele e nos intestinos e aumenta o fluxo sanguíneo para outros órgãos importantes.

Este teste de urina com catecolaminas é necessário para detectar sintomas de feocromocitoma, que é um tipo de tumor que cresce nas glândulas supra-renais. A maioria dos casos mostra que esses tumores são benignos, também conhecidos como não câncer.

No entanto, o feocromocitoma ainda precisa ser removido porque pode interferir na função adrenal normal.

Além de detectar a presença de tumores, esse exame também é recomendado para crianças com suspeita de neuroblastoma. Isso ocorre porque a doença geralmente começa nas glândulas supra-renais, o que pode aumentar a quantidade de catecolaminas.

O procedimento para este teste de urina é semelhante ao exame de urina em geral. No entanto, o seu médico pode aconselhá-lo a não comer certos alimentos antes do exame.

Portanto, os resultados do teste de urina não podem ser perturbados por compostos dos alimentos que você consome.

Urologista, médico especialista que lida com problemas de urologia

Como ler os resultados do teste de urina

Basicamente, os resultados do teste de urina serão explicados em detalhes pelo seu médico. Portanto, você não precisa se preocupar porque o médico irá informá-lo em uma linguagem fácil de entender.

Veja, os resultados do teste de urina têm muitas interpretações. Um achado incomum é um aviso de que algo está errado e precisa ser mais diagnosticado.

Por exemplo, um teste de pH da urina mostrará os níveis de ácido-base em sua urina. O valor médio do pH da urina é 6,0. No entanto, a figura também pode mudar entre 4,5-8,0.

Se o pH da sua urina estiver abaixo de 5,0, isso significa que sua urina é ácida. Enquanto isso, um resultado superior a 8,0 indica natureza alcalina. Se o número for baixo, você corre o risco de ter pedras nos rins.

Portanto, o médico pode precisar realizar mais exames para confirmar o seu estado de saúde.