As picadas de mosquito não só deixam saliências, mas também apresentam o risco de transmissão de doenças infecciosas. Um deles é a malária, uma doença mortal que pode causar complicações nos órgãos do corpo. Para não piorar, a malária deve ser tratada com os medicamentos certos. Confira este artigo para descobrir quais medicamentos médicos e naturais são comumente usados para a malária.
Remédio para malária
A malária é uma doença infecciosa parasitária Plasmodium transmitido por picadas de mosquito Anopheles fêmea. Existem quatro tipos de parasitas da malária que podem infectar humanos, a saber: P. vivax, P. ovale, P. malariae, e P. falciparum.
Os sintomas da malária geralmente aparecem 10 dias a 4 semanas após o corpo ser infectado pela primeira vez com o parasita. Na verdade, os sintomas também podem aparecer vários meses depois. Isso torna a malária difícil de diagnosticar e tratar apenas depois que a doença começa a piorar.
Sem tratamento adequado, esta doença causada por picadas de mosquito corre o risco de causar complicações fatais, como falência de órgãos, acúmulo de líquido nos pulmões e infecções parasitárias que se espalham para o cérebro.
Portanto, o tratamento desta doença deve ser feito em um hospital com equipe médica de confiança. O objetivo do tratamento da malária em si é erradicar o parasita Plasmodium no corpo para evitar que esta doença se transforme em uma condição letal.
Bem, os medicamentos comumente usados para a malária consistem em vários tipos. Para determinar qual medicamento usar, o médico irá considerar com base no seguinte:
- De que tipo de malária você sofre?
- A gravidade dos sintomas
- Idade do paciente
- A paciente está grávida ou não?
Em outras palavras, nem todos os casos de malária são tratados com o mesmo tipo de medicamento. Lembre-se de que apenas um médico pode determinar qual medicamento contra a malária deve ser administrado a um paciente.
A seguir estão os tipos de medicamentos comumente prescritos para pacientes com malária:
1. Terapias de combinação à base de artemisinina (AGIR)
Terapias de combinação à base de artemisinina ou ACT é geralmente o primeiro tipo de medicamento administrado para tratar a malária. ACT consiste em uma combinação de 2 ou mais drogas, cada uma das quais age contra parasitas Plasmodium de uma maneira diferente.
Os medicamentos ACT são geralmente reservados para a malária causada por parasitas P. falciparum. A forma como essa droga funciona é matando os parasitas no sangue e evitando que o número de parasitas se multiplique.
Aqui estão os 5 tipos de combinações de ACT mais comumente recomendados, de acordo com as diretrizes da OMS:
- artemeter + lumefantrina
- artesunato + amodiaquina
- artesunato + mefloquina
- artesunato + SP
- dihidroartemisinina + piperaquina
Os medicamentos ACT são geralmente administrados por 3 dias em pacientes adultos e pediátricos com malária. No entanto, não é permitido o uso de ACT para gestantes no primeiro trimestre.
O ACT é administrado por via oral, também conhecido como oral. No entanto, para casos mais graves de malária, o ACT será administrado por injeção durante as primeiras 24 horas, após o que é substituído por medicação oral. A dosagem do medicamento também costuma variar, dependendo do peso do paciente e do estado de saúde.
2. Cloroquina
Cloroquina ou fosfato de cloroquina é outro medicamento de escolha para tratar a malária.
Além de tratar a malária, a cloroquina também pode ser administrada como prevenção da malária, especialmente para pessoas que irão para países ou áreas com altos casos de malária.
A dose de cloroquina para o tratamento da malária é geralmente 1 vez, 6 a 8 horas depois o paciente recebe metade da dose. Posteriormente, o paciente recebeu novamente metade da dose diária durante os 2 dias seguintes.
Assim como muitos outros tipos de drogas, a cloroquina também pode desencadear alguns efeitos colaterais, como:
- dor de cabeça
- enjoado
- perda de apetite
- diarréia
- dor de estômago
- erupção cutânea e coceira
- perda de cabelo
Infelizmente, o parasita da malária em alguns países já é resistente ou resistente a esse medicamento. Portanto, a cloroquina não é considerada eficaz o suficiente para tratar esta doença.
3. Primaquina
Drogas com nomes genéricos fosfato de primaquina Também pode ser usado para tratar a malária. Semelhante à cloroquina, a primaquina também pode ser administrada como um medicamento de prevenção da malária.
Para tratar a malária, a primaquina é administrada por via oral ou oral. Normalmente, esse medicamento é administrado uma vez ao dia, durante 14 dias. Este medicamento deve ser tomado após as refeições.
Os efeitos colaterais frequentemente relatados após a ingestão de primaquina são dor de estômago e náuseas. Portanto, os médicos recomendam fortemente que você tome este medicamento quando seu estômago estiver cheio.
Além de tratar e prevenir, a primaquina também é capaz de prevenir a recorrência da doença em pessoas que já foram expostas à malária.
Este medicamento é muito forte e pacientes com certas condições de saúde não devem tomá-lo, como mulheres grávidas e pessoas com deficiência de G6PD. Portanto, o médico deve fazer um exame de sangue antes de dar o medicamento ao paciente.
4. Mefloquina
A mefloquina ou cloridrato de mefloquina é um medicamento em comprimidos que também é prescrito para a malária. Você também pode usar a mefloquina como um preventivo da malária, mas é claro que deve ser com receita médica.
Assim como outros medicamentos antimaláricos, a mefloquina atua matando parasitas Plasmodium que está no corpo. Em certos casos de malária, como a malária devido a P. falciparum, a mefloquina pode ser combinada com artesunato no tratamento do ACT.
Este medicamento é seguro para consumo por adultos, crianças e mulheres grávidas e lactantes. No entanto, a mefloquina não é recomendada para pacientes com transtornos mentais, como depressão, transtornos de ansiedade ou esquizofrenia. Pessoas com problemas cardíacos também não devem usar este medicamento devido ao risco de agravamento das condições cardíacas.
5. Doxiciclina
A doxiciclina é um medicamento da classe dos antibióticos que pode não apenas matar as infecções bacterianas, mas também tratar infecções parasitárias, como a malária.
Além de tratar, a doxiciclina pode ser administrada para prevenir a recorrência da malária em pacientes que foram infectados com o parasita Plasmodium anteriormente. A doxiciclina também pode ser prescrita para infecções causadas por picadas de carrapatos, como a doença de Lyme.
A doxiciclina está disponível na forma de cápsulas, comprimidos e suspensões líquidas. Um efeito colateral comum após a ingestão desse medicamento é que a pele fica mais sensível ao sol. Portanto, certifique-se de usar protetor solar ou protetor solar enquanto estiver a tomar este medicamento.
Ao tomar doxiciclina, certifique-se de não consumir produtos lácteos. A razão é que o conteúdo do leite pode interferir na absorção dos medicamentos doxiciclina no corpo, de modo que os medicamentos não funcionam de maneira ideal.
6. Quinino
Você deve estar familiarizado com o quinino para o tratamento da malária. A quinina é uma droga em comprimido que pode ser usada sozinha ou em combinação com outras drogas antimaláricas, como ACT, primaquina ou doxiciclina.
A dose de quinino para medicamentos contra a malária é geralmente 3 vezes ao dia, durante 3-7 dias. Porém, mais uma vez, a dose do medicamento pode ser diferente para cada paciente, dependendo do seu estado de saúde. Mesmo assim, atualmente a quinina é raramente usada na Indonésia porque não é tão eficaz quanto outras opções de medicamentos antimaláricos.
Todos os medicamentos contra a malária acima não podem ser obtidos gratuitamente nas farmácias. Você deve usar a receita de um médico e terminar todos os medicamentos prescritos até o fim. Caso contrário, a infecção do parasita não sarará completamente e existe a possibilidade de que o parasita se torne resistente aos medicamentos antimaláricos.
Medicamentos fitoterápicos para malária
Além de medicamentos ou farmácias, a malária também pode ser tratada com remédios naturais. Você pode usar ingredientes tradicionais ou plantas à base de ervas para reduzir os sintomas da malária.
No entanto, lembre-se de que os medicamentos naturais são usados apenas como tratamento complementar, não como tratamento principal. Portanto, você ainda precisa consultar um médico e obter tratamento médico se os sintomas da malária começarem a aparecer.
A seguir estão os medicamentos fitoterápicos recomendados para tratar a malária:
1. Cúrcuma
A primeira opção que você pode tentar é o açafrão. Esta especiaria de cozinha acabou por ter vários benefícios para a saúde, incluindo ajudar a combater infecções parasitárias Plasmodium causa da malária.
Isso é evidenciado em um estudo da revista Avaliações sistemáticas em farmácia em 2020. Neste estudo, acredita-se que o conteúdo de curcumina na cúrcuma seja capaz de erradicar vários tipos de parasitas Plasmodiume aumentar o sistema imunológico do corpo para combater infecções no corpo.
2. canela
Além da cúrcuma, outros ingredientes à base de plantas que você também pode usar como remédio natural para a malária, como a canela. Sim, acredita-se que essa especiaria versátil com um sabor distinto também seja eficaz para superar os sintomas da malária.
A canela contém substâncias antiparasitárias que podem inibir a proliferação de parasitas Plasmodium falciparum. Além disso, a canela tem propriedades antioxidantes que desempenham um papel importante na prevenção de danos às células do corpo.
Portanto, a canela é recomendada para aqueles que sofrem de qualquer doença infecciosa, incluindo malária.
3. Mamão
A fruta com uma cor laranja distinta também é considerada eficaz para superar os sintomas da malária naturalmente. A eficácia do mamão contra a malária foi testada em um estudo da Journal of Tropical Medicine.
No estudo, o mamão foi combinado com plantas de folhas africanas (Vernonia amygdalina) para ver o efeito em camundongos infectados com o parasita Plasmodium.
Como resultado, o extrato de mamão pode reduzir o número de parasitas no corpo, bem como prevenir danos ao fígado. Uma das complicações frequentemente encontradas em pacientes com malária é a insuficiência hepática.
Era uma série de medicamentos médicos e naturais que você pode usar para tratar a malária. Lembre-se de que, embora os remédios à base de ervas possam ajudá-lo a reduzir os sintomas, os ingredientes naturais ainda não podem substituir os medicamentos porque sua eficácia ainda precisa ser estudada mais detalhadamente. Não há problema em usar ingredientes naturais, desde que você também siga consistentemente o tratamento do médico para que os resultados sejam maximizados.
Lutem contra o COVID-19 juntos!
Siga as últimas informações e histórias dos guerreiros COVID-19 ao nosso redor. Junte-se à comunidade agora!