Microdermoabrasão: benefícios, riscos e pós-procedimento

Vários problemas de pele fazem você parecer vários anos mais velho do que realmente é. Por isso, vários métodos são usados ​​para deixar o rosto mais jovem, um deles é a microdermoabrasão. Quais são os benefícios e como é o procedimento?

O que é microdermoabrasão?

Microdermoabrasão é um método de remoção de células mortas da pele (esfoliação) por pulverização de cristais superpequenos na superfície da pele facial.

Este tratamento também é considerado capaz de reduzir rugas e linhas de expressão, uniformizar o tom da pele, diminuir os poros, tratar acne, atenuar cicatrizes de acne e manchas escuras decorrentes do envelhecimento.

A microdermoabrasão geralmente é feita para pessoas com mais de 40 anos de idade e pele grossa. Este procedimento é bastante suave e não causa cicatrizes ou descoloração da pele.

Este procedimento também é adequado para vários tipos e tons de pele. No entanto, não é muito eficaz para lidar com problemas que ocorrem nas camadas mais profundas da pele.

Como a microdermoabrasão funciona para rejuvenescer a pele do rosto?

Os microcristais pulverizados durante esse processo têm uma textura áspera que erode a camada de células mortas da pele na camada superior da pele chamada estrato córneo. Quando você remove a camada superior da pele, o corpo interpreta como uma lesão.

É por isso que nas primeiras horas após o tratamento, a pele ficará um pouco vermelha e inchada porque o sistema imunológico reage a "lesões".

No entanto, este efeito irá desaparecer gradualmente depois que o corpo trabalhar rapidamente para produzir células da pele novas e saudáveis ​​para substituí-las. A perda da camada superior da pele tornará a pele seca porque os óleos naturais também são removidos.

Algumas evidências sugerem que a perda rápida de umidade da pele pode fazer com que as camadas profundas da pele trabalhem horas extras para empurrar as células saudáveis ​​da pele para a superfície.

O resultado final é uma pele facial com aparência mais fresca, suave, flexível e com aparência mais jovem. A duração deste tratamento geralmente leva cerca de 30 minutos.

Este procedimento é seguro?

sim. Embora durante e após o procedimento você possa se sentir um pouco desconfortável, a microdermoabrasão é considerada mais segura do que um procedimento de dermoabrasão. A dermoabrasão atua nas camadas mais profundas da pele.

"Mexer" nas camadas profundas da pele é doloroso e aumenta o risco de causar danos permanentes, como grânulos de dermoabrasão incrustados na pele.

Para resultados ideais e risco mínimo de efeitos colaterais, a microdermoabrasão deve ser realizada por um terapeuta especializado e certificado. Se feito de forma descuidada, esse procedimento pode causar lesões na pele e tornar a cor da pele irregular.

O vácuo usado pode causar fugas se a pele estiver muito esticada. A microdermoabrasão não deve ser realizada na área ao redor das pálpebras.

Dicas para cuidados com a pele após microdermoabrasão

A remoção das células mortas da pele fará com que o rosto pareça ligeiramente inchado, vermelho, seco, tenso e possivelmente quente como uma queimadura. Esses efeitos colaterais podem durar de um a dois dias. Mesmo assim, o efeito está na categoria razoável.

Como sua pele fica mais sensível depois disso, você deve evitar a exposição direta ao sol nos próximos dias. Você também precisará aplicar produtos hidratantes e protetor solar para evitar maiores danos à pele.

Além disso, sem o estrato córneo como barreira entre o ambiente externo e interno da pele, os cremes e loções podem funcionar de maneira mais eficaz porque mais ingredientes ativos de umidade podem ser absorvidos pela camada inferior da pele.

Evite usar maquiagem facial (Maquiagem) por 24 horas após o procedimento.