Seios com coceira podem ser comuns em algumas mulheres. Mas se a coceira persistir, pode causar constrangimento e desconforto em público. E se a coceira durar o suficiente para se espalhar para outras partes do corpo, é uma boa ideia entrar em contato com seu médico rapidamente para tratamento posterior. Quais são as causas da coceira nos seios? E como resolver isso?
Várias causas de coceira nos seios
1. O sutiã ou as roupas estão muito justos
Na maioria dos casos, a coceira nos seios geralmente é causada pelas roupas ou pelo sutiã que você usa. O tecido das roupas usadas pode causar uma reação alérgica ( dermatite de contato ).
Especialmente se você gosta de usar sutiã ou roupas justas, muitas vezes pode deixar os seios úmidos, especialmente se você vive em temperaturas altas.
2. Produtos Químicos
Além dos fatores da roupa e da temperatura do ar, produtos químicos como perfume, loção ou creme que atingem diretamente a pele do peito também podem ser a causa de coceira nos seios.
3. Mudanças nos hormônios do corpo
Então, outra coisa que causa coceira nos seios são as alterações hormonais que geralmente ocorrem antes da menstruação ou mesmo durante a gravidez.
Às vezes, essa coceira é acompanhada por inchaço da mama e dor quando pressionada. Em alguns casos, é mais provável que a coceira na mama afete ambas as mamas ao mesmo tempo.
4. Cogumelos no peito
Os fungos costumam ser a causa da coceira na mama; uma das doenças fúngicas que ocorrem nas dobras da mama é a candidíase intertriginosa.
Os sintomas incluem uma erupção na pele vermelha que aparecerá junto com coceira. São necessários medicamentos antifúngicos e anti-histamínicos para aliviar os sintomas da doença.
5. Cicatrizes cirúrgicas
Se você já fez uma cirurgia na mama, suas cicatrizes podem coçar. A coceira ao redor das cicatrizes cirúrgicas é muito comum, mesmo muito tempo após a cirurgia.
Como lidar com seios que coçam
1. Mude o produto
A primeira coisa que você pode fazer é tentar trocar o sabonete, a loção, o creme ou o perfume que você costuma usar todos os dias. Experimente mudar para produtos concebidos para peles sensíveis.
2. Certifique-se de lavar as roupas limpas
Depois de trocar alguns produtos que aumentam a sensibilidade da pele, certifique-se de lavar e enxaguar bem as roupas. Use também detergentes ou produtos de limpeza para peles sensíveis.
3. Escolha um sutiã com um material macio e absorva o suor
Na escolha e uso do sutiã, é aconselhável escolher um sutiã de tecido macio e absorver o suor. Sutiãs com espuma ou renda são muito fáceis de provocar coceira nos seios.
Recomenda-se também tirar e não usar sutiã durante o sono, para que a circulação sanguínea nos seios seja tranquila.
4. Não risque!
Quem pode resistir a coçar a pele que coça? Sim, infelizmente coçar não é recomendado, especialmente quando seus seios coçam.
Na verdade, coçar fará com que a coceira se espalhe para outras partes e cause bolhas.
Em vez de coçar, tente pressionar ou esfregar a área da mama que coça, pois isso pode aliviar a coceira sem deixar marcas vermelhas na pele.
5. Verifique com o médico
Se você acha que não aguenta mais devido à coceira na mama, a providência certa é consultar um médico.
O médico examinará e identificará a causa da coceira para que mais tarde você receba um creme ou sabonete especial para tratar a coceira.
6. Mantenha-o limpo
O mais importante para prevenir e tratar seios com coceira é manter a limpeza por fora e por dentro do corpo. Priorize sempre a troca de roupa e o banho duas vezes ao dia.
Não se esqueça de limpar cuidadosamente todos os quartos, especialmente colchões e roupas de cama, para evitar que microorganismos entrem no corpo.