Causas da anemia e fatores de risco |

A anemia é uma doença do sangue que deixa você cansado, tonto e pálido. Infelizmente, os sintomas da anemia costumam ser mal interpretados como um sinal de outra doença, por isso não são poucas as pessoas que percebem que a têm. Na verdade, o diagnóstico e o tratamento da anemia que não são feitos de maneira adequada podem levar a complicações mais graves devido à anemia. Então, o que causa anemia e quais são os fatores de risco?

O que causa anemia?

Saber as causas e os fatores de risco pode ajudar a prevenir a anemia. A incapacidade do corpo de produzir glóbulos vermelhos saudáveis ​​em quantidade suficiente é a principal causa da anemia.

O próprio processo de produção de glóbulos vermelhos envolve muitos órgãos trabalhando ao mesmo tempo. No entanto, a maior parte desse trabalho ocorre na medula óssea. Este processo também é regulado pelo hormônio eritropoietina (EPO), que é produzido nos rins. Esse hormônio enviará um sinal à medula óssea para produzir mais glóbulos vermelhos.

Os glóbulos vermelhos jovens geralmente podem sobreviver cerca de 90-120 dias. Depois disso, o metabolismo do corpo irá destruir naturalmente as células sanguíneas velhas e danificadas para serem substituídas por novas. No entanto, ter anemia impede que seu corpo passe por esse processo de maneira adequada.

Existem várias coisas que causam anemia, a saber:

  • O corpo é capaz de produzir glóbulos vermelhos, mas eles estão danificados (plaquetas de formato anormal) e não funcionam corretamente.
  • O corpo destrói os glóbulos vermelhos muito rapidamente.
  • Você sangra tanto que perde muitos glóbulos vermelhos.

Na maioria dos casos, a causa da falta de glóbulos vermelhos que indica anemia é a falta de hemoglobina no sangue. A hemoglobina é uma proteína especial que liga o oxigênio e os nutrientes essenciais aos glóbulos vermelhos e os faz circular por todo o corpo. Essa proteína também dá ao sangue sua cor vermelha.

//wp.hellohealth.com/healthy-living/healthy-tips/erythrocytes-are-red-blood-cells/

Que fatores colocam você em risco de anemia?

A anemia é um problema de saúde muito comum. Essa condição, também conhecida como anemia, ocorre em pelo menos mais de 1,6 bilhão de pessoas no mundo. Mulheres, adolescentes e adultos, bem como pessoas com certas doenças crônicas, têm maior risco de desenvolver essa condição.

A principal causa da anemia é a falta de glóbulos vermelhos. Existem várias coisas que causam anemia, conforme citado na Mayo Clinic, a saber:

1. Falta de ingestão nutricional

O fator de risco mais comum para anemia é a desnutrição. Certas vitaminas ou minerais têm um papel importante em ajudar o corpo a produzir glóbulos vermelhos, como ferro, ácido fólico (vitamina B9) e vitamina B12.

A ingestão adequada de alimentos ricos em ferro é importante para que o corpo seja capaz de produzir hemoglobina. Sem ferro suficiente, você pode ter sintomas de anemia por deficiência de ferro. Enquanto isso, a falta de ingestão de vitamina B pode desencadear sintomas de anemia por deficiência de ácido fólico e B12.

O ácido fólico (B9) e a vitamina B12 são igualmente importantes para ajudar no processo de formação de pedaços de glóbulos vermelhos que contêm oxigênio. Ambos também são importantes para garantir o transporte sem problemas dos glóbulos vermelhos para transportar quantidades adequadas de oxigênio por todo o corpo.

Se o número de glóbulos vermelhos for baixo, os tecidos e órgãos do corpo não funcionarão adequadamente. Como resultado, o oxigênio transportado pelas células do sangue por todo o corpo torna-se muito pouco. Você também se sente tonto, fraco e pálido.

2. Distúrbios digestivos

Ter um distúrbio ou doença que afeta a digestão e a absorção de nutrientes pode ser uma causa de anemia, como a doença celíaca. Esta doença causa danos ao intestino delgado, que funciona para absorver os nutrientes dos alimentos para serem distribuídos por todo o corpo.

Esse dano ao intestino delgado certamente afetará a absorção de ferro, ácido fólico e vitamina B12, que auxilia no processo de formação de glóbulos vermelhos.

3. Gênero

As mulheres têm níveis mais baixos de hemoglobina e hematócrito do que os homens. Em homens saudáveis, o nível normal de hemoglobina está em torno de 14-18 g / dL e o hematócrito é de 38,5-50 por cento.

Enquanto isso, em mulheres saudáveis, os níveis normais de hemoglobina podem ser em torno de 12-16 g / dL e hematócrito de 34,9-44,5 por cento. Essa diferença torna as mulheres mais propensas à anemia do que os homens.

Além disso, as necessidades de ferro das mulheres são maiores do que as dos homens. As mulheres precisam de uma ingestão maior de ferro do que os homens. A tabela da Razão de Adequação Nutricional (RDA) indica que a necessidade de ferro das adolescentes de 13 a 29 anos é de 26 mg, valor muito superior ao dos meninos da idade dela.

As adolescentes que estão entrando na puberdade também precisam de mais ingestão de ferro do que os meninos na puberdade. Se não forem suficientes, essas condições colocam as mulheres em risco de deficiência de ferro, que pode evoluir para anemia.

4. Menstruação intensa

Menstruação intensa ou menorragia podem ser uma causa de anemia em adolescentes e adultos.

Nas mulheres, a ingestão de ferro não é usada apenas para apoiar o crescimento, mas também para repor o ferro que é perdido devido à menstruação todos os meses.

Quando a menstruação dura mais e o sangue que sai também é mais intenso do que o normal, você corre o risco de ficar sem sangue. Isso ocorre porque o volume de sangue desperdiçado tende a ser mais do que produzido.

Essa condição causa sinais e sintomas de anemia, incluindo pele pálida e fadiga.

5. Gravidez

A gravidez também pode ser um fator de risco para você ser diagnosticado com anemia. Durante a gravidez, o corpo da mãe irá produzir automaticamente mais células sanguíneas para apoiar o crescimento do bebê.

Se as mulheres grávidas não conseguirem ingerir alimentos ricos em ferro, ácido fólico ou outros nutrientes, o corpo produzirá menos glóbulos vermelhos do que deveria. Esta é a principal causa de anemia em mulheres grávidas.

O processo de parto e puerpério também faz com que as mulheres percam muito sangue, tornando-as mais suscetíveis à anemia do que os homens. Quanto mais você engravida e dá à luz, maior a probabilidade de a mulher desenvolver anemia crônica.

6. Doença crônica

A doença crônica pode ser um fator de risco para anemia. A doença crônica pode causar alterações no sistema do corpo para produzir glóbulos vermelhos saudáveis.

Essa condição faz com que a produção de glóbulos vermelhos seja inibida, ou que morram mais rapidamente ou falhem completamente.

Algumas doenças crônicas com potencial para causar anemia incluem:

  • Doença renal
  • Infecção crônica e inflamação
  • Câncer

7. Trauma (ferida) ou após a cirurgia

Acidentes, traumas ou cirurgias podem causar anemia em algumas pessoas. Trauma ou cirurgia podem fazer com que o corpo perca muito sangue. Como resultado, os estoques de sangue e ferro no corpo serão desperdiçados. Você também pode desenvolver anemia por deficiência de ferro (devido à deficiência de ferro).

8. História da família

Ter um membro da família com anemia aumenta o risco de desenvolvê-la também. Um tipo de anemia que tende a ser transmitido na árvore genealógica é a anemia falciforme.

A causa da anemia falciforme é uma estrutura alterada da hemoglobina no sangue. Isso faz com que os glóbulos vermelhos morram mais rápido. Isso só pode acontecer porque é transmitido geneticamente.

Se você está preocupado com sua condição de saúde, verifique seus sintomas aqui.