Os nutrientes do leite podem ajudar a atender às necessidades nutricionais da mãe e do feto durante a gravidez. No entanto, nem todas as mulheres grávidas têm uma alta tolerância à lactose no leite animal. Para superar esse problema, o leite vegetal, como o leite de soja, costuma ser a solução. Então, há algum benefício do leite de soja para mulheres grávidas?
Benefícios do leite de soja para mulheres grávidas
Fonte: LivestrongO leite de soja é o leite mais fácil de encontrar e o preço é mais acessível quando comparado a outros leites vegetais.
Aqui estão alguns dos benefícios que podem ser obtidos ao beber leite de soja:
1. Aumente a energia
As mulheres grávidas são mais suscetíveis à fadiga devido às alterações hormonais durante a gravidez. Os carboidratos como fonte de energia são um dos nutrientes mais necessários.
O leite de soja pode ser uma fonte de carboidratos saudáveis para mulheres grávidas e para o feto no estômago.
O conteúdo de carboidratos complexos na soja leva mais tempo para o corpo ser processado. Isso faz com que a energia produzida também dure mais.
2. Atenda às necessidades de vitamina D e cálcio
Para algumas mulheres grávidas que são sensíveis à luz solar, o leite de soja pode ser uma alternativa para atender às necessidades diárias de vitamina D.
Além disso, o teor de cálcio no leite de soja não é menos benéfico para a mãe e o feto.
Conhecida por ser benéfica para uma pele e uma visão saudáveis, a combinação de vitamina D e cálcio também ajuda na formação de ossos e dentes fortes em bebês.
3. Boa fonte de proteína
De acordo com o The Journal of Perinatal Education, a proteína presente nas sementes de soja pode ser um substituto equivalente para a proteína da carne.
Na verdade, a proteína de soja tem menos calorias e menos gordura saturada.
Proteína de alta qualidade estimula a formação de tecido orgânico que apoia o desenvolvimento fetal e pode ajudar a reparar as células do corpo.
O leite de soja pode ser usado como fonte de ingestão de proteínas por gestantes que estejam ou não em dieta vegetariana.
4. Reduzindo o risco de doenças congênitas
As sementes de soja contêm vitamina B9, conhecida como ácido fólico. O consumo adequado de ácido fólico é necessário porque pode aumentar o desenvolvimento de células nervosas no feto.
Além disso, o teor de ácido fólico no leite de semente de soja também reduz o risco de bebês nascerem com defeitos congênitos, como defeitos do tubo neural fetal ou defeitos de nascença. defeitos do tubo neural (NTD).
Por esse motivo, recomenda-se que mulheres grávidas consumam folato em quantidade suficiente, uma das quais é ingerir leite de soja para que seu bebê nasça saudável e perfeito.
5. Reduz o risco de anemia
A anemia é uma condição que ocorre com frequência em mulheres grávidas. A anemia ocorre quando uma pessoa tem falta de ferro, o que pode causar vários efeitos colaterais.
Alguns riscos, como parto prematuro e bebês com baixo peso ao nascer, aumentarão se a anemia não for tratada.
Durante a gravidez, o suprimento de sangue necessário é o dobro. O ferro é necessário para formar os glóbulos vermelhos que fornecerão oxigênio para o bebê.
Portanto, as mulheres grávidas precisam de mais ferro do que o normal durante a gravidez. Beber leite de soja pode ser uma solução para atender às necessidades de ferro de mulheres grávidas.
Embora o leite de soja tenha muitas qualidades, o consumo excessivo de leite também não é recomendado.
Lembre-se de que as sementes de soja contêm glicinina e konglikinina, que podem desencadear reações alérgicas em pessoas com certas alergias alimentares.
Consulte seu obstetra antes de decidir escolher o leite de soja como bebida de rotina durante a gravidez.