Os glóbulos brancos (leucócitos) desempenham um papel importante no sistema imunológico. Uma contagem de leucócitos muito baixa pode torná-lo mais suscetível a infecções. Um baixo número de leucócitos no sangue é denominado leucopenia. O que causa sua deficiência de glóbulos brancos? Como lidar com isso? Confira a seguinte revisão.
O que é leucopenia?
Leucopenia é uma condição em que a contagem de leucócitos (leucócitos) está baixa ou baixa. Geralmente, a leucopenia está associada a uma diminuição de um tipo de glóbulo branco, a saber, os neutrófilos.
Normalmente, a contagem de leucócitos em adultos é 4.500-11.000 / mcL.
Citado pela Mayo Clinic, você foi declarado como tendo leucopenia se sua contagem de leucócitos for inferior a 4.000 / mcL.
Alguns especialistas chegam a afirmar que o limite mínimo é de 4.500 / mcL de sangue.
Os glóbulos brancos ajudam o corpo a combater infecções. Quando o número de leucócitos é baixo, o corpo fica automaticamente mais exposto ao risco de infecção.
As características da deficiência de glóbulos brancos muitas vezes não são reconhecidas porque a leucopenia geralmente não causa sintomas significativos.
No entanto, você precisa consultar um médico imediatamente se sentir sintomas, tais como:
- febre acima de 38ºC,
- frio e
- suando.
Em caso de dúvida, verifique seus sintomas aqui.
Algumas pessoas ainda são declaradas saudáveis e bem, embora os resultados do exame mostrem que seus leucócitos estão baixos ou abaixo dos níveis normais que foram mencionados.
Quais são as causas de leucócitos baixos?
A leucopenia será identificada por meio de um hemograma completo. Normalmente, os resultados mostrarão que seus glóbulos brancos estão abaixo do normal, especialmente para o tipo de neutrófilo.
Existem várias causas de leucopenia que causam a falta de células brancas do sangue, a saber:
1. Distúrbios das células sanguíneas e da medula óssea
Uma das causas do baixo nível de leucócitos é a interferência nas células sanguíneas e na medula óssea. Isso ocorre porque os glóbulos brancos (e outras células do sangue) são produzidos na medula óssea.
Um medicamento, doença ou infecção viral que interfere nas células sanguíneas e na medula óssea também diminui a contagem de leucócitos, mesmo abaixo dos limites normais.
Alguns distúrbios das células sanguíneas e da medula óssea que podem diminuir os glóbulos brancos e desenvolver leucopenia são:
- anemia aplástica,
- mielofibrose,
- hiperesplenismo e
- pré-leucemia ou síndrome mielodisplásica.
2. Câncer ou atualmente em tratamento de câncer
Além dos distúrbios das células sanguíneas e da medula óssea, outras causas de leucócitos baixos são o câncer ou estão em tratamento.
As causas de leucopenia associada ao câncer incluem:
Quimioterapia
A quimioterapia é um tipo de tratamento contra o câncer que pode causar níveis baixos de glóbulos brancos. Isso ocorre porque certos medicamentos quimioterápicos podem danificar a medula óssea, que produz células brancas do sangue.
Terapia de radiação
A radioterapia também pode causar condições semelhantes à quimioterapia. Se você receber radioterapia em áreas onde a medula óssea é mais abundante, como a pelve, as pernas e o tórax, sua contagem de leucócitos provavelmente diminuirá.
Câncer de sangue (leucemia) e medula óssea
Doenças como a leucemia afetam a formação de células brancas do sangue. Essa condição também pode fazer com que os níveis de leucócitos fiquem baixos.
Câncer que se espalhou (metastatizou)
As células cancerosas que se espalham para a medula óssea podem interferir na produção de células sanguíneas, incluindo leucócitos. Como resultado, você desenvolve leucopenia.
3. Infectado com certas doenças
Leucócitos baixos também podem ser causados por certas doenças infecciosas. Durante a infecção, a produção de glóbulos brancos diminuirá, especialmente de neutrófilos.
Algumas doenças que causam níveis baixos de glóbulos brancos incluem:
- dengue,
- tuberculose e
- Infecção por HIV.
4. Desnutrição
A desnutrição também pode ser uma causa de leucócitos baixos. Normalmente, a leucopenia ocorre porque as necessidades do corpo por certos nutrientes e vitaminas não são atendidas
Deficiências de vitamina B12 e folato, por exemplo, podem afetar o número de glóbulos brancos em seu corpo.
A vitamina B12 e o folato têm um papel importante na formação de leucócitos. É por isso que a falta desses dois nutrientes pode diminuir o nível de leucócitos.
Não apenas a vitamina B12 e o ácido fólico, a deficiência de cobre e zinco também pode causar a diminuição dos glóbulos brancos.
Como lidar com leucócitos baixos?
O modo de tratar e tratar a leucopenia depende realmente da causa da diminuição dos seus glóbulos brancos.
No entanto, existem alguns medicamentos que seu médico pode recomendar para aumentar os glóbulos brancos, como:
- Parando o tratamento da doença que causam uma diminuição nos glóbulos brancos, como certos medicamentos, quimioterapia ou radioterapia.
- Terapia de fator de crescimento , que é um tratamento da medula óssea que pode estimular a formação de glóbulos brancos.
- Dieta pobre em bactérias , ou seja, uma dieta que evita a possibilidade de bactérias nos alimentos, como evitar alimentos mal cozidos, alimentos crus ou vegetais e frutas não lavados.
- Drogas , que é uma terapia que ajuda o corpo a produzir mais células sanguíneas ou a combater infecções que fazem com que a contagem de glóbulos brancos caia abaixo dos níveis normais.
- Evitar lesões pode diminuir o risco de desenvolver leucopenia. O motivo é que uma contagem baixa de glóbulos brancos pode transformar pequenas feridas em infecções graves.
Uma contagem baixa de glóbulos brancos pode levar a complicações graves.
Se estiver em tratamento (como quimioterapia) ou tiver certas doenças, o médico pode monitorar a contagem de células do sangue para prevenir o risco de complicações.
O seu médico pode pedir-lhe para fazer um hemograma completo para ter certeza.
A complicação mais séria que pode surgir da leucopenia não tratada é a infecção.
Isso ocorre porque uma baixa contagem de leucócitos, principalmente neutrófilos, torna difícil para o seu corpo lutar contra as infecções.
Mesmo assim, em circunstâncias normais, você pode manter uma contagem normal de glóbulos brancos com uma dieta saudável.