A fisioterapia pode curar com eficácia esses dez distúrbios de saúde

Fisioterapia ou fisioterapia é tratamento físico e reabilitação. A fisioterapia pode usar força e movimento mecânicos, corrigir deficiências e melhorar a mobilidade, a função e a qualidade de vida quando uma pessoa sofre uma lesão ou deficiência. Além disso, a fisioterapia ajudará a prevenir mais lesões.

O que pode ser curado com fisioterapia?

A fisioterapia pode ajudar todas as faixas etárias com uma ampla variedade de problemas de saúde.

1. Lesões nas articulações

Lesões nas articulações são um dos problemas mais comuns em pacientes de fisioterapia. Para aliviar a dor, massagens e terapia quente e fria podem ajudar. Pacientes com problemas de articulação espinhal podem aumentar sua força central para proteger os discos intervertebrais.

2. Artrite

O tratamento da osteoartrose é a massagem e o uso de modalidades como ultrassom e calor. A hidroterapia (exercício em água morna) também ajuda a reduzir a dor da artrite e aumentar a mobilidade articular.

3. Problemas nas costas

Os tratamentos de fisioterapia para problemas nas costas incluem massagem, terapia dos pontos-gatilho e acupuntura, bem como fitas esportivas corretivas para melhorar a postura.

  • Doença cardiovascular
  • Estabilidade do núcleo
  • Diabetes

Seguindo os exercícios de fisioterapia, o metabolismo do corpo é acelerado e a glicose se moverá para as células com mais facilidade, o que ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue.

4. Problemas de flexibilidade

A fisioterapia pode ajudar a restaurar ou aumentar a flexibilidade e reduzir a dor.

5. Incontinência

A incontinência é a incapacidade de uma pessoa de conter os movimentos intestinais. Os pacientes muitas vezes se sentem envergonhados de trazer esse assunto à tona e, portanto, continuam a sofrer em silêncio. No entanto, muitos pacientes podem ser ajudados de forma significativa, com a abordagem não cirúrgica oferecida por fisioterapeutas. O tratamento pode incluir: exercícios específicos para o assoalho pélvico e conselhos sobre hábitos de vida, como comer e beber.

6. Prevenção de lesões

Os pacientes que consultam um fisioterapeuta geralmente são pessoas com lesões, muitas das quais poderiam ter sido evitadas se tivessem ocorrido antes da lesão.

7. Distúrbios musculoesqueléticos e esclerose múltipla

Muitos pacientes ganham força e capacidade de retornar à função normal com o tratamento fisioterapêutico. Os fisioterapeutas têm uma variedade de maneiras de tratar a dor e essas técnicas podem incluir mobilização articular, alongamento muscular, terapia de ponto-gatilho, tratamento térmico e acupuntura.

8. Dor no pescoço e dor de cabeça

A fisioterapia é muito útil no tratamento de dores de cabeça associadas à disfunção da coluna cervical. No entanto, este tratamento requer um diagnóstico cuidadoso e o tratamento fisioterapêutico dependerá da condição.

9. Osteoporose

A pesquisa mostrou que esse tipo de exercício pode manter a densidade óssea, o que aumenta a força e estimula o crescimento ósseo em pessoas com osteoporose.

10. Síndrome do túnel do carpo

O tratamento para pacientes com síndrome do túnel do carpo geralmente é recomendado após o diagnóstico inicial. A fisioterapia inclui técnicas antiinflamatórias, como o uso de gelo e massagem, além de exercícios de alongamento e fortalecimento para restaurar a função e reduzir a dor.