Fatores de risco e causas da gota -

A gota é uma forma de artrite (artrite) que causa dor, inchaço e vermelhidão nas articulações. Os sintomas da gota aparecem repentinamente e afetam com mais frequência as articulações dos pés e das mãos. No entanto, você sabe o que causa a gota? Quais são os fatores que aumentam o risco de ter essa condição?

A principal causa da gota

A principal causa da gota são os níveis de ácido úrico (ácido úrico) muito alto no corpo. Diz-se que uma pessoa tem níveis ácido úrico alto quando os resultados do teste de ácido úrico são 6,0 mg / dL em mulheres e 7,0 mg / dL em homens. O nível normal de ácido úrico está abaixo desse número.

O ácido úrico é na verdade uma substância que se forma quando o corpo decompõe as purinas. Purinas são compostos naturais que existem no corpo e também podem ser encontrados em vários alimentos e bebidas que você consome.

Em condições normais, o ácido úrico se dissolve no sangue e é processado e excretado pelos rins na forma de urina. No entanto, os níveis de ácido úrico que excedem os níveis normais podem se acumular e formar cristais, que são conhecidos como urato monossódico, nas articulações. Esses cristais de ácido úrico causam inflamação e dor nas articulações.

Existem várias coisas que podem causar níveis elevados de ácido úrico. No entanto, o principal fator que desencadeia essa condição é um estilo de vida pouco saudável, especialmente o consumo de muitos alimentos que contêm purinas.

Esse estilo de vida pouco saudável também é a causa da gota em uma idade jovem. Além do estilo de vida, outros fatores podem aumentar o risco de uma pessoa ter níveis elevados de ácido úrico e desenvolver esta doença.

9 fatores de risco que podem causar ácido úrico alto

Existem vários fatores que podem aumentar os níveis de ácido úrico, colocando você em risco de desenvolver esta doença. Os fatores que podem desencadear a gota são:

1. Consumo excessivo de alimentos e bebidas com alto teor de purinas

A causa mais comum de ácido úrico alto vem de alimentos ou bebidas com alto teor de purinas. A razão é que a ingestão excessiva de purinas dos alimentos pode aumentar ainda mais os níveis naturais de purinas no corpo.

Quanto mais purinas no corpo, mais ácido úrico será formado, de modo que pode se acumular nas articulações. Vários alimentos que podem causar gota, a saber:

  • Álcool.
  • As bebidas e bebidas contêm adoçantes.
  • Legumes ricos em purinas, como espinafre e aspargos.
  • Carne vermelha.
  • Entranhas.
  • Frutos do mar (frutos do mar), como atum, sardinha, anchova e amêijoa.

2. Consumo de certas drogas

Certos medicamentos podem ser a causa de sua dor de gota, incluindo diuréticos e outros medicamentos comumente usados ​​para tratar a hipertensão, como betabloqueadores e inibidores da ECA, bem como aspirina em baixas doses.

Tomar medicamentos diuréticos de longo prazo pode aumentar os níveis de ácido úrico no corpo. O motivo é que esse tipo de medicamento pode fazer você urinar com mais frequência, reduzindo assim a quantidade de líquido no corpo.

A falta de líquidos pode inibir o processo de remoção do ácido úrico pelos rins. Essa condição eventualmente se torna a causa da gota mais tarde na vida.

3. Certas doenças ou condições médicas

Várias condições médicas podem causar níveis elevados de ácido úrico. Isso ocorre porque algumas condições médicas podem afetar a maneira como os rins filtram o ácido úrico ou podem causar a produção de mais ácido úrico. Aqui estão algumas dessas condições médicas:

  • Doença renal

De acordo com o American Kidney Fund, a doença renal crônica pode fazer com que os rins não funcionem adequadamente na filtragem de resíduos, incluindo o ácido úrico. Esta condição faz com que o ácido úrico não possa ser liberado de forma ideal, de modo que se acumule nas articulações.

  • Diabetes

O diabetes é uma doença que ocorre quando os níveis de glicose no sangue estão acima do normal, seja por falta de insulina ou resistência à insulina. A pesquisa mostra que a resistência à insulina pode levar a níveis elevados de ácido úrico. Além disso, a resistência à insulina também está associada à obesidade e hipertensão, que são outros fatores de risco para gota.

  • psoríase

Ter psoríase e artrite psoriática podem ser a causa da gota. Relatório da Arthritis Foundation, na psoríase e na artrite psoriática, o ácido úrico é considerado um subproduto da rápida renovação das células da pele e da inflamação sistêmica.

Além disso, várias outras condições médicas são consideradas a causa de seu ácido úrico alto, como:

  • Apnéia do sono
  • Doença cardíaca
  • Hipotireoidismo
  • Pressão alta ou hipertensão
  • Vários tipos de câncer
  • Algumas doenças genéticas raras

4. Aumento da idade e sexo masculino

A gota é mais comum em homens do que mulheres. Isso ocorre porque as mulheres têm níveis de ácido úrico mais baixos do que os homens. No entanto, os níveis de ácido úrico das mulheres na pós-menopausa aumentam perto dos dos homens.

Portanto, a gota é geralmente mais comum em homens adultos na idade de 30-50 anos, enquanto as mulheres correm o risco de desenvolver esta doença na idade pós-menopausa.

5. História familiar de gota

Às vezes, os genes que são transmitidos pelos pais ou famílias tornam os rins incapazes de excretar ácido úrico de maneira adequada. Essa pode ser a causa da gota, especialmente se seus familiares, como seus pais ou avós, tiverem histórico da mesma doença.

6. Sobrepeso ou obesidade

O excesso de peso pode ser um fator que causa o desenvolvimento de gota. A razão é que, quando uma pessoa está acima do peso ou obesa, seu corpo produz mais insulina.

Níveis excessivos de insulina no corpo podem inibir o trabalho dos rins na remoção do ácido úrico. Este ácido úrico que não pode ser removido acabará por se acumular e formar cristais nas articulações.

7. Falta de fluidos ou desidratação

A falta de líquidos ou desidratação é um dos fatores que fazem com que os níveis de ácido úrico aumentem facilmente. O motivo é que a ingestão adequada de água pode ajudar a aumentar a eliminação do excesso de ácido úrico. Por outro lado, a falta de líquidos pode reduzir a eliminação de ácido úrico pela urina.

Portanto, a desidratação também pode ser uma das causas da recorrência da gota para aqueles que já têm histórico dessa doença.

8. Teve uma lesão ou acabou de fazer uma cirurgia

Lesões na articulação ou cirurgia recente podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver gota. No entanto, isso geralmente está associado à causa de um ataque de gota, especialmente se cristais de ácido úrico se formaram anteriormente nas articulações.

9. Raramente se exercita

O exercício infrequente é um dos fatores que causam o aparecimento de gota. Porque raramente os exercícios podem aumentar o risco de excesso de peso ou até obesidade. Isso pode ser um gatilho para a gota.

Por outro lado, os exercícios podem prevenir o ganho de peso e fazer o coração bombear o fluxo sanguíneo para filtrar o ácido úrico. O exercício diligente também pode treinar as articulações do corpo para que não fiquem rígidas e doloridas. Isso, claro, pode prevenir a recaída da gota e reduzir o risco de complicações da gota no futuro.