5 causas de clavícula proeminente, de lesão a tumor

A clavícula, também conhecida como clavícula, é um osso longo e fino que fica entre o esterno, as omoplatas e as omoplatas. Esta parte do osso conecta o braço ao corpo e está localizada em uma área rica em nervos e vasos sanguíneos. A clavícula saliente é uma das queixas mais comuns. Então, quais são as causas?

Várias causas de clavícula saliente

As causas que podem estar atrás da protuberância da clavícula incluem:

1. Lesão como causa de clavícula protuberante

Lesões físicas, como fraturas, fraturas ou entorses da parte superior do corpo podem fazer com que a clavícula se projete. Essa é a causa mais comum. As lesões podem resultar de quedas, acidentes ou lesões durante o parto.

Se você tiver uma lesão, além de uma protrusão óssea, geralmente sentirá vários sintomas, como:

  • Inchaço e hematomas.
  • O movimento do braço é muito limitado devido à dor.
  • Os ombros parecem estar abaixados.

Crianças e adolescentes são propensos a lesões porque a clavícula geralmente atinge a força perfeita depois que uma pessoa completa 20 anos de idade. Além disso, os idosos também correm mais risco de lesões na clavícula porque a densidade óssea começa a enfraquecer. Para diagnosticar esta condição, os médicos costumam usar raios-X e tomografias computadorizadas.

2. Infecção óssea

A infecção óssea ou osteomielite é uma condição que faz com que a clavícula se projete. Esse problema de saúde pode ocorrer após uma lesão, certos procedimentos cirúrgicos ou após a inserção de uma linha intravenosa perto da clavícula. Além disso, isso também pode ocorrer quando o sangue e o tecido ao redor da clavícula são infectados e, eventualmente, se espalham.

Embora as infecções da clavícula sejam raras, você precisa estar ciente dos sintomas para evitar que a condição piore. A seguir estão os sintomas mais comuns de osteomielite, a saber:

  • Febre.
  • Corpo tremendo.
  • Edema doloroso ao redor da clavícula infectada.
  • Descarga de líquido / pus do caroço.

3. Nódulos linfáticos inchados

Fonte: Healthtool

O corpo possui mais de 600 linfonodos que atuam no combate a infecções. Se os gânglios linfáticos incharem, é um sinal de que o corpo está lutando contra infecções e várias outras doenças. Essa condição pode ocorrer em qualquer parte do corpo próxima aos gânglios linfáticos, incluindo a clavícula.

Se você tiver nódulos linfáticos inchados, terá vários sintomas, como:

  • O caroço incha e dói quando pressionado.
  • O caroço está duro.
  • O corpo está com febre.
  • Suando à noite.

4. Cisto

A presença de um caroço na clavícula pode indicar um cisto. Os cistos geralmente contêm fluido que não é canceroso. Os cistos ganglionares, que geralmente afetam o punho, podem crescer e se desenvolver ao longo da clavícula. Geralmente, os cistos estão localizados sob a pele e são difíceis de tocar.

Os cistos geralmente são inofensivos. No entanto, você pode consultar seu médico sobre o melhor tratamento se estiver preocupado com um cisto em seu corpo.

5. Tumores como causa de clavículas salientes

Uma clavícula saliente também pode ser um sinal de tumor. Os tumores podem ser benignos ou malignos, um sinal de câncer.

Os tumores benignos ou em termos médicos são chamados de lipomas contendo gordura que geralmente aparecem por um longo período de tempo, pode ser uma questão de meses a anos. Normalmente, os tumores benignos têm o tamanho de uma ervilha e são macios e escorregadios ao toque.

Outro tipo de tumor que pode atacar a clavícula é um cisto ósseo de aneurisma. Essa condição é um dos raros tumores que podem se desenvolver na clavícula e geralmente afeta pessoas com menos de 20 anos. Esses tumores podem ser benignos ou malignos.