Vários alimentos recomendados e tabus que você geralmente deve seguir durante a gravidez. Isto é para que a sua gravidez seja saudável e o crescimento e desenvolvimento do seu bebé no útero estejam a correr bem. Depois de dar à luz, você pode pensar que está livre para comer o que quiser. Mas, não se esqueça que após o parto seu corpo ainda precisa de tempo para se recuperar e você também se depara com a amamentação. Então, quais são os tabus de comer após o parto?
A importância da nutrição após o parto
Não apenas a nutrição durante a gravidez que deve ser considerada, mas acontece que a nutrição após a gravidez também deve ser considerada. Por quê? Após a gravidez, seu corpo precisa de uma boa nutrição para o processo de recuperação do corpo após o parto. Além disso, esse nutriente também é necessário para produzir leite materno no corpo da mãe.
Na verdade, o ganho de peso obtido durante a gravidez pode ajudar a fornecer os nutrientes de que você precisa durante a convalescença e a amamentação. No entanto, essas reservas não podem fornecer nutrientes por muito tempo. Portanto, após o parto, você ainda precisa prestar atenção na comida que ingere.
Várias restrições dietéticas após o parto
Depois do parto, sua tarefa ainda não acabou, porque você tem que amamentar seu bebê. Para isso, você ainda precisa estar atento a todos os alimentos que entram em seu corpo. Existem alimentos que você deve consumir e também tabus para comer após o parto. Lembre-se de que os alimentos que você ingere durante a amamentação podem chegar ao seu bebê através do leite materno. Para isso, pode ser necessário evitar alguns alimentos para que o leite que entra no corpo do bebê não cause problemas.
Alguns alimentos que você precisa evitar ou limitar o consumo após o parto são:
1. Alimentos e bebidas com cafeína
Café, chocolate ou chá são exemplos de alimentos e bebidas que contêm cafeína. A cafeína não causará problemas se apenas uma pequena quantidade entrar no corpo. No entanto, a cafeína que entra no corpo em grandes quantidades pode causar problemas, como insônia e desidratação.
Além disso, a cafeína também pode se misturar com o leite materno para que a cafeína entre no corpo do seu bebê. Se seu bebê parece muito inquieto, inquieto e tem problemas para dormir, isso pode ser um sinal de que você ingeriu cafeína em excesso. Tente limitar o consumo de café por dia e veja a diferença em seu bebê.
2. Comida apimentada
Comer alimentos picantes durante a amamentação pode causar desconforto para você e seu bebê. Alimentos apimentados podem causar azia e dores de estômago, até mesmo diarreia. É claro que isso pode interferir na amamentação de bebês. Além disso, alimentos picantes também podem causar cólicas em bebês. Por esse motivo, recomenda-se às mães que amamentam limitar o consumo de alimentos picantes.
3. Alimentos gordurosos
Alimentos oleosos ou gordurosos são alimentos de difícil digestão. É melhor evitar comer esses alimentos por alguns dias após o parto. Alimentos gordurosos e oleosos podem causar indigestão, queimação no estômago e gases.
Além disso, comer muitos alimentos oleosos e gordurosos também pode fazer com que você ganhe peso. Isso pode fazer você se sentir menos apto e desconfortável com seu próprio corpo.
4. Comida azeda e gasosa
Alimentos gordurosos e ácidos podem tornar sua digestão desconfortável. Esses alimentos também podem causar cólicas no bebê. Alguns alimentos gasosos ou ácidos que você deve evitar por alguns dias após o parto são feijão, repolho, couve-flor, brócolis e refrigerantes.