Nomes semelhantes: Qual é a diferença entre febre tifóide e doença tifóide?

A febre tifóide ou tifóide é uma doença que frequentemente afeta os indonésios, tanto adultos como crianças. Você também pode ouvir falar de alguém que foi diagnosticado com febre tifóide por um médico. Então, o tifo e o tifo são a mesma doença?

O que é tifo e o que o causa?

A febre tifóide, ou comumente conhecida como febre tifóide, é uma doença que pode ser transmitida por meio de alimentos, água ou transmitida por pessoas infectadas (por meio de suas fezes).

A febre tifóide é causada por bactérias Salmonella typhi.

Essas bactérias geralmente estão presentes na água contaminada com fezes e podem grudar na comida ou na bebida que você consome.

Se você costuma comer lanches indiscriminadamente e seu sistema imunológico está diminuindo, você pode estar com febre tifóide.

As crianças pequenas podem ser mais suscetíveis à febre tifóide porque seu sistema imunológico não é tão forte quanto os adultos ou pode ser porque as crianças são menos capazes de manter a higiene ao comer.

Além de alimentos ou bebidas contaminados com a bactéria S. typhi, o tifo ocasional também pode ser causado pelo contato direto com uma pessoa infectada.

Você pode pegar uma infecção bacteriana por S. typhi quando ingere alimentos manipulados por alguém com febre tifóide.

Uma pessoa infectada pode esquecer de lavar as mãos depois de usar o banheiro (às vezes, a bactéria S.typhi pode ser encontrada na urina).

Além disso, a pessoa infectada manipula diretamente os alimentos para que as bactérias possam se transferir para os alimentos.

Como a bactéria pode causar febre tifóide

Depois de ingerir a bactéria S. typhi encontrada em alimentos ou bebidas contaminados, a bactéria entra em sua corrente sanguínea.

As bactérias são transportadas pelos glóbulos brancos para o fígado, baço e medula óssea.

Em seguida, as bactérias se multiplicam nesses órgãos e entram novamente na corrente sanguínea. Quando as bactérias invadem a corrente sanguínea, você começa a sentir sintomas de tifo, ou seja, febre.

A febre é a resposta do corpo quando ele sabe que um objeto estranho entrou no corpo e é perigoso.

A bactéria então entra na vesícula biliar, nos dutos biliares e no tecido linfático intestinal. É aqui que as bactérias se multiplicam em grande número.

A bactéria então entra no intestino. É por isso que, se você fizer um exame de suas fezes, verá se em seu corpo existem bactérias que causam o tifo ou não.

Qual é a diferença entre febre tifóide e tifo?

Muitas pessoas podem pensar que o tifo e o tifo são a mesma doença. A menção de tifo e tifo, que são realmente semelhantes, faz muitas pessoas pensarem erroneamente.

No entanto, na verdade, a febre tifóide, também conhecida como febre tifóide, é diferente da febre tifóide.

A febre tifóide ou tifóide é causada pela infecção pela bactéria Salmonella typhi, que ataca os intestinos. Enquanto isso, o tifo é uma doença causada pela bactéria Rickettsia typhi ou R. prowazekii.

Essas bactérias podem ser transportadas por ectoparasitas, como pulgas ou ácaros em camundongos, e então infectar humanos.

Na verdade, os mesmos sintomas de febre alta podem ocorrer em pessoas infectadas com tifo e tifo. No entanto, as bactérias que são a fonte de infecção da febre tifóide e tifóide são diferentes.

Além da febre alta, outros sintomas da febre tifóide que podem aparecer são dor abdominal, dor nas costas, tosse seca, dor de cabeça, dores nas articulações e nos músculos, náuseas e vômitos.

Já os diversos tipos de febre tifóide, dependendo da origem da bactéria que a infecta:

  • Tifo epidêmico causada pela bactéria Rickettsia prowazeki, que é transmitida por picadas de carrapatos no corpo humano. Este tipo de tifo pode causar doenças graves e até a morte.
  • Tifo endêmico ou o tifo murino é causado pela bactéria Rickettsia typhi, que é transmitida por carrapatos aos camundongos. Esta doença é semelhante ao tifo epidêmico, mas tem sintomas mais leves e raramente causa a morte.
  • O tifo Scrub, causado por Orientia tsutsugamushi, é transmitido pela picada de um ácaro larval que vive de roedores. Esta doença pode atacar humanos em níveis leves a graves.
  • Febre maculosa ou febre acompanhada de manchas vermelhas na pele, disseminadas pela picada de carrapatos infectados com bactérias do grupo das Rickettsia.
Lutem contra o COVID-19 juntos!

Siga as últimas informações e histórias dos guerreiros COVID-19 ao nosso redor. Junte-se à comunidade agora!

‌ ‌