Reconheça os sintomas do glaucoma o mais cedo possível para que ele possa ser tratado imediatamente

Além da catarata, outras causas de cegueira que também são comuns em idosos são o glaucoma. No entanto, o impacto do glaucoma pode ser ainda mais grave porque a cegueira resultante não pode ser curada de forma alguma. Por isso, é importante que você reconheça e esteja ciente dos vários sintomas do glaucoma que podem surgir o mais cedo possível.

A cegueira devido ao glaucoma é permanente

Glaucoma é uma lesão do nervo óptico ou do olho que causa distúrbios visuais e cegueira. Essa condição geralmente ocorre devido à alta pressão no globo ocular.

O nervo óptico é um conjunto de fibras nervosas que conecta a retina ao cérebro. Quando o nervo óptico é danificado, os sinais que transmitem o que você vê ao cérebro são interrompidos. À medida que progride, o glaucoma pode causar sintomas como perda de visão.

O nervo óptico geralmente é danificado começando na periferia. Isso faz com que seu campo visual se estreite. É como se você enxergasse com binóculos.

Ao olhar a cena com binóculos, seu campo de visão é mais estreito do que se você não usasse binóculos, certo?

Bem, quanto mais nervos forem danificados, os "binóculos" ficarão menores, mesmo até que fiquem fechados na escuridão ou cegos. O dano nervoso causado pelo glaucoma é permanente.

As causas do glaucoma em si são divididas em 2, primárias e secundárias. No glaucoma primário, a causa exata do dano aos olhos não é conhecida. Enquanto isso, o glaucoma secundário geralmente ocorre porque há outra doença pré-existente.

Quais são os sintomas comuns do glaucoma?

Normalmente, o glaucoma não apresenta nenhum sintoma em seus estágios iniciais. Esta doença tende a piorar progressivamente com o tempo.

Depois de vários anos, o paciente pode começar a sentir distúrbios visuais nas bordas dos olhos (visão periférica), especialmente na parte do olho que fica perto do nariz.

É por isso que essa doença é frequentemente chamada de matador silencioso ou assassino silencioso. A maioria das pessoas com glaucoma sente-se bem e não tem conhecimento de nenhuma mudança no estado do olho, até que o dano já seja grave.

Alguns dos sintomas de glaucoma que aparecem repentinamente incluem:

  • dor intensa no olho
  • nausea e vomito
  • olhos vermelhos
  • dor de cabeça
  • A área ao redor dos olhos é macia ao toque
  • há um círculo que se assemelha a um arco-íris quando você vê a luz
  • visão embaçada ou embaçada

De acordo com o site da American Academy of Ophthalmology, algumas pessoas podem não apresentar sintomas de lesão ocular, mas têm pressão ocular que excede as condições normais (hipertensão ocular). Essas pessoas são classificadas como pacientes com “suspeita de glaucoma” e têm maior risco de desenvolver glaucoma a qualquer momento.

Na verdade, em certos casos, uma pessoa também pode ser suspeita de glaucoma, embora a pressão nos olhos ainda seja normal. Essa condição geralmente ocorre quando o médico detecta uma anormalidade no nervo óptico da pessoa.

Portanto, alguém com suspeita de glaucoma deve se submeter a exames regulares, mesmo que não haja sintomas significativos. Isso é importante para prevenir o aparecimento de glaucoma, bem como para determinar a medicação certa, se necessário.

Esteja ciente dos sintomas de glaucoma por tipo

Em termos gerais, existem 2 tipos de glaucoma, a saber, glaucoma primário de ângulo aberto e glaucoma primário de ângulo fechado.

As diferenças entre os dois são:

  • O glaucoma de ângulo aberto é geralmente assintomático até que ocorra dano, enquanto o glaucoma de ângulo fechado pode causar alguns sintomas leves antes que ocorra um ataque.
  • Os distúrbios visuais devido ao glaucoma de ângulo aberto ocorrem lentamente, enquanto o glaucoma de ângulo fechado pode ocorrer lentamente ou atacar repentinamente (tipo agudo).

Além disso, existe também um tipo de glaucoma que existe desde o nascimento da pessoa e que se acredita ser uma doença genética, nomeadamente o glaucoma congénito em bebés e crianças. As características e sintomas do glaucoma em bebês e crianças geralmente também apresentam certas diferenças com outros tipos de glaucoma.

Aqui estão os diferentes sinais e sintomas de glaucoma, com base nos tipos.

1. Sintomas de glaucoma de ângulo aberto

O glaucoma de ângulo aberto não apresenta sintomas óbvios e pode se desenvolver lentamente ao longo dos anos. No entanto, os sintomas de glaucoma de ângulo aberto mais comuns são:

  • Manchas pretas no lado do olho
  • A visão parece binóculos

Manchas escuras no lado do olho começará a aparecer como um dos primeiros sintomas do glaucoma de ângulo aberto. Isso indica que os nervos na parte posterior do olho foram danificados aos poucos, começando na borda.

Esses sintomas muitas vezes não são percebidos pelo dono do corpo até que sua aparência seja realmente grave em uma data posterior. Quando estiver em um estágio avançado, então sua visão parecerá com binóculos, ou chamado visão de túnel .

Visão de túnel

(fonte: theophthalmologist.com)

2. Sintomas de glaucoma de ângulo fechado

Alguns dos sintomas do glaucoma de ângulo fechado que ocorrem no início da progressão da doença são visão turva círculos brancos deslumbrantes visão, tontura ou dor leve nos olhos.

Quando esses sintomas ocorrerem, você deve estar imediatamente preparado para consultar um oftalmologista. Porque, então, haverá um ataque de ângulo fechado, que causará os seguintes sintomas:

  • dor forte no olho ou na testa
  • olho vermelho
  • visão diminuída ou visão turva
  • veja um arco-íris ou halo
  • dor de cabeça
  • nausea e vomito

Se ocorrerem os sintomas deste ataque, você deve consultar um médico imediatamente para tratamento posterior.

3. Sintomas de glaucoma congênito

O glaucoma congênito ou pediátrico é uma condição rara encontrada em bebês e crianças. Normalmente, essa condição é detectada no primeiro ano de idade da criança.

Semelhante ao glaucoma em geral, essa condição também ocorre devido ao desenvolvimento do sistema de drenagem (remoção de fluidos) no olho que não é perfeito, resultando em alta pressão no olho.

Como pai, você pode estar ciente dos sinais e sintomas do glaucoma congênito em seu filho, como:

  • tamanho do olho que excede as condições normais
  • olhos lacrimejantes com mais frequência
  • parece turvo nos olhos
  • olhos são mais sensíveis à luz

Que tipos de testes são feitos para detectar o glaucoma?

Se começou a sentir os sinais e sintomas acima, dirija-se imediatamente à clínica ou hospital mais próximo. O médico fará exames adicionais para determinar se os sintomas que você está experimentando são glaucoma.

Em primeiro lugar, o médico irá perguntar-lhe sobre a sua história clínica e, primeiro, fará um exame aos seus olhos. Depois disso, você será solicitado a se submeter a testes oculares adicionais, como:

  • Gonioscopia, para verificar a condição do ângulo de drenagem do olho
  • Tonometria, para medir a pressão em seus olhos
  • Exame do campo visual, para descobrir qual parte do olho começa a apresentar visão reduzida
  • Exame da espessura da córnea do olho

Além de diagnosticar se você tem glaucoma ou não, os resultados do exame também podem determinar que tipo de tratamento de glaucoma é apropriado para sua condição. Dependendo dos resultados do exame, o médico pode prescrever colírios, medicamentos orais ou recomendar procedimentos de laser e cirurgia ocular.