Tâmaras, fruto do profeta que traz uma miríade de benefícios para a saúde

A maioria dos indonésios provavelmente já está familiarizada com as datas. Esta fruta doce legítima é muito procurada, especialmente durante o mês de jejum. Então, você sabe o que é bom dessa fruta da Península Arábica? Continue lendo para descobrir os vários benefícios das datas para a saúde.

Teor nutricional de datas

As tâmaras são um tipo de fruta que pode crescer em qualquer época do ano. Mas, geralmente, essa fruta é freqüentemente colhida no outono ou início do inverno em seu país de origem. O motivo é que, no inverno, essa fruta está em seu estado mais fresco.

O fruto, também conhecido como fruto do profeta, é, na verdade, rico em nutrientes benéficos. Em geral, o principal conteúdo dessa fruta são carboidratos simples (principalmente açúcares, como sacarose e frutose). Quase 70% das datas consistem em carboidratos. As datas também contêm várias outras fontes de nutrientes, como:

  • 7 gramas de fibra
  • 2 gramas de proteína
  • 20% da necessidade diária de potássio
  • 14% de necessidade diária de magnésio
  • Exigência de 18% de cobre
  • Requisito de 15% de manganês
  • 5% de necessidade diária de ferro
  • 12% da necessidade diária de vitamina B6

Não apenas isso. As tâmaras também são ricas em cálcio, ferro, vitamina K, folato e antioxidantes como carotenos, fenólicos, avanoides e antocianinas.

Distingue-se pelo grau de maturidade, o conteúdo nutricional desta fruta pode variar entre si. Por exemplo, as tâmaras frescas contêm menos calorias e açúcar do que as tâmaras secas. Por 100 gramas de tâmaras secas contêm 284 calorias e 76 gramas de carboidratos.

Com a mesma quantidade, a fruta fresca contém apenas cerca de 142 calorias e 37 gramas de carboidratos. Por outro lado, as tâmaras frescas contêm significativamente mais água, fibras e proteínas do que a versão desidratada.

Os tipos mais comuns de datas

Na verdade, existem milhares de variedades de datas neste mundo. Mas, em geral, eles são agrupados em três categorias principais: moles, semi-moles e secos. A diferença nesta categoria é baseada no tempo de colheita na árvore. As datas geralmente levam cerca de 7 meses para crescer a partir do momento em que os brotos aparecem pela primeira vez até que estejam totalmente maduros.

Bem, as datas marrons enrugadas que você viu durante o Ramadã são as versões secas. Chamado de seco não porque é intencionalmente seco ao sol como outras frutas secas.

As tâmaras estão realmente maduras e prontas para serem colhidas, mas tendem a ser deixadas na árvore para a última colheita para que contenham menos água. Enquanto isso, os moles e semimoles são geralmente colhidos quando chega a hora e, em seguida, imediatamente separados e embalados.

Para ser claro, aqui estão alguns dos tipos de datas mais famosos do mundo:

1. Barhi

As datas Barhi (Barhee) são de tamanho médio, com pele fina e polpa macia e tenra.

Diz-se que a barhee perfeitamente madura tem a textura e o sabor do creme de caramelo. Esta fruta pode ser comida até meio madura. A textura e o sabor são semelhantes aos das maçãs, crocante e ligeiramente azedo.

Barhi é um tipo macio que geralmente é comido fresco. Raramente comercializado em estado seco e enrugado.

2. Deglet Noor

Deglet noor é um excelente exemplo da categoria semi-soft.

O Deglet Nour original da Tunísia tem uma textura de pele macia e lisa e polpa em borracha, com uma cor amarelo dourado que é quase transparente. O sabor é suave como o mel. Sua singularidade faz com que essas datas também sejam comumente chamadas de "Datas reais" e "Rainha de todas as datas".

3. Halawy

Halawy significa "doce". O fruto é de tamanho pequeno a médio, com casca marrom-dourada clara. A polpa é espessa e macia, com sabor adocicado de caramelo e polpa macia. Mais delicioso comido logo após a colheita.

Halawy é uma variedade semimole porque geralmente é colhida no meio da temporada. É por isso que sua pele parece um pouco enrugada.

4. Khadrawy

O tipo Khadrawy é semelhante ao Halawy, mas é um tipo suave. O sabor da fruta não é muito doce, mas macio e rico. Essas tâmaras costumam ser colhidas no meio da temporada.

O sabor e a textura das tâmaras Khadrawy são considerados melhores quando frescos. A vida útil também não é duradoura. Portanto, para provar o sabor e a textura do Khadrawy em seu melhor estado, ele deve ser consumido imediatamente após a colheita.

5. Medjool

O nome Medjool é provavelmente o mais familiar aos nossos ouvidos. Outro nome para Medjool é datas Cadillac. A cor dessa fruta tende a ser marrom avermelhada quando madura e seca.

O fruto é o maior e a polpa é mais espessa que as demais. Mas mesmo sendo grossa, a textura da carne é macia, macia como um travesseiro e um pouco fibrosa quando mordida. O sabor também é legítimo, não muito doce.

6. Thory

As datas de Thoory são da Argélia. Thoory é um tipo de tâmara seca que apresenta uma textura de pele firme com polpa em borracha.

As tâmaras Thoory também são frequentemente chamadas de “tâmaras de pão” devido à sua textura em borracha e semelhante a um bolo. O sabor desta fruta seca não é muito doce, mas tende a ser legítimo e saboroso como nozes.

7. Zahidi

Zahidi vem do Irã que é um tipo suave. Esta fruta também é conhecida como "Datas nobres".

Características, este fruto apresenta sementes grandes e polpa fibrosa e crocante. Zahidi também é conhecido como “Butter Tates” devido à sua cor clara e sabor suave.

Zahidi tem um sabor doce e legítimo, como manteiga de amendoim, às vezes com um aroma ligeiramente ácido que lembra damasco.

Esse tipo de fruta é frequentemente usado em misturas para bolos, doces e até mesmo para ser processado em açúcar adoçante.

Vários benefícios das datas para a saúde

Essa fruta de sabor adocicado acaba salvando muitos benefícios para você. Alguns dos benefícios de saúde das datas incluem:

1. Manter a saúde digestiva

Esta fruta é uma boa fonte de fibra alimentar. Dependendo da variedade e do estágio de maturação, cerca de 6,4% a 11,5% das tâmaras consistem principalmente em fibra insolúvel.

Os alimentos ricos em fibras insolúveis podem ajudar a solidificar as fezes e ajudar na digestão. Em outras palavras, comer alimentos ricos em fibras todos os dias (cerca de 25-30 gramas / dia) pode evitar diarreia e problemas de prisão de ventre.

Por outro lado, o alto conteúdo fenólico dessa fruta ajuda a limpar o intestino, reduzindo potencialmente o risco de câncer de cólon.

Além disso, as tâmaras podem ser uma escolha natural na manutenção da mucosa gástrica durante o jejum. As tâmaras têm propriedades antiinflamatórias e protetoras, mantendo assim o estômago saudável durante o Ramadã.

Se você está cansado de comer tâmaras, também pode experimentar outras variações de tâmaras processadas. Por exemplo, na forma de bebidas que não contenham corantes artificiais, adoçantes e conservantes.

Você também pode tentar um programa saudável de 12 dias consumindo extrato de tâmara ao amanhecer ou iftar para sentir os benefícios ideais para a saúde digestiva durante o jejum.

2. Previna o risco de diabetes

Embora tenha um gosto doce, comer essa fruta não aumenta necessariamente o risco de desenvolver diabetes.

Na verdade, o conteúdo de fibra dessa fruta do profeta o ajudará a reduzir o risco de diabetes. A fibra insolúvel é digerida mais lentamente no estômago, o que ajuda o corpo a controlar melhor os níveis de açúcar no sangue.

Pesquisa publicada no Nutrition Journal em 2011 também mostrou que essa fruta tem baixo índice glicêmico. Esta fruta árabe não aumenta imediatamente os níveis de açúcar no sangue depois de comer.

3. Melhorar a saúde óssea

Esta fruta contém selênio, manganês, cobre e magnésio, que são necessários para manter os ossos saudáveis. Todos esses nutrientes foram estudados quanto ao seu potencial na prevenção da osteoporose.

4. Previna a anemia

Pele pálida e facilmente cansada são os dois principais sintomas da deficiência de ferro, também conhecida como anemia. Felizmente, essa fruta do profeta contém alto teor de ferro, por isso é boa para ser usada como fonte de alimento para prevenir a anemia.

5. Melhora a saúde do coração

As tâmaras contêm muitas vitaminas e minerais que são úteis para melhorar a saúde do coração.

Magnésio e potássio, por exemplo. Ambos podem ajudar a reduzir a pressão arterial para um nível mais saudável. Além disso, o conteúdo de fibra desta fruta profeta também é útil para reduzir os níveis de colesterol ruim no corpo.

Essa fruta também contém ácido fenólico antioxidante, conhecido por suas propriedades antiinflamatórias. Acredita-se que o ácido fenólico ajude a diminuir o risco de desenvolver hipertensão, doenças cardíacas e derrame.

Os especialistas recomendam comer essa fruta pelo menos duas vezes por semana para manter a saúde do coração.

6. Lute contra os radicais livres

Essa fruta é rica em antioxidantes que podem reduzir os efeitos dos radicais livres no corpo. Os antioxidantes atuam para proteger as células e os tecidos do corpo do estresse e da inflamação crônica que desencadeia vários riscos de doenças.

Flavonóides, carotenóides e ácidos fenólicos são alguns tipos de antioxidantes que podem ajudar a reduzir o risco de alguns tipos de câncer. Os carotenóides também podem reduzir o risco de doenças oculares relacionadas ao envelhecimento, como degeneração macular.

7. Manter a saúde do cérebro

Um estudo de 2016 da Neural Degeneration Research descobriu que esta fruta tem o potencial de inibir a produção de uma proteína inflamatória chamada interleucina 6 (IL-6) no cérebro. Altos níveis de IL-6 no cérebro são frequentemente associados ao risco de doenças neurodegenerativas, como o mal de Alzheimer.

Além disso, estudos em animais mostraram que essa fruta também é benéfica na redução da atividade da proteína beta amilóide, que pode formar placas no cérebro.

Quando as placas se acumulam no cérebro, podem interferir na comunicação entre as células cerebrais, o que pode levar à morte das células cerebrais. A morte de células cerebrais é uma das causas da doença de Alzheimer e da demência.

Outros estudos em ratos também comprovam a bondade dessa fruta em aguçar a memória. Além de apresentar melhor aprendizado e retenção de memória, os ratos alimentados com tâmaras também se comportaram com mais calma.

Os benefícios das datas para a saúde do cérebro ainda estão relacionados aos antioxidantes flavonóides para reduzir a inflamação no cérebro. No entanto, mais pesquisas ainda são necessárias para determinar o papel potencial desta fruta árabe para a saúde do cérebro humano.

8. Ajuda você a perder peso

Por 100 gramas de tâmaras secas contêm 284 calorias e 76 gramas de carboidratos. Isso torna as tâmaras um alimento de alto teor calórico. Mas, por outro lado, essa fruta também é rica em fibras e proteínas insolúveis.

O maior teor desses dois tipos de nutrientes insolúveis ajuda você a se sentir saciado por mais tempo. É por isso que você pode marcar as datas como um lanche de frutas durante sua dieta diária.

Mas lembre-se, não se empolgue comendo muito. É bom que você continue a ter uma dieta saudável e se exercite regularmente para que seus esforços para perder peso sejam bem-sucedidos e sem maiores problemas.

9. Ajudar a atender às necessidades de fluidos

Talvez você esteja se perguntando por que as datas são as favoritas para quebrar o jejum.

Esta fruta é rica em açúcar, por isso pode ajudar a aumentar o açúcar no sangue, que caiu após 7 a 8 horas sem comer. No entanto, essa fruta também contém muita água para ajudar a restaurar os fluidos corporais perdidos ao longo do dia.

Você pode obter esses benefícios principalmente ao comer frutas jovens e frescas, de cor verde ou amarela. Frutas maduras geralmente não contêm tanta água.

10. Lançar mão de obra

Acredita-se que comer a fruta do profeta acelera as contrações e facilita o parto naturalmente, sem indução. Recomenda-se que mulheres grávidas comam este fruto do profeta no final da gravidez ou no terceiro trimestre.

Existem várias revistas que concordam com essa teoria. Um deles é um estudo publicado no Journal of Obstetrics and Gynecology. O estudo relatou que mulheres que comeram seis datas por dia durante 4 semanas consecutivas antes de seu HPL experimentaram uma abertura vaginal mais ampla.

Além disso, o tempo para o parto de mulheres grávidas que comem diligentemente o fruto do profeta é relatado ser 7 horas mais rápido do que aquelas que não comem. Sabe-se que aqueles que não comem têm contrações mais prolongadas e dolorosas.

Alguns pesquisadores dizem que esta fruta profeta contém certas substâncias ativas que podem desencadear a produção do hormônio oxitocina mais. O hormônio oxitocina pode aumentar a sensibilidade do útero e iniciar as contrações.

Além disso, uma pesquisa do Iranian Journal of Nursing and Midwifery Research diz que esta fruta árabe contém taninos que são úteis para o início de contrações indolores.

Alguns especialistas também aconselham as mulheres grávidas a comerem essa fruta para obter uma ingestão adicional de energia. As tâmaras são ricas em açúcares naturais e calorias para um aumento de energia durante o laborioso processo de parto.

No entanto, os benefícios das datas para o benefício das mulheres grávidas ainda requerem mais pesquisas. Você ainda deve consultar seu médico primeiro para descobrir quais alimentos você pode consumir durante a preparação para o parto.

Então, é verdade que o mito de que encontros jovens fazem você engravidar rapidamente?

Muitos acreditam que encontros jovens podem aumentar a fertilidade de uma mulher para engravidar rapidamente. Infelizmente, até agora não há nenhuma pesquisa médica válida que tenha conseguido provar as reivindicações dos benefícios de namoradas jovens para um programa de gravidez bem-sucedido.

No entanto, em uma porção de 100 gramas de fruta jovem, ela ainda contém uma boa nutrição e é necessária para o corpo se preparar para a gravidez. Entre outros, como 1,8 gramas de proteína, 1 grama de gordura, 37 gramas de carboidratos e 3,5 gramas de fibra. As tâmaras também são ricas em folato e ferro, importantes para o desenvolvimento do cérebro e da medula espinhal do bebê.