Reconhecer a diferença entre tumores e câncer (tumores malignos)

O termo tumor benigno, tumor maligno ou câncer certamente é familiar aos seus ouvidos. Muitos pensam que o tumor é câncer ou vice-versa. Na verdade, nem todos os tumores são câncer. Essa falácia surge porque a maioria das pessoas não sabe qual é a diferença entre um tumor e um câncer. Então, qual é a diferença entre câncer e tumores? Venha, aprenda mais sobre as diferenças abaixo.

Por que muitos pensam que tumores e câncer são iguais?

Antes de reconhecer a diferença entre tumores e câncer, é necessário saber por que muitos pensam que câncer e tumores são a mesma condição.

Por definição, um tumor, conhecido clinicamente como neoplasia, é um crescimento de tecido devido a células anormais. Enquanto isso, o câncer é uma doença que ocorre quando certas células do corpo se tornam anormais, as células são capazes de se dividir sem controle e se espalhar para os tecidos circundantes.

Há uma razão pela qual muitas pessoas pensam que câncer e tumores são iguais. Tumores e câncer têm semelhanças, que causam caroços de vários tamanhos e formas.

Os tumores que são basicamente tecido em crescimento podem causar caroços. Da mesma forma, caroços de câncer são formados devido a células que estão se dividindo muito ativamente, causando acúmulo.

Além disso, pode voltar se o tratamento não for realizado completamente até que as células anormais sejam completamente removidas do corpo. Embora tenham semelhanças, tumores e câncer não são os mesmos.

Então, qual é a diferença entre tumor e câncer?

A diferença entre tumores e câncer que precisa ser enfatizada é que o câncer pode causar tumores, mas os tumores que aparecem não levam necessariamente ao câncer.

Observe que os tumores podem ser benignos e malignos. Relatado no site da Johns Hopkins Medicine, os tumores benignos são tumores não cancerosos (tumores benignos) que geralmente não são fatais.

Esse tipo de tumor não se espalha para outros tecidos e fica apenas em uma parte do corpo. Na maioria dos casos, os tumores benignos são encontrados no osso (osteocondroma) ou no tecido conjuntivo (displasia fibrosa).

Já um tumor maligno (tumor maligno) é um tipo de tumor que é formado a partir de células cancerosas. Os tumores malignos são o que você pode chamar de câncer.

Este tumor maligno pode se espalhar rapidamente e danificar o tecido circundante, até mesmo para qualquer parte do corpo (metástase).

Portanto, algumas pessoas podem ter mais de um câncer em diferentes áreas, por exemplo, começando com o câncer de mama, que então forma câncer nos pulmões. Esta condição também é conhecida como câncer secundário.

A causa dos tumores malignos pode se espalhar para esta área não é conhecida com certeza. No entanto, especialistas em saúde argumentam que isso tem a ver com fatores genéticos, estilo de vida e a possível disseminação de células cancerosas pelo sistema linfático.

A diferença entre tumor e câncer também pode ser vista a partir da localização da recorrência da doença. Os tumores benignos podem reaparecer e aparecer na mesma área. Enquanto isso, o câncer pode reaparecer em qualquer parte do corpo.

Tumor e câncer, precisam de tratamento médico

O câncer ou tumores malignos são apontados como a segunda doença mais comum que pode causar a morte. Mesmo assim, você não deve subestimar um tumor benigno que cresce. O motivo é que alguns tumores benignos também podem ser fatais se estiverem em certas partes do corpo, como tumores cerebrais que podem destruir estruturas cerebrais lentamente.

O site Yale Medicine, também menciona que os tumores benignos podem mudar para câncer ou também conhecidos como tumores pré-cancerosos (pré-malignos). Isso ocorre porque a anormalidade no DNA das células está aumentando, permitindo que o sistema de comando da célula se divida se torne problemático.

É por isso que uma pessoa que mostra sinais de crescimento de tumor precisa se submeter a exames e tratamento, assim como o câncer.

Antes do tratamento prescrito, o médico provavelmente examinará sua condição física, histórico médico pessoal e familiar e solicitará que você faça uma biópsia. Por meio desse teste, o médico pode descobrir se o caroço que você tem é câncer ou um tumor benigno.

A diferença entre tumores e câncer é o tratamento que deve ser seguido. Os tumores são geralmente removidos por procedimentos cirúrgicos ou ablação (remoção do tumor com energia fria ou quente).

Se o tumor estiver em um local de difícil acesso, seu médico pode recomendar a embolização, que interrompe o fluxo sanguíneo para o tumor de modo que o tumor encolhe lentamente e morre.

Enquanto o tratamento do câncer será muito mais complexo. Além da remoção cirúrgica de tumores malignos ou embolização, os pacientes também podem ser submetidos a quimioterapia, radioterapia, imunoterapia ou terapia hormonal.