Antes de se desenvolver mais grave, geralmente o câncer cervical apresenta os primeiros sintomas. Você não deve ignorar o aparecimento dos primeiros sintomas do câncer cervical para que a detecção precoce possa ser feita. De uma série de sintomas iniciais, o corrimento vaginal anormal é um dos sinais. Quais são as características do corrimento vaginal que indicam câncer do colo do útero?
O corrimento vaginal excessivo é uma característica do câncer cervical?
Basicamente, a quantidade de corrimento vaginal varia de pessoa para pessoa. Alguns são muito, outros são pouco. Ou seja, se você tiver muito corrimento vaginal, não necessariamente indica que você tem câncer de colo do útero. Especialmente se você tiver muito corrimento vaginal todos os dias.
Embora seja uma coisa natural, muitas mulheres se perguntam se o corrimento vaginal que experimentam ainda é considerado normal ou devem ser cautelosas porque é uma das características de certas condições, como os sintomas do câncer cervical.
Geralmente, a vagina produz fluido regularmente como um sinal de que os órgãos reprodutivos estão funcionando corretamente.
Periodicamente, a vagina secreta esse fluido natural para limpar a área de "seu corpo". Além de funcionar para hidratar, o corrimento vaginal normal também atua como um lubrificante e mantém a saúde vaginal.
Assim, espera-se que essa área feminina fique protegida de vírus, bactérias e irritações. No entanto, você deve estar alerta se o corrimento vaginal que você apresentar começar a mostrar sinais anormais.
O sinal também é bastante fácil. Para distinguir se o corrimento vaginal que você está sentindo é normal ou não, você pode observar a cor, a consistência, o volume e o odor que aparecem. Existe alguma diferença que aparece com o corrimento vaginal normal.
Também preste atenção a outros sintomas que você pode sentir, antes ou depois da alta. Corrimento vaginal anormal pode ser um sinal de câncer cervical. No entanto, isso não significa que você definitivamente terá câncer cervical se o fluido vaginal que sai não for normal.
Várias características do corrimento vaginal devido ao câncer cervical
Conforme relatado pela página da Mayo Clinic, a maioria das secreções vaginais anormais é geralmente causada por infecção (como uma infecção fúngica ou bacteriana) e não é infecciosa. As causas de corrimento vaginal não infeccioso geralmente estão relacionadas à presença de corpos estranhos ou outras doenças, como câncer cervical.
Quanto antes o corrimento vaginal for um sinal de câncer cervical ser reconhecido, mais cedo a detecção precoce poderá ser feita para aumentar as chances de cura. Aqui estão algumas características do corrimento vaginal devido ao câncer cervical.
1. Corrimento vaginal acastanhado
Uma das características do corrimento vaginal devido ao câncer cervical é o corrimento vaginal marrom. Conforme explicado anteriormente, o corrimento vaginal será considerado normal se for incolor ou transparente, ou pelo menos branco leitoso.
No entanto, ao contrário do normal, o sinal de corrimento vaginal devido ao câncer cervical é, na verdade, da cor marrom. O corrimento vaginal anormal é causado pelo crescimento de tecido fibróide, bem como de outros tecidos anormais no sistema reprodutor.
Nesse caso, o tecido anormal cresce e se desenvolve no colo do útero, desencadeando a produção de um corrimento vaginal marrom.
2. Corrimento vaginal com sangue
Com o tempo, a secreção marrom pode se tornar mais grave e produzir sangue. Normalmente, uma cor vermelha clara aparecerá com o corrimento vaginal, mas isso é diferente do sangue menstrual.
O motivo é que o sangue que sai com esse corrimento vaginal geralmente aparece depois da menopausa ou entre os períodos menstruais.
O corrimento vaginal acompanhado de sangue devido ao câncer cervical aparece devido a um pedaço de tecido denominado necrótico no colo do útero.
A peça então sai com fluido do tumor em crescimento no colo do útero.
3. Odor vaginal
Além de ter uma aparência que parece anormal, as características do corrimento vaginal devido ao câncer cervical costumam ser acompanhadas por um odor desagradável.
O cheiro que você sente não é o cheiro esbranquiçado típico em geral, mas um cheiro desagradável que é bastante pungente. A ocorrência desta condição pode ser devido às células do colo do útero ou do colo do útero não receberem oxigênio suficiente.
Como resultado, essas células podem não ser capazes de sobreviver e, eventualmente, morrer e infectar tumores. Essa infecção causa um odor fétido e desagradável.
4. A quantidade de corrimento vaginal aumenta
Como mencionado anteriormente, cada pessoa apresenta uma quantidade diferente de corrimento vaginal. O corrimento vaginal anormal em si é determinado por várias coisas, como o ciclo menstrual, amamentação, gravidez, ser sexualmente estimulado.
No entanto, é importante observar quando a quantidade de corrimento vaginal tende a ser maior e diferente do normal. Isso pode indicar que você está tendo corrimento vaginal anormal, o que é um sinal de câncer cervical.
Principalmente se o aumento da quantidade de corrimento vaginal for acompanhado de outros sinais de câncer do colo do útero mencionados acima.
Quando você deve ir ao médico se tiver corrimento vaginal com câncer do colo do útero?
Na verdade, quaisquer alterações que ocorram no sistema reprodutor feminino também podem afetar a produção de fluido natural pela vagina, também conhecido como corrimento vaginal.
A começar pelo desequilíbrio no número de bactérias na vagina, bem como pelo desenvolvimento de células anormais nos órgãos femininos, um dos quais é o colo do útero.
Você não deve demorar para consultar um médico imediatamente, se tiver as características de corrimento vaginal anormal acima, o que pode ser um sintoma de câncer cervical.
Normalmente, o médico verifica primeiro o seu estado de saúde e também lhe pergunta algumas coisas relacionadas com o corrimento vaginal que está a sentir.
Algumas perguntas podem incluir quando o corrimento vaginal anormal que pode ser uma característica do câncer cervical começou a aparecer, qual o seu cheiro, cor e talvez espessura.
Além de descobrir a causa do corrimento vaginal anormal que pode ser uma característica do câncer do colo do útero, o exame também visa determinar a possibilidade do desenvolvimento de células cancerígenas do colo do útero.
Se for considerado que causa câncer cervical, o médico pode realizar um teste de Papanicolaou, exame IVA e outras formas de detecção de câncer cervical.
Os resultados desses exames ajudarão mais tarde a mostrar se há realmente um crescimento de células cancerosas no colo do útero. Assim, o médico pode determinar exames ou tratamentos adicionais para o câncer do colo do útero para tratar essa condição o mais cedo possível.
Além disso, o médico certamente irá aconselhá-la a adotar um estilo de vida saudável, começando por manter uma alimentação saudável e evitar alimentos que podem causar o câncer de colo do útero.