Conhecendo o Mosquito Anopheles causa malária |

A malária é uma doença infecciosa que você não deve tomar levianamente. Doenças causadas por picadas de mosquitos podem ser fatais se não tratadas adequadamente. Bem, você sabia que o formato do mosquito causador da malária não é igual ao de um mosquito comum? Quais são as características do mosquito da malária? Então, como é a transmissão do parasita causador da malária pelas picadas dos mosquitos? Confira a revisão completa abaixo.

As características do mosquito da malária que você precisa saber

A malária é uma doença infecciosa parasitária transmitida por picadas de mosquitos. No entanto, apenas certos tipos de mosquitos podem transportar o parasita e transmitir esta doença aos humanos, nomeadamente os mosquitos Anopheles.

Mosquito Anopheles foi encontrado em muitas partes do mundo, especialmente em países com climas tropicais. De acordo com o site do CDC, de até 430 espécies de mosquitos Anopheles, apenas 30-40 podem transmitir a malária.

É importante saber que os mosquitos Anopheles os machos não podem transmitir a doença aos humanos. Então, apenas picadas de mosquito Anopheles mulheres que podem causar malária.

Aqui estão as características dos mosquitos Anopheles causas da malária:

1. Cor e forma do mosquito Anopheles

Como a maioria dos mosquitos, Anopheles tem um formato de corpo longo e é dividido em 3 partes, a saber, cabeça, tórax (tórax) e abdômen. Quando pousa na pele humana, a posição do mosquito Anopheles geralmente inclinado cerca de 45 graus, em contraste com a maioria dos mosquitos. Mosquito Anopheles Também é geralmente de cor amarelada.

2. Tempo de mordida

Mosquito Anopheles geralmente entram em casa entre 17h e 21h30, bem como pela manhã. A hora de picar começa ao anoitecer, e o mosquito é o mais ativo Anopheles em humanos, a mordida ocorre entre a meia-noite e o início da manhã.

3. Um terreno fértil para os mosquitos Anopheles

Mosquito Anopheles A causa da malária é a água limpa que não foi exposta à poluição. Portanto, a reprodução do mosquito é mais comumente encontrada em águas abertas com vegetação ou plantas, como campos de arroz, pântanos, florestas de mangue, rios e poças de água da chuva.

Quando você vê uma poça d'água com larvas de mosquito flutuando na posição horizontal ou seguindo a superfície da água, pode-se presumir que se trata de larvas de mosquito. Anopheles.

A diferença entre os mosquitos que causam a malária e a dengue (DHF)

Certamente estamos familiarizados com outras doenças infecciosas causadas por picadas de mosquitos, nomeadamente a dengue ou a dengue. Então, os mosquitos transmissores da malária e da dengue são o mesmo mosquito?

A resposta é não. Ambas as doenças são causadas pelas picadas de dois tipos diferentes de mosquitos. Se a malária for transmitida por picadas de mosquito AnophelesO vírus que causa a dengue é transmitido por mosquitos Aedes aegypti ou Aedes albopictus.

Esses dois tipos de mosquitos têm aparências físicas diferentes e são fáceis de identificar. Quando o mosquito Anopheles O causador da malária tem corpo amarelado, o mosquito Aedes que causa a dengue hemorrágica tem corpo preto e listras brancas.

Larvas e ovos de mosquito Aedes aegypti também mais comumente encontrada em reservatórios de água artificiais, como banheiras ou jarros. Enquanto isso, os mosquitos Anopheles mais freqüentemente reproduzem em águas abertas naturais.

O parasita que causa a malária transmitido por mosquitos Anopheles

Depois de conhecer as características dos mosquitos Anopheles, você também precisa saber quais parasitas causam a malária. Sim, a malária pode ser causada por vários parasitas que os mosquitos podem transmitir Anopheles.

Aqui está a explicação:

1. Plasmodium falciparum

Infecção por parasitas P. falciparum é a malária mais perigosa. Estima-se que quase 98% dos casos de malária sejam causados ​​pela infecção por esse tipo de parasita.

Quando a infecção P. falciparum Se não for tratado imediatamente com um bom tratamento contra a malária em 24 horas, é muito provável que o paciente tenha complicações mais graves e até mesmo possa causar danos a certos órgãos do corpo.

2. Plasmodium vivax

Infecção P. vivax considerado mais difícil de tratar quando comparado à infecção P. falciparum. Isso se deve às diferenças nas características do parasita.

P. vivax tem propriedades de hipnozoíta, que é uma condição na qual o parasita pode "dormir" por várias semanas ou meses após a infecção. Portanto, a maioria dos pacientes não apresenta nenhum sintoma, tornando a doença mais difícil de diagnosticar.

3. Plasmodium ovale

Tipos de infecção causada por parasitas P. ovale apresentam sintomas que tendem a ser mais leves quando comparados aos parasitas Plasmodium de outros. Essa condição também raramente resulta em complicações ou morte.

4. Plasmodium malariae

Semelhante a infecção P. ovale, tipo parasita P. malariae classificado como um tipo de malária leve. No entanto, em casos raros, essa condição também pode ser fatal, como ocorre em infecções P. falciparum e P. vivax.

5. Plasmodium knowlesi

Parasita P. knowlesi conhecida como a quinta causa da malária. Este parasita tem uma forma que é bastante difícil de distinguir de P. malariae quando visto com um microscópio. Por outro lado, P. knowlesi requer o menor tempo de desenvolvimento em comparação com Plasmodium outros tipos.

Como o parasita causador da malária é transmitido pelos mosquitos?

Como mencionado anteriormente, apenas os mosquitos Anopheles mulheres que podem transmitir a malária aos humanos. O mosquito também deve estar infectado com o parasita do sangue previamente sugado.

Quando os mosquitos Anopheles sugando sangue de quem sofre de malária, parasitas Plasmodium será levado pelo mosquito. Cerca de 1 semana depois, quando o mosquito suga o sangue de outro ser humano, o parasita se mistura com a saliva do mosquito e entra no corpo humano que está sendo picado.

Depois disso, geralmente os sintomas da malária aparecem 10 dias ou 4 semanas depois que uma pessoa é picada por um mosquito pela primeira vez Anopheles.

O parasita da malária também é encontrado nas células vermelhas do sangue humano. Por isso, além dos mosquitos, a doença também pode ser transmitida por transfusões de sangue, transplantes de órgãos ou uso de seringas contaminadas com sangue de portadores de malária.

Fatores de risco da malária

Todo mundo pode pegar malária. No entanto, existem algumas pessoas que apresentam maior risco de desenvolver esta doença. As pessoas geralmente contraem malária quando vivem ou viajam para lugares com muitos casos de malária.

O país com o maior número de casos de malária é a África do Sul. Na própria Indonésia, a malária ainda é comumente encontrada nas províncias de Papua e Papua Ocidental.

A seguir estão os fatores que aumentam o risco de uma pessoa de contrair malária:

  • Morar ou viajar para países com altos casos de malária
  • Têm um sistema imunológico fraco, como crianças, mulheres grávidas ou pessoas com doenças auto-imunes
  • Morar em uma área remota com instalações de saúde mínimas

A malária pode ser transmitida entre humanos?

A malária só pode ser transmitida por picadas de mosquito ou exposição a sangue contaminado com o parasita. Esta doença não pode ser transmitida de uma pessoa para outra, como a gripe ou o resfriado comum. Portanto, você não vai pegar malária apenas por ter contato físico com uma pessoa infectada.

A única forma de transmissão entre humanos é através do processo de nascimento. Mulheres grávidas infectadas com parasitas Plasmodium podem transmitir a doença a seus bebês antes ou depois do parto. Esta condição é conhecida como malária congênita.

Se você já entende as características dos mosquitos Anopheles causa da malária, você também precisa entender como prevenir sua picada. Algumas etapas que você pode seguir para prevenir a malária são:

  • Use roupas fechadas, principalmente à tarde e à noite
  • Usando repelente de mosquitos
  • Obtenha medicamentos de prevenção da malária se for para uma área com muitos casos de malária
  • Manter o sistema imunológico comendo alimentos saudáveis ​​e consumindo vitaminas suficientes
Lutem contra o COVID-19 juntos!

Siga as últimas informações e histórias dos guerreiros COVID-19 ao nosso redor. Junte-se à comunidade agora!

‌ ‌