A alça de Henle é uma parte importante da anatomia do rim. Esta parte do órgão renal geralmente funciona para reabsorver ou reabsorver nutrientes da urina.
Qual é o loop de Henle?
A alça de Henle é o túbulo em forma de U (tubo) que conduz a urina nos néfrons dos rins. O néfron é uma das principais partes do rim que tem a função de filtrar o sangue.
Os rins são órgãos do sistema excretor para se livrar dos resíduos metabólicos (nutrientes do processo dos alimentos no corpo) através da urina. A principal função dos rins é filtrar resíduos e fluidos do corpo.
Além disso, os rins também reabsorvem nutrientes de que o corpo ainda precisa. O rim é composto por cerca de um milhão de néfrons ou unidades de filtragem complexas.
Uma das partes importantes do rim é a alça de Henle. Esta seção é encontrada na medula (tecido liso) do rim junto com as pirâmides renais, que são outras pequenas estruturas que contêm néfrons e túbulos.
O canal que desce e depois sobe pode ser dividido em três partes que têm suas respectivas funções, a saber:
- ramo descendente fino ( galho descendente delgado ),
- ramo ascendente fino ( membro ascendente magro ), e
- ramo ascendente espesso ( membro ascendente grosso ).
Conheça a função do loop de Henle
Em geral, a função da alça de Henle é reabsorver ou reabsorver água e cloreto de sódio da urina. Na ilustração acima, esta seção foi escrita com o termo Loop de Henle.
Esse processo é útil para economizar o gasto de água do corpo, bem como para produzir urina que é mais concentrada para substâncias residuais metabólicas.
Cada parte do rim realizará seu próprio processo e função da seguinte maneira.
1. Ramo descendente fino
O processo na alça de Henle ocorre depois que um pequeno tubo renal denominado túbulo contorcido proximal reabsorve substâncias úteis e as drena para o fino ramo descendente (Fig. galho descendente delgado ).
Esses finos ramos descendentes são muito permeáveis ou absorvem facilmente a água. Isso fará com que os níveis de uréia e sódio na urina fiquem mais concentrados.
Além disso, esta seção ainda absorve ureia, sódio e outros íons de que o corpo necessita em quantidades muito baixas.
2. Ramo ascendente fino
Diferente da seção anterior, o ramo ascendente delgado ( membro ascendente magro ) da alça de Henle que sobe é não absorvente.
O líquido da urina neste canal possui uma alta concentração de cloreto de sódio. Portanto, a função dessa parte da alça de Henle é reabsorver os íons sódio e cloreto.
3. Ramo ascendente espesso
Ramo ascendente espesso ( membro ascendente grosso ) realizam o processo de reabsorção de sódio em grandes quantidades. Esta seção irá reabsorver sódio se o corpo ainda precisar dele. Caso contrário, o excesso de sódio será excretado na urina.
Depois de passar por todas as partes da alça de Henle, a urina passa pelo estágio final do processo de formação da urina em um pequeno tubo renal denominado túbulo contorcido distal.
Até que no final o líquido da urina irá para o ducto coletor ( duto coletor ), para então passar pelo ureter e ser armazenado na bexiga.
A alça de Henle também tem outras funções, incluindo a regulação do volume de fluido corporal, níveis de potássio, cálcio e magnésio, equilíbrio ácido-base e composição de proteínas na urina.
Distúrbios da alça de Henle
A alça de Henle também está sujeita a certos problemas de saúde. de acordo com Jornal Internacional de Nefrologia e Doenças Renovasculares , Sendo a síndrome de Bartter a mais suscetível de ocorrer nesta parte do órgão renal.
Síndrome de Bartter ou Síndrome de Bartter é um grupo de doenças renais resultantes de mutações genéticas que podem causar um desequilíbrio de potássio, sódio, cloreto e moléculas relacionadas no corpo.
Em alguns casos, a síndrome de Bartter pode ser óbvia antes do nascimento. Esse distúrbio pode causar polidrâmnio ou um aumento no volume de líquido amniótico ao redor do feto.
Alguns dos sintomas comuns da síndrome de Bartter incluem:
- fraqueza muscular,
- cólicas e convulsões,
- fadiga,
- sede excessiva (polidipsia),
- micção frequente (poliúria),
- urinar à noite (noctúria),
- desidratação,
- constipação (constipação),
- febre e
- nausea e vomito.
Essa condição também pode se desenvolver desde a infância até a idade adulta. Na verdade, bebês com síndrome de Bartter também podem apresentar atrasos no desenvolvimento ( atrasos de desenvolvimento ).
Desequilíbrios de potássio, sódio e cloreto semelhantes à síndrome de Bartter também podem ser um efeito colateral do uso de diuréticos de alça, como a furosemida.
Um tipo de medicamento para hipertensão age na alça de Henle removendo sódio, cloreto e potássio pela urina para ajudar a baixar a pressão arterial.
A função da alça de Henle de absorver água e cloreto de sódio da urina pode ser afetada por problemas de saúde e pelo consumo de certos medicamentos.
Se sentir sintomas ou problemas ao urinar, consulte imediatamente um urologista para exames e tratamentos adicionais.