HIV / AIDS é uma doença sexualmente transmissível que pode afetar qualquer pessoa em qualquer idade. Até agora, os esforços para prevenir a transmissão do HIV e AIDS ainda são um dos principais problemas de saúde em todo o mundo. Portanto, também é importante que você saiba como prevenir o HIV e a AIDS de forma eficaz.
Várias maneiras de prevenir o HIV e AIDS que você precisa prestar atenção
Os esforços de prevenção do HIV e AIDS / SIDA não se limitam a proteger-se. Prevenir a propagação da infecção ajudará a proteger sua família e parentes próximos, bem como ajudará a reduzir o risco de propagação de surtos de doenças no ambiente circundante.
1. Esteja ciente de todas as rotas de transmissão
A forma mais importante de prevenção do HIV / AIDS é saber como transmitir o HIV / AIDS.
Infelizmente, existem muitos mitos e teorias sobre a propagação desta doença que estão mal orientados. A atividade sexual de risco, como sexo vaginal, sexo oral ou sexo anal sem preservativo, é a via mais comum de transmissão do HIV / AIDS. No entanto, você pode pegar essa doença por meio de outras coisas das quais nunca havia suspeitado.
O HIV também pode ser transmitido por meio do contato sangue-sangue e do contato direto entre as membranas mucosas e feridas abertas com fluidos corporais, como sangue, leite materno, sêmen ou fluidos vaginais infectados. Por exemplo, as aberturas da boca, nariz, vagina, reto e pênis.
Em essência, a transmissão da doença pelo HIV é causada pela troca de fluidos corporais entre uma pessoa infectada e uma pessoa saudável.
2. Evite o contato direto com fluidos infectados com HIV
Evitar e estar ciente das várias formas de transmissão do HIV pode ser a primeira etapa de prevenção do HIV que deve ser realizada.
Na tentativa de prevenir o HIV e AIDS, você deve evitar o contato com fluidos que incluem:
- Esperma e fluido pré-ejaculatório
- Corrimento vaginal
- Muco retal
- leite materno
- Líquido amniótico, líquido cefalorraquidiano e líquido sinovial (geralmente exposto apenas se você trabalhar na área médica)
No entanto, você nunca pode saber com certeza quem tem HIV, porque não existem estereótipos específicos. Além disso, algumas pessoas nem sabem que foram infectadas pelo HIV.
Para a prevenção do HIV, é melhor evitar tocar no sangue ou fluidos corporais de outras pessoas, se possível.
3. Use profilaxia pré-exposição (PrEP) para prevenir o HIV acidental
PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) é uma combinação de dois medicamentos para o HIV, tenofovir e emtricitabina, vendidos com o nome de Truvada®.
Citado pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, tomar a PrEP é uma forma eficaz de prevenir o HIV / AIDS quando usado de forma consistente.
Normalmente, os dois medicamentos de prevenção do HIV / AIDS são prescritos especificamente para pessoas saudáveis com alto risco de contrair a infecção pelo HIV. Por exemplo, porque você tem um parceiro que foi diagnosticado como HIV / AIDS positivo.
Recomenda-se que tome este medicamento uma vez ao dia como forma de prevenção de um parceiro seropositivo para o VIH. Este medicamento é capaz de protegê-lo ao máximo do HIV, que é transmitido através do sexo anal após 7 dias de uso.
A PrEP também pode proteger ao máximo contra a transmissão do HIV por meio do sexo vaginal e do uso de agulhas após 20 dias de consumo. As drogas de prevenção do HIV são bem toleradas pelo corpo por até cinco anos de uso.
Ao tomar este medicamento para a prevenção do HIV / AIDS, pode ser necessário fazer exames de saúde regulares. Os exames de sangue para o HIV são um deles. Esse exame de sangue é feito para verificar a função renal e também para monitorar sua resposta ao tratamento.
No entanto, os medicamentos de prevenção do HIV são muito caros, então você ainda precisa praticar sexo seguro para manter o risco baixo.
4. Tome medicação para profilaxia pós-exposição (PEP)
A Profilaxia Pós-Exposição ou comumente abreviada como PEP é uma forma de tratamento por meio de medicamentos que pode ser realizada na prevenção do HIV / AIDS.
A prevenção do HIV por meio da PEP costuma ser realizada após a ocorrência de ações que possam causar o HIV. Por exemplo, alguém que trabalha em um serviço de saúde que acidentalmente fica preso em uma agulha com um paciente HIV usado, é vítima de estupro e faz sexo desprotegido com alguém que pode ser HIV positivo ou quando você não tem certeza do status de HIV do seu parceiro .
A prevenção do HIV por meio da PEP é administrar medicamentos antirretrovirais (ARV) por cerca de 28 dias para prevenir ou interromper a exposição ao vírus HIV para que não se torne uma infecção para o resto da vida.
O que deve ser entendido, esta etapa de prevenção do HIV é uma forma de tratamento que só pode ser feita durante uma situação de emergência médica para pessoas que são HIV negativas. Portanto, se você é HIV positivo, não pode prevenir o HIV por meio da PEP.
Quão eficaz é a PEP na prevenção do HIV / AIDS?
A prevenção do HIV / AIDS através da PEP deve ser feita o mais rápido possível após alguém ser acidentalmente exposto ao HIV.
Para ser eficaz, este medicamento deve ser tomado nas 72 horas (3 dias) após a última exposição. No entanto, quanto antes você iniciar essas medidas de prevenção do HIV, melhor porque elas podem reduzir significativamente o risco de contrair o HIV.
Mesmo assim, este medicamento PEP não garante 100% que você está livre da infecção pelo HIV, mesmo que seja tomado de maneira correta e disciplinada. O motivo, há várias coisas que podem torná-lo mais suscetível à infecção pelo HIV.
Você deve primeiro consultar um médico que seja treinado e entenda sobre a prevenção do HIV por meio da PEP. Normalmente, antes de iniciar este tratamento, o médico fará um teste de HIV. Como já explicado, o PEP só pode ser realizado em pessoas com teste negativo para HIV.
Se o PEP lhe foi prescrito pelo seu médico, você deve tomar o medicamento regularmente uma ou duas vezes por dia durante 28 dias. Recomenda-se que você faça um novo teste de HIV cerca de 4 a 12 semanas após a exposição.
No entanto, este tratamento para a prevenção do HIV / AIDS pode causar efeitos colaterais para algumas pessoas. Os efeitos colaterais mais comuns quando uma pessoa faz este tratamento são náuseas, tonturas e fadiga. Mesmo assim, esses efeitos colaterais são relativamente leves e tendem a ser facilmente superados, portanto, não são fatais.
Mais importante ainda, não pare de tomar a prevenção do HIV através da PEP se o seu médico não lhe recomendou parar. Sua disciplina na prevenção do HIV tem uma grande influência na ocorrência da infecção pelo HIV. Infelizmente, nem todos os hospitais da Indonésia oferecem PEP. Isso ocorre porque o PEP não foi incluído no programa governamental de prevenção ao HIV. Os medicamentos ARV (antirretrovirais) são fornecidos apenas para os soropositivos.
Isso significa que, se aqueles que são HIV negativos desejam obter medicamentos PEP para prevenção do HIV / AIDS, o processo certamente não é fácil. Mesmo assim, consulte imediatamente o seu médico para obter as medidas corretas de prevenção do HIV, se você for acidentalmente exposto ao HIV.
5. Cuidado com os sintomas para a prevenção do HIV
O próximo esforço de prevenção do HIV / AIDS que pode ser feito é reconhecer os sintomas do HIV ou sinais da doença que aparece.
Como geralmente é escrito como uma unidade como “HIV / AIDS”, muitas pessoas consideram os dois iguais. Na verdade, HIV e AIDS são condições diferentes.
HIV (vírus da imunodeficiência humana) é um vírus que ataca o sistema imunológico. Enquanto AIDS significa Asíndrome da Imuno-deficiência Adquirida. A AIDS pode ser considerada o estágio final da infecção crônica pelo HIV.
Bem, uma vez que ambas são condições diferentes, os sintomas que surgem serão diferentes.
Sintomas de HIV
Não presuma que alguém que não apresenta sintomas definitivamente não tem HIV. Em muitos casos, as pessoas infectadas pelo HIV muitas vezes não percebem que estão infectadas há anos porque não sentem nenhum sintoma.
Embora nem sempre apresente sintomas, esta doença na verdade apresenta sinais ou características semelhantes a quando você deseja ficar doente com uma gripe, por exemplo:
- Dores no corpo
- Febre
- Corpo fraco e impotente
- Dor de garganta
- Existem feridas ao redor da boca que parecem aftas
- Erupção vermelha na pele, mas sem coceira
- Diarréia
- Gânglios linfáticos inchados
- Sudorese frequente, especialmente à noite
Sintomas de AIDS
O vírus HIV ataca o sistema imunológico destruindo as células CD4 (células T). As células CD4 fazem parte do sistema imunológico que desempenha um papel específico no combate às infecções.
Bem, quando o HIV se transformou em AIDS, o número de células T diminuirá drasticamente. Como resultado, seu corpo ficará doente mais facilmente devido a infecções, mesmo por infecções que geralmente não o deixam doente.
Alguns dos primeiros sintomas da AIDS que geralmente aparecem incluem:
- Aftas ou uma espessa camada branca aparece na cavidade oral devido a uma infecção fúngica
- Perda de peso drástica sem motivo aparente
- Hematomas fáceis
- Dores de cabeça freqüentes
- Sentindo-se muito cansado e impotente
- Tosse seca crônica
- Gânglios linfáticos inchados na garganta, axilas ou virilha
- Sangramento na boca, nariz, ânus ou vagina repentinamente
- Dormência ou sensação de dormência nas mãos e pés
- Dificuldade em controlar os reflexos musculares
- Tendo paralisia
Se você não tem se sentido bem recentemente e tem um ou mais dos sintomas listados acima, não hesite em consultar um médico.
Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, melhor. Essa também pode ser uma forma eficaz de prevenir o HIV e a AIDS.
6. Faça sexo seguro usando preservativo
De acordo com o National Institutes for Health, o uso correto e consistente de preservativos é muito eficaz na prevenção do HIV / AIDS. Até o uso de preservativos pode reduzir o risco de HIV em 90-95 por cento. No entanto, use preservativos feitos de látex ou poliuretano (látex e poliuretano) que tem se mostrado muito eficaz na prevenção do HIV.
Como uma ferramenta para a prevenção do HIV, os preservativos são anticoncepcionais facilmente disponíveis e proteção contra o risco de doenças sexualmente transmissíveis. Atualmente, os preservativos estão disponíveis em uma variedade de diferentes formas, cores, texturas, materiais e sabores, e os preservativos estão disponíveis para homens e mulheres.
Seja qual for o tipo, certifique-se de que o preservativo escolhido é do tamanho certo. Ao aplicar este método de prevenção do HIV, não use preservativos muito grandes porque podem se soltar e soltar durante a penetração. Enquanto os preservativos muito pequenos podem rasgar e quebrar facilmente, permitindo que o sêmen flua para a vagina.
Você também precisa saber quando é o melhor momento para usá-lo. Para uma prevenção máxima do HIV, você deve usar um preservativo logo após uma ereção, não antes da ejaculação.
Não apenas durante a penetração, os preservativos também devem ser usados quando você faz sexo oral ou anal. Lembre-se de que o HIV pode ser transmitido antes da ejaculação, porque o vírus pode estar presente no fluido pré-ejaculatório.
Se você não sabe se seu parceiro está livre do HIV ou não, use sempre um novo preservativo toda vez que fizer sexo de qualquer tipo, como medida de precaução. Além disso, substitua o preservativo por um novo sempre que estiver prestes a mudar para outra atividade sexual. Em essência, os preservativos usados na prevenção do HIV não devem ser usados repetidamente. Seja a mesma pessoa ou outra pessoa.
7. Seja aberto com seu parceiro para a prevenção do HIV
Outra maneira de prevenir o HIV / AIDS que você precisa fazer é ser aberto com todos os parceiros sexuais envolvidos. Ou seja, é uma boa ideia falar primeiro um com o outro e perguntar sobre o histórico médico um do outro antes de começarem a ter relações sexuais.
Embora desconfortável e embaraçoso, compreender adequadamente os meandros de cada um ajudará muito na prevenção do HIV e AIDS / SIDA. Na verdade, você pode tomar outras medidas de prevenção do HIV, nomeadamente levar o seu parceiro para um teste de HIV para garantir que ambos estão livres da infecção pelo HIV e AIDS.
Um teste de HIV é feito para determinar o status do HIV ou para diagnosticar pessoas que foram infectadas recentemente com o vírus. Além de ser o primeiro passo para iniciar a prevenção do HIV precocemente, o teste de HIV também pode ajudar a detectar infecções até então desconhecidas.
8. Evite álcool e drogas ilegais
Você sabia que o consumo de álcool e drogas ilícitas é mais importante na transmissão do HIV do que o uso de drogas injetáveis? A razão é porque as duas substâncias viciantes podem afetar a função cognitiva na tomada de decisões.
Isso permite que uma pessoa execute ações arriscadas além do autocontrole. Os exemplos incluem sexo desprotegido com uma pessoa infectada ou várias drogas e injeções com uma pessoa que tem HIV.
É por isso que a próxima coisa que você pode fazer como forma de prevenir o HIV / AIDS é evitar ou parar de usar álcool e drogas ilegais, como drogas.
9. Circuncisão para prevenção do HIV em homens
Na Indonésia, a circuncisão é sinônimo de crenças religiosas e tradições culturais. No entanto, na realidade, a circuncisão oferece benefícios que vão além disso. A circuncisão como forma de prevenção do HIV pode ajudar a manter o pênis limpo, bem como um esforço para prevenir o HIV, AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis.
Esta ação de prevenção do HIV foi acordada pelo Instituto de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, o CDC. O CDC descobriu que, do ponto de vista médico, a circuncisão pode ser uma forma de prevenir o HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis que são transmitidas através do sexo desprotegido.
Também foi relatado que a circuncisão reduz o risco de um homem contrair herpes genital e infecção por HPV, que se acredita serem fatores de risco para câncer de pênis. Além de prevenir o HIV, a circuncisão na infância é conhecida por fornecer proteção contra o câncer de pênis, que geralmente ocorre apenas no prepúcio.
10. Nunca compartilhe agulhas ou seringas
Pessoas que usam drogas intravenosas (intravenosas) e muitas vezes compartilham agulhas ou seringas podem pegar o HIV. O motivo é que as agulhas que não são estéreis após o uso podem ser um meio de transmissão do HIV de pessoas que sofrem de doenças para outros corpos saudáveis.
Para aqueles que desejam fazer uma tatuagem, a melhor maneira de prevenir o HIV e a AIDS é certificar-se de que o estúdio de tatuagem que você vai usar usa o equipamento e piercing corporal (incluindo tinya) que são estéreis.
Este esforço de prevenção do HIV também se aplica a profissionais de saúde que em sua vida diária usam seringas e estão expostos a sangue. Isso ocorre porque ser acidentalmente perfurado por uma agulha usada por um paciente com HIV ou ser exposto ao sangue de um paciente com HIV em uma área do corpo que está ferida também pode permitir a ocorrência de infecção.
11. Consulte um médico se estiver grávida
Como mencionado anteriormente, o HIV / AIDS geralmente não apresenta sintomas significativos. Isso significa que é muito possível que mulheres grávidas que sofrem de HIV não percebam que foram infectadas com a doença. Já o HIV é uma doença que pode ser transmitida de mulheres grávidas para seus bebês durante a gravidez, parto ou amamentação.
Devido à falta de vigilância, as medidas de prevenção do HIV serão adiadas. O Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas revela que mulheres grávidas com HIV têm 1 chance em 4 de transmitir a infecção a seus bebês.
É por isso que os médicos geralmente recomendam um exame de sangue como parte de um exame obstétrico e também como uma forma de prevenir o HIV / AIDS. Dessa forma, é possível prevenir o HIV para seu filho.