O paracetamol é comumente usado para tratar várias queixas de saúde, como febre, dor de cabeça, tosse, gripe e dor. No entanto, o paracetamol para mulheres grávidas é seguro? Vamos ver a seguinte explicação, sim, senhora.
O paracetamol é seguro para mulheres grávidas?
Basicamente, tomar paracetamol para mulheres grávidas é realmente seguro Por quê , senhora. No entanto, os especialistas recomendam ter cuidado ao consumi-lo e primeiro consultar um médico.
O objetivo é que você tome esse medicamento em dose segura para que não prejudique o conteúdo. Em geral, o que se segue é um guia para uma dose segura de paracetamol para mulheres grávidas.
- O uso de paracetamol para mulheres grávidas não deve durar muito, pare imediatamente se as queixas tiverem sido resolvidas.
- Recomenda-se tomar paracetamol na dose mais baixa durante a gravidez.
- A dose de paracetamol que tende a ser segura durante a gravidez é de um ou dois comprimidos por dia, num total de 500 mg ou 1000 mg.
- O paracetamol é tomado no máximo quatro vezes ao dia (a cada 4-6 horas).
Quais são os riscos de tomar paracetamol para mulheres grávidas sem cuidado?
Se você deseja tomar certos medicamentos durante a gravidez, certifique-se de consultar primeiro seu médico, porque se não o fizer, você correrá o risco de causar problemas como:
- asma e respiração ofegante em bebês ao entrar na infância,
- TDAH e transtornos de desenvolvimento em bebês após o nascimento,
- autismo e distúrbios do desenvolvimento do cérebro em crianças, e
- doenças cardíacas em recém-nascidos.
No entanto, isso precisa ser investigado mais profundamente porque ainda existem diferenças de opinião entre os especialistas em saúde.
Uma pesquisa publicada no International Journal of Obstetrics and Gynecology em 2019 refutou o efeito do paracetamol nas doenças cardíacas em bebês. Eles afirmaram que não havia nenhuma evidência sólida disso.
Paracetamol para mulheres grávidas, qual é o risco para o útero?
Pode-se dizer que o paracetamol é sempre a primeira escolha para quem tem febre ou dor. Mulheres grávidas não são exceção. Então, quais são os riscos do paracetamol para mulheres grávidas? Aqui estão os fatos.
1. O risco para o conteúdo ainda não foi comprovado
Embora exista um risco de danos ao feto se tomar paracetamol para mulheres grávidas, basicamente não há evidências fortes sobre isso e mais pesquisas ainda são necessárias.
Além disso, o risco para o bebê e o útero ainda é relativamente pequeno ou mesmo nenhum risco em vários casos.
2. Paracetamol para mulheres grávidas é mais seguro do que outros analgésicos
Até agora, o paracetamol ou acetaminofeno é o melhor analgésico e seguro para consumo por mulheres grávidas.
Principalmente quando comparados a outros tipos de analgésicos pertencentes ao grupo dos AINEs, como o ibuprofeno ou a aspirina, que têm um impacto mais perigoso.
Com o lançamento do American Journal of Obstetrics and Gynecology, o ibuprofeno e a aspirina representam um risco de aborto espontâneo e são prejudiciais aos rins e ao coração do feto.
3. É melhor tomar remédio se a mulher grávida estiver doente
É melhor tomar paracetamol para que a doença que sofre seja curada imediatamente. Isso é melhor do que permitir que a grávida sofra de uma doença prolongada.
Se não for tratada imediatamente, as queixas de saúde que a mãe experimenta podem interferir na resistência e na mentalidade durante a gravidez. Claro que isso pode ser ruim para você e para o bebê.
Outra maneira de lidar com a dor e a febre além de tomar paracetamol para mulheres grávidas
Quando grávida, você deve evitar tomar o medicamento sem as instruções de um médico. Experimente outras alternativas para aliviar a dor ou reduzir a febre, caso não tenha consultado um médico.
Você pode praticar métodos naturais, como descanso adequado, compressas quentes, comer alimentos saudáveis e beber muita água.
Se a doença e as queixas não desaparecerem, consulte o seu médico antes de tomar qualquer medicamento.