Como um tipo de feijão que é frequentemente consumido pelo povo da Índia, o nome lentilhas pode soar completamente estranho aos ouvidos indonésios. Vamos lá, identifique o que são lentilhas e quais os benefícios que elas oferecem.
O que são lentilhas?
As lentilhas são sementes que vêm da família das leguminosas, semelhante ao feijão verde. Esse tipo de leguminosa tem o formato de um grão de milho e é conhecido como um alimento básico encontrado na culinária asiática e do norte da África.
De acordo com a Clínica Mayo, as lentilhas são ricas em proteínas, mas pobres em fibras e gordura. Portanto, feijão com várias cores costuma ser uma opção para quem tem uma dieta vegetariana.
Geralmente, as lentilhas são categorizadas por sua cor. No entanto, existem várias cores diferentes de lentilhas que irá encontrar frequentemente no mercado, nomeadamente verdes, amarelas e vermelhas.
O conteúdo nutricional das lentilhas
Como explicado anteriormente, as lentilhas são ricas em proteínas com baixo teor de fibras e gordura. Então, qual é o conteúdo nutricional em lentilhas ou lentilha isto?
Uma porção de lentilhas equivalente a 198 gramas contém os nutrientes abaixo.
- Calorias : 230 kal
- Carboidratos: 39,9 g
- Proteína : 17,9 gr
- Fibra : 15,6 gr
- Gordura: 0,8 gr
- Vitamina B1 (tiamina): 22%
- Vitamina B9 (folato): 90%
- Manganês : 49%
- Fósforo: 36%
Portanto, as lentilhas são frequentemente usadas como uma escolha favorita para vegetarianos porque contêm alto teor de proteína. Na verdade, dizem que os feijões com três cores também oferecem uma miríade de benefícios para a saúde do corpo.
Benefícios das lentilhas para a saúde
Como um feijão que contém proteínas e uma série de outros nutrientes, lentilha certamente tem uma infinidade de benefícios. Desde os tempos antigos, acredita-se que as lentilhas no Oriente Médio sejam um alimento que pode ajudar a melhorar a concentração.
Abaixo estão alguns dos benefícios que podem ser obtidos consumindo lentilhas.
1. Contém polifenóis elevados
Um dos benefícios das lentilhas para o corpo é o alto teor de polifenóis, úteis na prevenção de várias doenças. O teor de polifenóis nas lentilhas é comprovado por meio de pesquisas de International Journal of Molecular Sciences .
No estudo, verificou-se que as lentilhas continham os maiores polifenóis totais em comparação com seis outras leguminosas, como feijão verde e amendoim. Enquanto isso, acredita-se que os polifenóis presentes nas lentilhas proporcionam benefícios como medicamentos complementares e alternativos.
Pode-se dizer que os polifenóis desse tipo de feijão possuem propriedades antioxidantes, antibacterianas, antiinflamatórias e antivirais. Na verdade, diz-se que as lentilhas são úteis para reduzir o risco de câncer, como tireóide e fígado.
2. Ajuda a manter a saúde do coração
Além de conter altos polifenóis, outros benefícios que as lentilhas podem obter é ajudar a manter a saúde do coração. Por que é que?
O conteúdo de fibra, ácido fólico e potássio nas lentilhas é bastante alto e pode ajudar na saúde do coração. O motivo é que atender à ingestão de fibras também pode reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL).
As lentilhas também podem proteger o coração, ajudando o corpo a perder peso. Não é segredo que o excesso de peso ou a obesidade aumentam o risco de doenças cardíacas.
Portanto, comer lentilhas ricas em fibras pode ajudar a diminuir a ingestão geral de alimentos, pois você se sente satisfeito rapidamente.
Também foi demonstrado que as lentilhas previnem o acúmulo de homocisteína. A homocisteína é um aminoácido que combina proteínas no corpo. Níveis elevados de homocisteína podem aumentar o risco de ataque cardíaco, derrame e coágulos sanguíneos.
3. Bom para mulheres grávidas
O alto teor de folato nesses alimentos acaba proporcionando privilégios especiais para mulheres grávidas. O folato é um composto importante que pode ajudar a prevenir defeitos do tubo neural em recém-nascidos.
Acredita-se também que essa vitamina essencial reduz o risco de diabetes gestacional, que é o diabetes que ocorre apenas em mulheres grávidas.
A importância do folato na gravidez faz com que os Centros Americanos para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomendem que as mulheres nas primeiras horas consumam um mínimo de 400 microgramas (mcg) de ácido fólico ou folato diariamente.
Na verdade, ao entrar no útero e amamentar, essa ingestão pode ser aumentada se necessário.
4. CAPÍTULO se torna mais suave
A fibra das lentilhas, tanto solúveis quanto insolúveis, é a resposta para a razão pela qual esses grãos são bons para o sistema digestivo e ajudam a suavizar os movimentos intestinais.
Pois a fibra insolúvel geralmente ajuda a evacuar com maior regularidade e a prevenir a constipação.
Além de apoiar os movimentos intestinais, comer lentilhas também é benéfico para o crescimento de bactérias intestinais saudáveis. Na verdade, a incorporação desses tipos de nozes também melhora o peso do intestino e a função geral do intestino.
Não precisa se preocupar porque, assim como outros feijões, as lentilhas não são difíceis de processar. Você pode adicionar lentilhas às sopas, pois sua textura macia e sabor saboroso combinam bem com sopas quentes.