Para tratar a pressão arterial baixa ou hipotensão, você precisa se acostumar a administrar uma dieta saudável. O objetivo é aumentar a pressão arterial, além de ajudá-lo a superar as causas da hipotensão. Então, quais são os alimentos recomendados para a hipertensão? Confira a seguinte explicação.
Opções alimentares para pressão arterial baixa
Basicamente, lidar com a pressão arterial baixa não é feito comendo alimentos que podem aumentar a pressão arterial. De preferência, opções de menu saudáveis para superar a hipotensão, concentrando-se nos tipos de alimentos e bebidas que podem superar a causa dessa condição. Entre outros estão:
1. Alimentos ricos em vitamina B-12
Outra causa da pressão arterial baixa é a falta de vitamina B-12 no corpo. Na verdade, a vitamina B12 é necessária ao corpo para produzir glóbulos vermelhos. Essas células sanguíneas funcionam para transportar oxigênio por todo o corpo.
De acordo com o CardioSmart, se seu corpo não ingerir vitamina B-12, maiores serão as chances de desenvolver anemia. Isso significa que o corpo não possui glóbulos vermelhos conforme necessário, de modo que sua tarefa de circular o oxigênio é dificultada.
Claro que isso pode fazer você se sentir fraco e cansado. Além disso, a anemia também é uma das causas da pressão arterial baixa ou hipotensão. Portanto, para tratar a pressão arterial baixa, consuma uma variedade de alimentos ricos em vitamina B-12.
De acordo com a Harvard Heath Publishing, aqui estão alguns tipos de alimentos que contêm vitamina B-12 em abundância:
- Vieiras, 3 onças: 84 microgramas (mcg).
- 100% cereal matinal fortificado, 1 porção: 6 mcg.
- Truta, 3 onças: 5,4 mcg.
- Salmão, 3 onças: 4,9 mcg.
- Atum enlatado, 3 onças: 2,5 mcg.
- Leite de soja fortificado, sabor chocolate: 1,7 mcg.
- Carne, 3 onças: 1,5 mcg.
- Iogurte grego desnatado, 6 onças: 1,3 mcg.
- Queijo suíço, 1 folha, 0,9 mcg.
- Ovo, 1 grande, 3 onças: 0,3 mcg.
- Presunto, 3 onças: 0,6 mcg.
- Peito de frango grelhado, 3 onças: 0,3 mcg.
Consumir uma quantidade suficiente desses alimentos para aumentar a pressão arterial baixa ou tratar a hipotensão para que os valores da pressão arterial voltem ao normal.
2. Alimentos que contêm ácido fólico
Além de alimentos ricos em vitamina B12 para tratar a pressão arterial baixa, você também deve aumentar a ingestão de alimentos que contenham ácido fólico. O objetivo é superar a pressão arterial baixa comendo alimentos que podem superar a causa.
Tal como acontece com a deficiência de vitamina B12, quando o corpo carece de ácido fólico, o corpo experimenta anemia. Sim, quando o corpo carece de vitamina B12 e ácido fólico simultaneamente, o número de glóbulos vermelhos diminui drasticamente.
Nesse momento, ocorrerá anemia e fará com que a pressão arterial diminua. Normalmente, essa condição também é caracterizada por fraqueza, fadiga, dificuldade de concentração, irritabilidade, dores de cabeça, palpitações cardíacas e falta de ar.
Portanto, deve-se aumentar a ingestão de alimentos ricos em ácido fólico para diminuir a pressão arterial. Alguns alimentos que contêm ácido fólico, incluindo:
- Fígado de boi refogado, 3 onças: 215 mcg.
- Espinafre refogado, 1/2 xícara: 131 mcg.
- Espargos cozidos, 4 peças: 89 mcg.
- Abacate cru, 1/2 xícara: 59 mcg.
- Espinafre cru, 1 xícara: 58 mcg.
- Pão branco, folha única: 50 mcg.
- Brócolis picado, congelado e então cozido, 1/2 xícara: 52 mcg.
- Suco de tomate em lata, 3/4 xícara: 36 mcg.
- Suco de laranja, 3/4 xícara: 35 mcg.
- Laranjas frescas, 1 fruta: 29 mcg.
- Mamão picado, 1/2 xícara: 26 mcg.
- Ovo grande cozido, 1 ovo: 22 mcg.
- Um copo de leite com 1% de gordura: 12 mcg.
Comer alimentos ricos em ácido fólico pode ajudá-lo a controlar a pressão arterial baixa ou hipotensão para que não piore.
3. Alimentos que contêm sal
Alimentos que contêm muito sal não são bons para pessoas com pressão alta ou hipertensão. A razão é que esses alimentos podem aumentar a pressão arterial, de modo que a pressão arterial já elevada ficará ainda pior.
O problema é que, se a hipertensão não for tratada imediatamente, essa condição pode desencadear várias doenças cardíacas, como ataques cardíacos ou insuficiência cardíaca. Bem, no entanto, a abstinência de comer alimentos que contenham muito sal não se aplica a pessoas com pressão arterial baixa ou hipotensão.
Em vez disso, os alimentos ricos em cloreto de sódio podem ajudar a tratar a doença. Portanto, se você tem pressão arterial baixa ou hipotensão, pode adicionar sal aos pratos.
Mesmo assim, certifique-se de monitorar sempre a ingestão de sal porque, se for muito, pode ser que a quantidade de sal consumida realmente exceda o limite normal. Dessa forma, a condição de pressão arterial baixa é resolvida, mas, em vez disso, causa hipertensão.
4. Água
Uma das causas da pressão arterial baixa é a desidratação ou uma condição em que o corpo carece de fluidos. Portanto, aumente o nível de fluido no corpo, aumentando o consumo de água. Conforme a desidratação vai passando, sua pressão arterial aumentará lentamente.
Além disso, mesmo se você não estiver desidratado, beber muita água pode ajudar a aumentar sua pressão arterial para níveis normais em pessoas com hipotensão.
5. Café
Além dos alimentos já mencionados para tratar a hipertensão, o café aparentemente pode aumentar a pressão arterial. Sim, o café pode não ser bom para pessoas com pressão alta. No entanto, o café pode ser uma alternativa para pessoas com hipotensão.
O conteúdo de cafeína no café pode aumentar drasticamente a pressão arterial, mesmo que seja apenas a curto prazo. Mesmo assim, você deve consultar primeiro seu médico se quiser consumir café quando estiver hipotenso.
O motivo é que você pode experimentar outras condições que o impedem de consumir essa bebida com cafeína.
Hábitos alimentares para pessoas com pressão arterial baixa
Além das opções de alimentos e bebidas para pessoas com pressão arterial, você também precisa prestar atenção aos hábitos alimentares. A razão é que existem vários hábitos alimentares que podem ajudá-lo a baixar a pressão arterial, incluindo os seguintes.
1. Coma pouco, mas frequentemente
Em vez de comer três vezes ao dia, é aconselhável comer com mais frequência em um dia, mas em porções menores. Isso é importante se você deseja aumentar a pressão arterial. O motivo é que, ao comer porções grandes, a pressão arterial tende a diminuir.
Isso ocorre porque seu corpo trabalhará mais para digerir grandes porções de comida. Portanto, crie o hábito de comer porções menores, mas com mais frequência.
2. Evite consumir álcool
Se você é um fã de álcool, deve evitar consumir essa bebida. Sim, não apenas certos alimentos e bebidas podem ajudar a lidar com a pressão arterial baixa. Existem também bebidas que você não deve consumir se quiser aumentar a pressão arterial.
Porque o álcool tem potencial para causar desidratação. Na verdade, isso ainda acontecerá mesmo se você consumir apenas uma pequena quantidade. Portanto, em vez de consumir álcool, é melhor consumir mais água, o que claramente tem um bom impacto na sua saúde.