Diz o ditado, sua boca é seu tigre. Sem boca, o ser humano não consegue produzir sons para se comunicar, mas a função da boca não é apenas falar. A boca é o início do trato digestivo dos alimentos. A boca recebe, esmaga e digere o alimento antes de ser completamente digerido pelo estômago. Você realmente entende a estrutura anatômica da sua boca? Vamos lá, veja na seguinte explicação.
Como é a anatomia da boca humana?
Talvez você só consiga ver a boca de frente, como os lábios, os dentes, as gengivas e a língua. No entanto, a anatomia da boca humana não é tão simples.
A anatomia da boca é dividida em duas partes, a saber, as estruturas frontal (anterior) e posterior (posterior), que são o ponto de encontro entre a cavidade oral frontal e o esôfago como via alimentar. Aqui estão mais detalhes
Estrutura da cavidade oral anterior
Estrutura da cavidade oral anterior (fonte: Blausen.com)A cavidade oral anterior é a aparência da boca que você pode ver a olho nu quando se olha no espelho. A forma lembra uma ferradura. Essa cavidade inclui os lábios (face frontal e interna), face interna, gengiva e dentes, língua, céu da boca, amígdalas (amígdalas) e úvula (pequena carne que fica pendurada no palato mole).
A frente da boca pode se mover para cima e para baixo, para a direita e para a esquerda, e fechar e abrir com a ajuda da mandíbula e dos músculos da expressão facial, especialmente o músculo orbicular da boca.
A estrutura da cavidade oral em
Anatomia humana da boca e garganta (fonte: anatomyorgan.com)
A cavidade oral interna é o espaço delimitado pelos arcos dos dentes e pelas mandíbulas superior e inferior. A maior parte dessa parte é preenchida pela língua e pelas glândulas salivares.
Além de estarem localizados na língua, palato, lábios e bochechas, os humanos possuem três pares de glândulas salivares principais que se abrem na parte frontal da boca. A glândula salivar parótida é a maior das três, localizada entre a orelha e o ramo mandibular.
O palato, tanto duro como mole, também faz parte da estrutura da cavidade oral profunda. O palato duro é constituído por uma placa óssea que separa as cavidades nasal e oral. Enquanto o palato mole consiste em músculos que atuam como uma válvula para fechar o isóforo orofaríngeo e abrir para separar a nasofaringe (cavidade atrás do nariz e atrás do céu da boca) da orofaringe (parte do trato digestivo e do trato respiratório).
Nesta cavidade profunda, existem dois músculos principais, a saber, o diafragma e os músculos genio-hióideosque puxa a laringe para a frente ao engolir alimentos.
Bochecha
O tamanho da bochecha de cada pessoa é diferente, dependendo da composição da gordura. Além disso, o músculo formador da bochecha permanece o mesmo, ou seja, o músculo bucinador. Este músculo é revestido pela membrana mucosa da boca, por isso a parte interna das bochechas está sempre escorregadia e úmida.
Ao mastigar os alimentos, os músculos da bochecha trabalham para segurar o alimento que está sendo rasgado e ficar no arco dos dentes.