Manter a saúde renal é fácil, realmente! Aqui estão as dicas

Os rins são órgãos importantes que desempenham um papel importante na filtragem de substâncias tóxicas no corpo. Se não for mantido adequadamente, não é impossível que você corra o risco de desenvolver doença renal. Então, como manter a saúde renal para evitar doenças?

Como manter a saúde renal para prevenir doenças

Uma forma de prevenir a doença renal é manter esse órgão em forma de feijão saudável. Na verdade, existem alguns hábitos que precisam ser seguidos e não poucos devem ser reduzidos para que os rins possam funcionar da melhor forma. Aqui estão algumas maneiras que você pode fazer para manter seus rins saudáveis.

1. Padrão de alimentação saudável

Viver uma dieta saudável tem mostrado bons benefícios para o corpo, incluindo a saúde dos rins. Isso ocorre porque a causa da doença renal começa com pressão alta e diabetes. No entanto, esses dois problemas de saúde podem ser evitados, desde que você mantenha sua dieta.

Você pode começar aumentando o consumo de frutas e vegetais. No entanto, lembre-se de que existem vários tipos de vegetais e frutas que são bons para a saúde dos rins, tais como:

  • Fruta cereja que é baixo em potássio pode controlar a acidez no corpo
  • vegetais com baixo teor de potássio, como repolho, rabanete e berinjela para equilibrar o potássio mineral
  • maçã que é rico em antioxidantes e pobre em potássio não prejudica os rins

Se possível, tente evitar alimentos que contenham gordura e purinas, como carnes orgânicas. O motivo é que os alimentos ricos em purinas podem aumentar os níveis de ácido úrico, o que, por sua vez, pode interferir na função renal.

Além de aumentar a ingestão de frutas e vegetais, existem várias outras formas de nutrir os rins e evitar doenças, a saber:

Limite a ingestão de sal

Você sabia que alimentos ricos em sal e sódio podem aumentar a pressão arterial? Se a sua pressão arterial subir repentinamente, pode danificar os vasos sanguíneos e sobrecarregar os rins. Na verdade, a hipertensão também é referida como a principal causa da insuficiência renal.

Portanto, você pode limitar a ingestão de sal em um esforço para prevenir a doença renal e mantê-la saudável. Existem muitos temperos para escolher que podem substituir o sódio, como a cebola. O conteúdo de quercetina na cebola também pode manter a saúde renal, ajudando a otimizar a função renal durante a filtragem do sangue.

Dieta pobre em proteínas

Não apenas limitar a ingestão de sal, mas também manter a saúde dos rins pode ser feito seguindo uma dieta pobre em proteínas. O consumo de muita proteína não é bom para a saúde do corpo, especialmente para os rins. A razão é que a proteína consumida é digerida e quebrada em aminoácidos pelo corpo usando enzimas.

Além disso, a digestão das proteínas começará do estômago aos intestinos. Os aminoácidos digeridos são transportados pelo sangue e fornecidos aos órgãos do corpo que deles necessitam.

Cada parte do corpo requer uma quantidade diferente de aminoácidos. Quando a proteína é digerida, o resto é processado pelos rins e excretado na urina.

Quanto mais proteína deve ser digerida pelo corpo, mais aminoácidos precisam ser filtrados pelos rins. Como resultado, os rins precisam trabalhar mais.

Portanto, uma dieta baixa em proteínas pode ser uma das maneiras mais eficazes de manter os rins saudáveis. Existem várias opções de alimentos saudáveis ​​com teor de proteína suficiente para o corpo, como carne de peixe e clara de ovo.

2. Atender às necessidades de fluidos

Freqüentemente subestimado, beber água é importante para manter a saúde dos rins, você sabe. Como nutrir os rins com este é bastante natural e pode ser usado para prevenir doenças. Por que é que?

Em primeiro lugar, atender às necessidades de fluido com água pura realmente ajuda a iniciar o processo de filtrar o sangue enquanto remove resíduos tóxicos. Citado do Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais, a capacidade dos rins saudáveis ​​de filtrar cerca de 150 litros de sangue por dia.

Por meio dessa filtragem, os rins removem resíduos (substâncias de que o corpo não precisa) do sangue, como sódio, potássio, fósforo, potássio. A água no corpo ajuda a manter os vasos sanguíneos abertos, para que o sangue possa passar pelos rins sem problemas.

Além disso, beber água suficiente também pode manter o equilíbrio de água e minerais no corpo. Porque os rins desempenham um papel importante na manutenção do equilíbrio de água e minerais no corpo. Esse equilíbrio permite que os nervos, músculos e tecidos funcionem normalmente.

Manter a saúde renal dessa forma evita a formação de cálculos renais devido à desidratação. Beber água suficiente ajuda os rins a excretar resíduos de maneira adequada. No entanto, lembre-se de que você não deve beber muita água.

3. Pratique exercícios regularmente

Não é mais segredo que exercícios regulares são bons para manter a saúde geral do corpo, incluindo os rins.

A razão é que os exercícios regulares podem ajudar o corpo a controlar a pressão arterial, os níveis de glicose e de colesterol. Esses três componentes são coisas que precisam ser controladas para prevenir doenças renais.

Você não precisa correr uma maratona para manter seus rins saudáveis. Existem muitos outros tipos de atividade física que são fáceis de fazer, como caminhar, andar de bicicleta e dançar. Tente encontrar um exercício que o faça feliz e seja saudável para o seu corpo.

4. Não tome apenas remédios e vitaminas

O uso de drogas em grandes quantidades pode causar danos aos rins. Isso ocorre porque os rins desempenham um papel importante no descarte de resíduos de medicamentos do corpo. Medicamentos como AINEs e laxantes devem ser tomados de acordo com as recomendações do médico para manter os rins saudáveis.

Portanto, nunca descuidadamente ao usar drogas. O motivo é que a doença renal pode surgir devido à demora e ao uso de muitos medicamentos do que o recomendado.

5. Pare de fumar

Para os fumantes, pode ser hora de parar porque o conteúdo dos cigarros provou prejudicar o corpo, incluindo a função renal. Veja, as substâncias tóxicas dos cigarros que entram no corpo podem bloquear o fluxo sanguíneo.

Como resultado, o coração precisa trabalhar mais para bombear o sangue e pode aumentar o risco de hipertensão, que é a causa da doença renal. Portanto, você deve parar de fumar o mais rápido possível para manter a saúde de seus rins.

6. Limitar o consumo de álcool

Os perigos da pele completamente descascada Os reais efeitos do álcool sobre o corpo: Danos ao coração e aos rins têm um impacto significativo na saúde. Vários danos podem ocorrer se você não limitar o álcool que entra no corpo, incluindo a diminuição da função renal.

Isso ocorre porque o efeito diurético do álcool pode aumentar a quantidade de urina produzida. Como resultado, os rins têm dificuldade em regular o fluxo de urina e fluidos corporais, incluindo o controle de sódio, potássio e íons de cloreto. Se isso acontecer, o corpo experimenta um desequilíbrio hidroeletrolítico que causa desidratação.

Nunca é tarde demais para começar a se limitar a talvez parar de beber bebidas alcoólicas para manter a saúde e prevenir doenças renais.