A icterícia costuma estar associada a recém-nascidos. No entanto, você já encontrou essa condição em adultos? Normalmente, a pele e a parte branca dos olhos ficam amarelas. O que causa icterícia em adultos?
O que é icterícia?
Icterícia também conhecido como icterícia é uma condição que faz com que a pele fique amarela. Além disso, a cor branca dos seus olhos ficará amarela.
Em casos graves, a cor branca também pode ficar marrom ou laranja. Normalmente, a icterícia é vivenciada por bebês, mas é possível que os adultos também a tenham.
A icterícia é causada pelo excesso de uma substância chamada bilirrubina no sangue e nos tecidos do corpo. A bilirrubina é um pigmento amarelo formado a partir de glóbulos vermelhos que morrem no fígado.
Normalmente, o fígado remove a bilirrubina junto com os glóbulos vermelhos velhos. Qualquer condição que interfira com o movimento da bilirrubina do sangue para o fígado ou para fora do corpo pode causar icterícia.
Quais são os sintomas?
A icterícia pode ser indicada como um problema sério para o funcionamento dos glóbulos brancos e de vários órgãos, como o fígado, o pâncreas e a vesícula biliar.
Além das alterações nos olhos e na pele, os sinais que surgem incluem urina escura e fezes claras. Se você tiver hepatite, terá outros sintomas, como fraqueza e náuseas.
Embora a pele fique amarela, nem todas as doenças que se referem a essas alterações podem ser identificadas como icterícia. Algumas pessoas diagnosticam erroneamente quando têm pele amarela.
Segundo um dos pacientes com essa condição, quando uma pessoa a tem, é possível que a descoloração amarela seja encontrada nos olhos e na pele ao mesmo tempo.
Se você só tem pele amarela, pode ser devido ao excesso de beta-caroteno em seu sistema. O beta-caroteno é um antioxidante encontrado em vegetais amarelos ou laranja, como cenoura, rabanete e batata-doce.
Embora comer muito beta-caroteno possa alterar temporariamente a cor da pele, comer muito desses vegetais não causa icterícia.
Várias causas de icterícia em adultos
O fígado pode estar danificado e, portanto, não pode processar a bilirrubina. Às vezes, a bilirrubina não consegue entrar no sistema digestivo, por isso é excretada pelas evacuações.
Mas em outros casos, muita bilirrubina está tentando entrar no fígado ao mesmo tempo. Essa condição pode causar problemas de saúde no corpo.
Existem três tipos de icterícia, dependendo da parte do corpo afetada pelo movimento da bilirrubina. A seguir estão os tipos de icterícia com base em suas respectivas causas.
1. Icterícia pré-hepática
A icterícia pré-hepática é uma condição que ocorre quando uma infecção acelera a degradação dos glóbulos vermelhos. Esse dano pode causar um aumento no nível de bilirrubina no sangue, desencadeando assim a icterícia.
Abaixo estão as causas da icterícia pré-hepática.
- Malária, essa infecção se espalha no sangue.
- Anemia falciforme, uma doença hereditária do sangue em que os glóbulos vermelhos se formam de forma anormal. A talassemia também pode aumentar o risco de icterícia.
- Síndrome de Crigler-Najjar, uma síndrome genética em que o corpo perde uma enzima que ajuda a retirar a bilirrubina do sangue.
- Esferocitose hereditária, uma condição genética que faz com que os glóbulos vermelhos se formem de maneira anormal e não durem muito.
2. Icterícia pós-hepática
A icterícia pós-hepática é a icterícia que geralmente é desencadeada quando os dutos biliares estão danificados, inflamados ou bloqueados.
O resultado é que a vesícula biliar é incapaz de mover a bile para o sistema digestivo. Abaixo disso pode causar a condição.
- Cálculos biliares - bloqueiam o sistema do ducto biliar do câncer de pâncreas.
- Pancreatite ou câncer de vesícula biliar - inflamação do pâncreas, que pode causar pancreatite aguda (durando vários dias) ou pancreatite crônica (durando vários anos).
3. Icterícia intra-hepática
A icterícia intra-hepática é uma doença que ocorre quando há um problema com o fígado, como danos causados por infecção ou álcool. Isso interfere na capacidade do fígado de processar a bilirrubina.
Abaixo estão as possíveis causas de icterícia intra-hepática.
- Vírus da hepatite A, hepatite B, hepatite C.
- Doença hepática (lesão hepática) causada pelo consumo excessivo de álcool.
- Leptospirose, uma infecção transmitida por animais como ratos.
- Febre glandular, uma infecção causada pelo vírus Epstein-Barr; O vírus é encontrado na saliva de pessoas infectadas e se espalha por meio de beijos, tosse e compartilhamento de utensílios de comida sujos.
- Abuso de drogas, tomando paracetamol ou ecstasy em excesso.
- Cirrose biliar primária, uma condição rara que pode causar mais danos ao fígado.
- Síndrome de Gilbert, uma síndrome genética comum em que o fígado tem problemas para quebrar a bilirrubina em níveis normais
- Câncer de coração.
- Uso excessivo de substâncias sabidamente causadoras de danos ao fígado, como fenol (usado na fabricação de plásticos), tetracloreto de carbono (anteriormente usado frequentemente como refrigeração).
- Hepatite autoimune, uma condição rara em que o sistema imunológico começa a atacar o fígado.
2 tipos de hepatite com base na causa, quais são?
Como a icterícia é diagnosticada?
O médico fará um teste de bilirrubina para descobrir a quantidade que está no sangue. Se você tiver icterícia, é provável que seus níveis de bilirrubina estejam altos.
Alguns dos testes que podem ser feitos são testes de função hepática, hemograma completo (CBC) - feito para ver se você tem evidências de anemia hemolítica e uma biópsia do fígado.
Como tratar a icterícia?
A icterícia em si não é realmente uma doença, mas um sintoma de outra doença que você está enfrentando. Portanto, para tratá-lo, você deve saber qual é a raiz da doença.
Se você tem hepatite, sua pele fica amarela e a maneira de lidar com isso é tratando a hepatite.