5 dicas para escolher uma lavagem facial para pele seca

A escolha de produtos de cuidado para pele seca não pode ser descuidada, mesmo se você escolher um produto tão simples como o rosto. Em vez de deixar a pele úmida e flexível, usar o sabonete de rosto incorreto pode causar irritação e danos.

Então, quais são os produtos de limpeza de rosto ideais para quem tem pele seca?

Dicas para escolher um produto para limpeza de rosto para pele seca

O sabonete facial é composto por vários ingredientes com seus respectivos efeitos. Para quem tem pele seca, os ingredientes que devem ser evitados são aqueles que podem tirar a umidade natural da pele e provocar irritações.

Seguem uma série de dicas sobre como escolher um sabonete para lavar o rosto e evitar que a pele fique seca.

1. Escolha um produto em forma de creme ou micelar

Os produtos de limpeza facial são divididos em várias formas, incluindo géis, cremes, espumas, óleos, micelar e pó.

Os produtos de limpeza facial à base de óleo são adequados para quase todos os tipos de pele, mas também existem ingredientes que se destinam apenas a determinados tipos de pele. Pessoas com pele seca devem escolher um sabonete facial em forma de creme ou micelar .

A razão é que esses dois ingredientes são capazes de limpar suavemente a pele enquanto remove a sujeira sem tirar a umidade natural da pele.

2. Evite produtos que contenham ácido glicólico

Sabonetes faciais contendo ácido glicólico são adequados para pessoas com pele propensa a acne, mas não para pessoas com pele seca. Isto é porque ácido glicólico pode entrar no folículo piloso (onde cresce) e inibir a produção de sebo.

O sebo é um óleo natural que mantém a umidade da pele. Sem sebo adequado, a pele fica seca e sujeita a irritações.

Em troca ácido glicólico , você pode usar uma alternativa mais suave de ácido láctico.

Veja como escolher o hidratante certo para pele seca

3. Preste atenção ao tipo de álcool contido no produto

O álcool nos produtos para a pele é dividido em dois tipos. O primeiro tipo são álcoois de baixo peso molecular, como etanol e álcool isopropílico . Esse tipo de álcool evapora facilmente, o que pode ressecar a pele ainda mais.

O segundo tipo é o álcool com alto peso molecular, como cetil e estearil álcool .

Desde que não sejam usados ​​em demasia, ambos podem proteger a pele e torná-la mais lisa. Este ingrediente deve estar em uma lavagem facial para pele seca.

4. Evite sabonetes faciais que contenham esfoliantes

Os esfoliantes são vários ingredientes que podem remover as camadas mortas da pele.

O esfoliante do sabonete facial pode ser na forma de grânulos esfregar ou produtos químicos como alfa-hidroxiácido (AHA), beta-hidroxiácido (BHA) e ácido salicílico.

Uma lavagem facial com um esfoliante é realmente útil para prevenir a pele opaca e acne. No entanto, para aqueles com pele seca, esses ingredientes podem corroer a pele e torná-la mais suscetível a danos.

5. Escolha um sabonete facial que contenha hidratante

Os produtos para lavar o rosto destinados a proprietários desse tipo de pele são geralmente equipados com ingredientes hidratantes. Hidratantes podem ser ácido hialurônico , glicerina, ceramidas , ou derivados de ingredientes naturais como aloe vera.

O ácido hialurônico e a glicerina atuam ligando as moléculas de água à pele. Ceramidas Serve para formar uma camada protetora da pele para que não seque facilmente.

Enquanto o aloe vera contém antioxidantes, enzimas e vitaminas que tornam a pele mais úmida e macia.

Para quem tem pele seca, o sabonete facial ideal é realmente capaz de manter a umidade da pele e protegê-la de danos. A lavagem facial também deve ser capaz de limpar o rosto de maneira eficaz, sem que ele seque.

De acordo com a American Academy of Dermatology, manter a pele úmida com o uso de um creme hidratante também é uma etapa importante após a lavagem do rosto.

Se a pele ficar seca após usar o sabonete líquido, pare de usá-lo e consulte um médico.