À medida que a recuperação avança, a ferida na pele gradualmente se transforma em uma crosta. Este é um processo normal e indica que a ferida cicatrizará em breve. Para não interferir na aparência e no conforto, é uma boa ideia saber como se livrar das crostas mais rapidamente.
Dicas para acelerar a cicatrização de crostas
As crostas são formadas por plaquetas sanguíneas e proteínas que endurecem e formam placas. Esta placa atua como uma barreira enquanto a ferida subjacente está cicatrizando.
A crosta irá então descascar por conta própria assim que a ferida cicatrizar.
No entanto, a descamação das crostas pode demorar. Para acelerar o processo, aqui estão uma série de dicas que você pode aplicar:
1. Não descasca crostas
As crostas podem causar coceira que dá vontade de coçar ou até mesmo descascá-las. Além disso, as bordas da crosta geralmente secam primeiro, de modo que parece que a ferida por baixo cicatrizou.
Todas as maneiras que você faz para se livrar das crostas serão na verdade em vão se você as descascar. O motivo é que a descamação das crostas só abre feridas que não cicatrizaram e retardará a recuperação.
2. compressa quente
As compressas quentes são úteis para aumentar o fluxo sanguíneo para a ferida. Com o aumento do fluxo sanguíneo, o suprimento de oxigênio também aumenta. Um suprimento adequado de oxigênio pode estimular as células ao redor da ferida a se regenerarem mais rapidamente.
Se a ferida cicatrizar rapidamente, as crostas desaparecerão em pouco tempo. Para fazer uma compressa quente, basta preparar uma toalha umedecida em água morna. Aplique na área da ferida por 10-20 minutos.
3. Mantenha a área da ferida úmida
Outra maneira de ajudá-lo a se livrar das crostas é manter a área úmida. Além de acelerar a cicatrização, também previne a sensação de coceira que faz você querer descascar as crostas.
Academia Americana de Dermatologia recomenda o uso de vaselina para hidratar a área da ferida e evitar a formação de uma cicatriz maior. Você também pode usar outros hidratantes, como óleo de coco, loção ou pomada.
4. Mantenha a ferida limpa
Embora uma crosta seja um sinal de que a ferida está começando a cicatrizar, as áreas úmidas da ferida também estão sujeitas a infecções bacterianas. A infecção vai atrapalhar o processo de cicatrização e pode até piorar feridas existentes.
Se as feridas e crostas forem expostas à sujeira, limpe imediatamente com água morna e sabão neutro. Use um pano macio para secar a pele. Não esfregue a toalha, pois ela pode descascar as crostas.
5. Feche a ferida apenas quando necessário
Muitas pessoas acreditam que a melhor maneira de se livrar das crostas é cobrindo-as. No entanto, esse método não é totalmente correto. Você só precisa fechar a ferida se ela estiver lacrimejando, sangrando ou exsudando certos fluidos.
Um curativo também é necessário se você for uma pessoa muito ativa nos esportes. O objetivo é que as crostas não descasquem devido ao atrito com roupas, outras partes do corpo ou equipamentos de ginástica.
A formação de cicatrizes é um estágio normal da cicatrização de feridas. Mesmo sem tratamento, as crostas desaparecem por conta própria assim que a ferida subjacente cicatriza.
No entanto, a maioria das pessoas se sentiria desconfortável com a coceira causada pelas crostas e seus efeitos na aparência. As cinco maneiras acima podem ajudar a resolver esse problema, acelerando o desaparecimento das crostas.