A maioria das pessoas já experimentou descamação da pele. A pele descascada pode ocorrer em qualquer lugar, incluindo as pontas dos dedos. Geralmente, a descamação da pele não é uma preocupação porque é causada por irritações do meio ambiente. Mas, em alguns casos, a descamação da pele do dedo pode ser causada por sintomas de certas condições de saúde. Quais são as causas e como tratá-las? Confira a revisão aqui.
Algumas das causas da descamação da pele do dedo
A descamação da pele na ponta dos dedos geralmente é causada por fatores ambientais e um sintoma de certas condições de saúde.
Fator ambiental
O fator ambiental mais comum que causa a descamação da pele é o clima. Embora não seja possível mudar o clima, você pode se limitar e tomar precauções para evitar que sua pele descasque quando exposta ao ar em um ambiente externo.
Os seguintes fatores ambientais podem afetar a descamação da pele do dedo.
1. Pele seca
A pele seca costuma ser a causa da descamação da pele da ponta dos dedos. A pele seca geralmente ocorre em climas frios. Você também pode ficar mais sujeito a secar a pele se tomar banho em água morna.
Às vezes, ingredientes agressivos em sabão ou outros produtos de higiene pessoal também podem causar ressecamento da pele. Alguns dos sintomas que aparecem na pele seca são coceira, pele rachada, pele avermelhada e pele entorpecida ou entorpecida.
Se esta for a causa, você pode simplesmente usar um sabonete com ingredientes seguros e um hidratante para as mãos. Você também deve evitar o uso de água morna ao tomar banho ou lavar as mãos.
2. Lavar as mãos com muita frequência
A lavagem excessiva das mãos com sabão pode fazer com que a pele fique seca e, eventualmente, a pele dos dedos descasca nas pontas.
Embora lavar as mãos seja muito importante para reduzir a propagação de bactérias, usar sabonete com muita frequência pode tirar a oleosidade da pele.
Depois que esse óleo acaba, a pele não consegue mais reter a umidade, deixando a pele seca. O sabonete também é absorvido pelas camadas mais sensíveis da pele, causando irritação e descamação.
Para superar isso, basta lavar as mãos quando necessário e usar produtos que sejam seguros para a pele. Você só precisa lavar as mãos se estiverem sujas, antes e depois de comer e depois de usar o banheiro. Além disso, evite secar as mãos com um lenço de papel ou toalha áspera, pois isso pode piorar a irritação.
3. Uso de produtos com produtos químicos agressivos
Certos produtos químicos adicionados a hidratantes, sabonetes, xampus e outros produtos de beleza podem causar irritação na pele, fazendo com que a pele da ponta dos dedos descasque. As causas comuns de irritação incluem pomadas antibacterianas, conservantes como o formaldeído e as isotiazolinonas cocamidopropil betaína.
Seu corpo pode não reagir a todos esses produtos químicos. Por causa disso, seu médico pode precisar de um teste de amostra para determinar a reação do seu corpo a certas substâncias.
A melhor regra para evitar produtos químicos agressivos é procurar produtos comercializados para peles sensíveis. Esses produtos geralmente não contêm fragrâncias e outros ingredientes irritantes.
4. Pele queimada de sol
A exposição ao sol por muito tempo pode causar queimaduras solares, tornando a pele quente e mais sensível ao toque.
Depois de exposta ao sol, a pele fica vermelha e começa a descascar. As queimaduras de sol podem ser muito irritantes e levar alguns dias ou até uma semana para cicatrizar.
Durante a cura, você pode tratar a queimadura aplicando uma compressa fria e hidratante na área afetada. Você também pode usar analgésicos de venda livre para aliviar os sintomas.
Além disso, aplicar protetor solar ou protetor solar regularmente é a única maneira de evitar queimaduras solares.
5. Chupando o dedo
Chupar o dedo ou, mais comumente, chupar o polegar pode ser a causa de pele seca e descamada em crianças. Este pode ser um hábito freqüentemente praticado por bebês ou crianças pequenas.
Você precisa prestar atenção a esse hábito, para que ele possa evitar que seu filho tenha descamação e pele rachada nos dedos. Se o seu filho está com dificuldade de abandonar esse hábito, talvez você possa conversar com o seu pediatra para encontrar a solução certa.
Certas condições médicas
Às vezes, descascar a ponta dos dedos é um sinal precoce de certas condições médicas. Aqui estão algumas condições médicas associadas à descamação da pele do dedo.
1. Alergias
A pele da ponta dos dedos pode descascar se você for alérgico a algo que toque a pele do dedo. Por exemplo, você pode ficar exposto ao níquel ao usar joias de baixa qualidade. Esta alergia fará com que a pele fique vermelha e com coceira. Em seguida, a pele irá formar bolhas e, eventualmente, descascar.
Outra possibilidade é uma alergia ao látex. As reações ao látex podem variar e levar ao choque anafilático, que requer cuidados médicos imediatos. As reações mais leves podem causar coceira, descamação da pele dos dedos e inchaço.
Se os seus sintomas piorarem ou persistirem por mais de um ou dois dias, consulte seu médico imediatamente.
2. Deficiência de niacina (vitamina B3) ou envenenamento por vitamina A
A quantidade insuficiente ou excessiva de certas vitaminas pode causar a descamação da pele. A pelagra é uma condição resultante da falta de vitamina B-3 (niacina) na dieta, o que pode causar dermatites, diarreia e até demência.
Os suplementos de niacina são a única maneira de restaurar seus níveis de vitamina B-3. Antes de tomar este suplemento, converse com seu médico se ele é seguro para tomar e pergunte qual a dosagem necessária.
Além disso, se você consumir muita vitamina A, ela também pode causar irritação na pele e unhas rachadas e descascadas. Outros sintomas incluem náuseas, tonturas, dores de cabeça e fadiga.
Se sentir algum destes sintomas, visite um médico para obter um diagnóstico adequado dos seus sintomas e tratamento adequado.
3. Eczema nas mãos
Ter a pele inflamada ou ter dermatite atópica também pode causar eczema nas mãos. O eczema de mão aparece como pele irritada que pode parecer vermelha, rachada ou rachada, coceira e mais sensível ao toque.
Embora a exposição a certos produtos químicos ou substâncias possa causar eczema nas mãos, a genética também pode desempenhar um papel nessa condição. Portanto, se o problema persistir, consulte imediatamente um médico.
Para superar o eczema nas mãos, use sabonete neutro, evite água morna ou quente e aplique hidratante para as mãos com freqüência. Se você sabe o que desencadeia seu eczema, evite-o ou use luvas.
4. Psoríase
A descamação da pele dos dedos pode ser um sintoma de psoríase, uma doença crônica da pele que pode aparecer como placas prateadas na pele. Existem muitos tratamentos disponíveis para a psoríase nas mãos, como alcatrão, ácido salicílico, corticosteróides e calcipotrieno.
5. Doença de Kawasaki
A doença de Kawasaki é uma condição rara que afeta principalmente crianças com menos de 5 anos de idade. Ocorre ao longo de várias semanas e os sintomas aparecem em três estágios distintos.
O primeiro estágio é caracterizado por febre alta que dura cinco dias ou mais. A descamação da ponta dos dedos costuma ser uma característica dos estágios intermediários dessa condição. Vermelhidão e inchaço das palmas das mãos e plantas dos pés geralmente ocorrem nos estágios finais.