3 maneiras adequadas e ecologicamente corretas de descartar o lixo |

A limpeza é uma das principais chaves para a saúde. Infelizmente, ainda existem muitas pessoas que negligenciam manter a si mesmas e seu ambiente limpos jogando lixo. Na verdade, sem perceber, existem vários perigos que se escondem devido ao lixo. Então, como fazer o descarte de resíduos de maneira adequada e ecologicamente correta?

Como descartar o lixo da maneira certa

Citando a Agência de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério do Interior, a conscientização pública sobre a importância de manter a limpeza ainda é relativamente baixa.

Apenas 20 por cento do total da população da Indonésia se preocupa com a limpeza do meio ambiente e seu impacto na saúde.

Isso significa que de cerca de 262 milhões de indonésios, apenas 52 milhões de pessoas realmente se importam e aplicam a forma correta de destinar o lixo.

Na verdade, gerenciar os resíduos de forma adequada e correta não é tão difícil quanto se imagina, você sabe! Dê uma olhada nas etapas a seguir para descobrir como:

1. Reconhecer o tipo de desperdício

Nem todo o lixo que você vai jogar fora é o mesmo. Os resíduos são divididos em vários tipos, nomeadamente orgânicos, inorgânicos e B3.

Lixo orgânico

Resíduos orgânicos são resíduos que se decompõem e se decompõem facilmente, como os de plantas ou seres vivos.

Esse tipo de resíduo passará por um processo de biodegradação, alias, decomposição por microrganismos. Alguns exemplos de resíduos orgânicos são:

  • sobras,
  • papel de embrulho de alimentos (exceto isopor),
  • Madeira,
  • tecido, e
  • folhas.

lixo inorgânico

Como o nome indica, os resíduos inorgânicos não podem ser decompostos naturalmente como os resíduos orgânicos. Outro nome para esse tipo de resíduo é resíduo seco.

Este desperdício geralmente consiste em:

  • Plástico,
  • ferro,
  • vidraria (vidro, cerâmica e cerâmica), bem como
  • equipamento eletrônico.

B3 Garbage

B3 significa “materiais perigosos e tóxicos”. Esse tipo de resíduo geralmente vem de componentes que podem poluir o meio ambiente, portanto, você não pode jogá-lo fora.

Alguns exemplos de resíduos B3 incluem:

  • detergente,
  • produtos de limpeza doméstica,
  • graxa para sapatos,
  • veneno de rato e
  • outros produtos químicos (amônia, ácido acético, formalina, etc.).

2. Separe os resíduos de acordo com o tipo

Antes de jogar o lixo em casa, deve-se agrupar o lixo de acordo com o tipo. Por exemplo, não combine lixo orgânico com inorgânico.

Portanto, não há mal nenhum em fornecer várias lixeiras para acomodar diferentes tipos de resíduos.

Isso ajudará a determinar para onde seu lixo irá. Por exemplo, os resíduos serão reciclados, enterrados ou descartados em um local de descarte especial?

3. Descarte o lixo em local apropriado

Depois de separar, agora é mais fácil decidir se deseja reciclar ou jogar o lixo fora.

Está confuso sobre como distribuir o lixo de acordo com seu tipo? Aqui estão as dicas:

Como descartar lixo orgânico

Para resíduos orgânicos, como restos de alimentos e folhas, você pode processá-los e transformá-los em composto.

Desta forma, você torna o lixo doméstico mais útil para o meio ambiente.

Tenha cuidado, nem todos os resíduos orgânicos podem ser reciclados em fertilizantes. De acordo com a página da Agência de Proteção Ambiental, aqui estão alguns resíduos que não devem ser usados ​​como fertilizante:

  • laticínios (manteiga, leite, iogurte),
  • ovo,
  • gorduras e óleos,
  • carne e ossos, e
  • resíduos animais.

Em vez disso, separe o lixo acima do lixo que você usará como fertilizante. Descarte em um local especial ou entre em contato com o serviço de gerenciamento de resíduos mais próximo.

Como descartar resíduos inorgânicos

Antes de se apressar em jogar fora o lixo inorgânico, você deve tentar reciclá-lo em itens úteis, mesmo tendo um valor de venda.

Por exemplo, você pode limpar resíduos de garrafas plásticas e fazer vasos de plantas.

No entanto, se você não tem muito tempo, agora muitas comunidades aceitam o descarte de resíduos inorgânicos para reciclagem.

Também preste atenção se os resíduos inorgânicos não utilizados ainda são adequados para reciclagem ou não. Certifique-se de que o lixo ainda está em boas condições.

Como descartar resíduos B3

Você não deve descartar resíduos B3 junto com resíduos orgânicos ou inorgânicos. Normalmente, esse tipo de resíduo é descartado em um local especial para descarte de resíduos perigosos.

Devido ao lixo

Além de fazer com que o ambiente de vida pareça sujo e maltratado, jogar lixo também pode causar vários riscos à saúde.

Aqui estão alguns dos riscos que devem ser enfrentados se você costuma jogar o lixo no lugar errado.

1. Poluição do solo

Pilhas de lixo espalhadas pelas ruas não são uma visão nova para os indonésios.

Mas, conscientemente ou não, esse mau hábito pode trazer desastres para a saúde do corpo. Tomemos, por exemplo, garrafas plásticas de água potável.

Quando decomposta no solo, essa garrafa de plástico libera DEHA, um produto químico que pode causar contaminação ao ser decomposto.

Essas substâncias correm o risco de se tornarem cancerígenas que podem causar problemas nos órgãos reprodutivos, doenças hepáticas e assim por diante.

2. Poluição da água

A poluição da água é um dos problemas de emergência na Indonésia.

Os principais responsáveis ​​pela poluição da água são principalmente resíduos domésticos, resíduos de lavagem de louças e roupas, resíduos de animais, resíduos de pesticidas e óleo, até a contaminação de medicamentos.

O consumo de longo prazo dessa água contaminada com resíduos mostra um impacto real na saúde humana.

Algumas das doenças associadas ao lixo nas águas são cólera, diarréia, disenteria, hepatite A, infecções de pele e envenenamento por chumbo.

Não são apenas os humanos que sofrem as consequências. Se você está acostumado a jogar lixo em rios, mares, rios ou outras águas, isso também ameaçará a segurança do habitat e do ecossistema nele.

3. Poluição do ar

Por razões práticas, muitas pessoas preferem queimar o lixo doméstico em vez de jogá-lo fora.

Na verdade, a fumaça produzida a partir da queima de lixo não só pode ser inalada diretamente por você, mas também gruda em objetos, solo e plantas ao seu redor.

Você pode ser exposto a produtos químicos provenientes da fumaça de queima ao comer frutas, vegetais ou tocar em objetos expostos à fumaça.

Os produtos químicos que entram no corpo podem causar tosse, falta de ar, dores de cabeça e infecções oculares.

Essa é a importância do descarte adequado e correto dos resíduos, além de algumas dicas de gerenciamento de resíduos que você pode aplicar a partir de agora.

Ao praticar o comportamento limpo e saudável (PHBS), você não apenas se protege dos riscos à saúde, mas também mantém um ambiente limpo.