BPOM confirma que a ranitidina pode ser recirculada no mercado

Anteriormente, a Food and Drug Supervisory Agency (BPOM) ordenou a retirada da ranitidina do mercado. Isso é feito porque este composto é fortemente suspeito de conter compostos que podem desencadear o câncer. Mas agora, o BPOM emitiu uma circular oficial declarando que a ranitidina pode ser recirculada. Por que é que?

A razão pela qual a ranitidina é recirculada no mercado

A ranitidina é um dos medicamentos usados ​​para tratar úlceras gástricas e intestinais.

Esse medicamento, bastante popular na Indonésia, foi proibido de circular no mercado por conter compostos que podem desencadear células cancerosas, a saber: N-nitrosodimetilamina (NDMA) .

O anúncio foi veiculado no site oficial do BPOM nesta sexta-feira (11/10).

Foi demonstrado que vários produtos de ranitidina contêm NDMA, embora em quantidades relativamente pequenas. No entanto, acredita-se que essa pequena quantidade desencadeie câncer se consumida por muito tempo.

Esta é a base para a BPOM pedir aos produtores de ranitidina que interrompam a produção, distribuição e retirem temporariamente seus produtos do mercado.

No entanto, com base na circular oficial em seu site, na quinta-feira (21/11), o BPOM anunciou a autorização para a recirculação da ranitidina.

De acordo com o BPOM, após a realização de um estudo e testes laboratoriais de contaminação, N-nitrosodimetilamina (NDMA) Na ranitidina do mercado, alguns produtos são declarados seguros.

Isso ocorre porque os estudos globais concordam que o limite permissível de contaminação de NDMA é de 96 ng / dia.

Ou seja, alguns produtos não violam esses limites para que possam ser usados ​​na medicina.

Existem 37 medicamentos com ranitidina oficialmente autorizados a voltar à circulação. Além disso, o produto é declarado retirado de circulação e destruído de acordo com o disposto na legislação.

Se você quiser saber mais informações sobre o medicamento ranitidina, pode conferir na página do BPOM ou no aplicativo BPOM Check.

Os benefícios que podem ser obtidos com a ranitidina

Talvez alguns de vocês não saibam realmente quais são os reais benefícios da ranitidina.

A ranitidina é uma droga que atua na redução dos níveis de ácido gástrico no estômago, para que os sintomas das úlceras pépticas possam ser tratados e prevenidos, como úlceras e azia.

Além disso, você também pode tratar outros problemas de saúde com ranitidina, como:

  • Tratamento de refluxo ácido ou esofagite erosiva
  • Ajuda a superar várias doenças do estômago e do esôfago
  • Tratar os sintomas que surgem devido aos níveis de ácido do estômago que são muito altos

Como usar ranitidina

Alguns produtos de ranitidina que são recirculados no mercado ainda podem ser consumidos sem receita médica.

No entanto, você ainda precisa ficar atento às instruções de uso do medicamento listadas na embalagem do produto. Em caso de dúvida, pergunte ao farmacêutico de plantão sobre as instruções de uso.

Normalmente, a ranitidina é administrada por via oral, também conhecida como tomada diretamente por via oral, com ou sem alimentos.

Os medicamentos são geralmente tomados 1 a 2 vezes ao dia, de acordo com as instruções do médico ou listados na embalagem do medicamento.

Sob certas condições, a ranitidina pode ser administrada até 4 vezes ao dia.

No entanto, se você só bebe uma vez ao dia, tente tomá-lo após o jantar ou antes de dormir.

Além disso, cada pessoa tem um limite de dose diferente. Normalmente, isso depende da idade, condição médica e resposta corporal da pessoa.

Não tome este medicamento por mais de 14 dias. Se já se passaram mais de duas semanas, mas a condição não melhora, entre em contato com o seu médico para o tratamento adequado.