Você já ficou confuso sobre ver sangramento nas gengivas ao escovar os dentes? Até agora, você só pode pensar nisso como uma coisa trivial. No entanto, tenha cuidado, pois sangramento nas gengivas também pode ser um sinal de várias doenças graves. Conhecer as várias causas do sangramento nas gengivas pode ajudar a determinar o tratamento certo, se a qualquer momento você experimentá-lo.
O que causa sangramento nas gengivas?
As gengivas saudáveis devem ser de cor rosa e textura densa com uma superfície lisa. Gengivas saudáveis também não sangram facilmente quando esfregadas ou pressionadas. No entanto, como os dentes, as gengivas estão sujeitas a problemas se não forem cuidadas adequadamente. As gengivas têm tendência a inchar e sangrar quando ficam inflamadas.
Antes que isso aconteça, a área ao redor das gengivas com problema geralmente formará bolsas que separam as gengivas dos dentes. Conforme a inflamação continua, o saco se aprofunda e pode levar a uma infecção grave na cavidade oral. O risco de sangramento nas gengivas não pode ser evitado.
Em geral, aqui estão várias causas de sangramento nas gengivas, das quais você precisa estar ciente.
1. Raramente escove os dentes
Se você é uma pessoa preguiçosa ou raramente escova os dentes, essa pode ser a causa do sangramento nas gengivas.
Não é à toa que muitos especialistas enfatizam que todos são diligentes em escovar os dentes duas vezes ao dia. Quanto menos você escovar os dentes, a placa que cobre a superfície dos dentes irá engrossar e endurecer.
A placa é uma cárie dentária que contém muitas bactérias. A placa aparece devido a restos de comida deixados na superfície dos dentes ou lacunas nos dentes que não são limpos adequadamente. Bem, esta placa provoca inflamação das gengivas e, em seguida, faz com que suas gengivas sangrem.
2. Escovar os dentes com muita força
Escovar os dentes o máximo que puder não garante que eles ficarão limpos e brilhantes. Escovar com muita força pode causar sangramento nas gengivas.
Como explicado anteriormente, nossas gengivas são feitas de tecido macio e fino. O forte atrito ou impacto pode causar feridas nas gengivas, causando sangramento.
Portanto, escove os dentes casualmente e lentamente. Também preste atenção à técnica de escovação para certificar-se de que está limpa, mesmo que lentamente. Evite escovar os dentes em movimentos de vaivém, como passar roupas. Escove os dentes em movimentos circulares de cima para baixo por 20 segundos de cada lado.
Não se esqueça de usar uma escova de dentes de cerdas macias. As cerdas grossas podem ferir as gengivas, tornando-as propensas a sangrar nas gengivas. Certifique-se também de que a largura da cabeça da escova que você usa se ajusta à largura de sua boca.
3. Técnica fio dental incorreta
Limpar os dentes apenas escovando os dentes não é suficiente. você ainda precisa fio dental , nomeadamente a limpeza entre os dentes de difícil acesso com fio dental.
No entanto, ainda existem muitas pessoas que ainda não conhecem a técnica fio dental ainda não está certo. Alguns estão com muita pressa ou muito apertados para puxar o fio dental entre os dentes. Método fio dental O errado pode fazer com que suas gengivas doam e sangrem.
Portanto, certifique-se de aplicar a técnica correta de uso do fio dental. É fácil, passe o fio dental entre as gengivas e os dentes lentamente. Não puxe a linha com força suficiente para caber na fenda. Em seguida, pressione e deslize a linha lentamente. Depois disso, remova o fio com cuidado.
Em seguida, enxágue a boca para enxaguar os dentes limpos. Se acostumar com isso fio dental toda vez que você terminar de escovar os dentes.
4. Hábito de fumar
Está provado que o hábito de fumar prejudica a saúde do corpo. Isso inclui saúde bucal e dentária. Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) ainda disse que fumantes ativos têm duas vezes mais chances de desenvolver doenças gengivais (periodontite) do que os não fumantes.
Esse risco surge porque os cigarros contêm toxinas e produtos químicos prejudiciais que podem desencadear o crescimento de bactérias nocivas na boca. Isso o torna mais suscetível a infecções que podem causar inflamação, inchaço e sangramento nas gengivas.
Fumar também enfraquece o sistema imunológico do corpo para combater as bactérias nocivas que causam infecções. Um sistema imunológico fraco pode eventualmente tornar o tecido gengival danificado difícil de reparar. Portanto, se um dia as gengivas forem feridas, elas ficarão mais sujeitas a sangramento e inchaço.
5. Falta de vitaminas C e K
Você é diligente em escovar os dentes e fio dental , também não fumam, mas as gengivas ainda apresentam problemas? Pode ser a causa do sangramento nas gengivas que você sente porque o corpo tem falta de vitaminas C e K.
As vitaminas C e K são duas vitaminas importantes para ajudar a manter a saúde dos dentes e da boca. Mas, infelizmente, ainda existem muitas pessoas que carecem da ingestão dessas duas vitaminas.
A vitamina C desempenha um papel no reforço do sistema imunológico do corpo para que seja mais forte contra as bactérias que causam infecções nas gengivas. Seu corpo também precisa da ingestão de vitamina C para acelerar o processo de cicatrização de feridas. Enquanto isso, a vitamina K é necessária para o processo de coagulação do sangue. Sem uma ingestão adequada de vitamina K, você sangrará mais facilmente, mesmo com pequenos cortes.
A ingestão dessas duas vitaminas é realmente fácil de encontrar na alimentação diária. Você pode obter vitamina C de frutas cítricas, como laranja e limão, goiaba, mamão, kiwi, morango, abacaxi e manga. Enquanto isso, vegetais de folhas verdes como brócolis, espinafre, mostarda, repolho, pepino e alface contêm altos níveis de vitamina K.
A vitamina K também é encontrada em nozes, carne, ovos, leite e laticínios, como queijo, iogurte e kefir.
6. Mudanças hormonais
As alterações hormonais experimentadas pelas mulheres durante a puberdade, gravidez, menstruação e menopausa podem afetar o estado geral da gengiva e da boca.
Isso é desencadeado principalmente por mudanças nos hormônios estrogênio e progesterona durante esses períodos, que podem aumentar o fluxo sanguíneo por todo o corpo, incluindo as gengivas. O aumento do fluxo sanguíneo faz com que o tecido gengival fique vermelho, amolecido e inchado, facilitando o sangramento.
Essas alterações hormonais também alteram a resposta do corpo às toxinas produzidas por bactérias causadoras de placas. Bem, por causa disso, as mulheres tendem a ser mais propensas a doenças gengivais do que os homens.
Especialmente em mulheres grávidas, as mudanças nos hormônios também podem enfraquecer o sistema imunológico, tornando-as mais suscetíveis a infecções gengivais. A Indonésia Dental Association (PDGI) relata que as mulheres grávidas correm um risco maior de desenvolver gengivite no início do trimestre da gravidez.
7. Gengivite
A inflamação das gengivas (gengivite) é o problema oral mais comum que causa sangramento nas gengivas. Essa condição faz com que as gengivas fiquem inflamadas, inchadas e sangrem facilmente. Às vezes, a gengivite também pode causar dor intensa e sensibilidade nas gengivas com problemas.
A gengivite é causada pelo acúmulo de placa (uma camada pegajosa contendo bactérias) que cobre a superfície dos dentes. A placa pode aparecer se você tiver preguiça de escovar os dentes após comer.
Deixada continuamente, a placa pode endurecer e se transformar em tártaro. Com o tempo, o tártaro pode causar inflamação do tecido gengival circundante, tornando-o sujeito a sangramento.
Manter a boca e os dentes saudáveis é a chave principal para prevenir a gengivite. Escolha um creme dental que contenha flúor para ajudar a proteger e manter a resistência dos dentes, de modo que não se danifiquem facilmente.
8. Periodontite
A gengivite não tratada pode progredir para doença gengival ou periodontite. Em outras palavras, a periodontite é uma continuação da gengivite.
Infelizmente, muitas pessoas não sabem que têm essa doença, por isso suas queixas costumam ser ignoradas. Algumas pessoas percebem que têm periodontite quando a condição já é grave e apresenta complicações graves.
A periodontite é uma infecção grave que danifica os tecidos moles e os ossos que sustentam os dentes. Além de fazer com que os dentes caiam ou caiam, a periodontite também pode aumentar o risco de ataque cardíaco, derrame e vários outros problemas graves de saúde.
Portanto, antes que seja tarde demais, verifique cuidadosamente os dentes no dentista. Os dentistas podem fornecer imediatamente um tratamento preventivo ou apropriado se ele encontrar problemas potenciais nos dentes e na boca.
8. HIV (vírus da imunodeficiência humana)
A causa do sangramento frequente nas gengivas também pode ocorrer porque você foi diagnosticado com HIV. Os especialistas dizem que as PVHA (pessoas com HIV / AIDS) correm mais risco de ter problemas dentários e orais do que outras pessoas.
Alguns dos problemas orais mais comuns experimentados por PVHA são sangramento nas gengivas, boca seca, gengivite, periodontite, aftas, herpes oral, leucoplasia e cárie dentária.
Além da própria natureza da doença, que enfraquece o sistema imunológico, o efeito do tratamento também é o mesmo. Como resultado, o organismo das PVHA terá mais dificuldade em combater várias infecções. Incluindo infecções que causam problemas dentários e orais. Isso pode ser agravado se as pessoas que vivem com HIV não cuidam bem dos dentes.
9. Diabetes
As gengivas que costumam inchar e sangrar podem ser um sinal de que você tem diabetes. O diabetes é uma doença crônica que pode afetar todo o corpo, incluindo os dentes e a boca.
Se você tem diabetes e os níveis de açúcar no sangue estão freqüentemente fora de controle, você será mais suscetível a doenças gengivais do que aqueles que conseguem controlar bem o açúcar no sangue. Por que é que?
Os níveis elevados de açúcar no sangue podem enfraquecer o sistema imunológico para combater as bactérias na boca. Como resultado, a placa dentária se formará mais facilmente, o que fará com que as gengivas inflamam e infeccionem.
Além disso, o diabetes também pode piorar a circulação sanguínea. Especialmente se você também fuma. Essa má circulação sanguínea inibirá o fornecimento de sangue fresco oxigenado às partes do corpo que dele precisam, incluindo as gengivas. Isso torna mais fácil para você pegar infecções.
10. Distúrbios da coagulação do sangue
Se você tem histórico de doenças relacionadas a problemas de coagulação do sangue, é mais provável que sinta sangramento nas gengivas. Leucemia (câncer no sangue), hemofilia e trombocitopenia são alguns dos distúrbios da coagulação do sangue que podem fazer com que as gengivas sangrem com frequência.
Essas três doenças tornam difícil para o corpo controlar o sangramento quando há uma lesão. Pequenos cortes podem fazer com que você sangre muito.
Imediatamente ao dentista se as gengivas frequentemente sangram
Conforme descrito acima, há muitas coisas que podem fazer com que suas gengivas sangrem. Desde as pequenas coisas do nosso dia-a-dia que podem realmente ser evitadas até aos sinais de problemas médicos graves.
Portanto, não demore para consultar o dentista se, mesmo depois de mudar seus hábitos, suas gengivas ainda sangram com frequência.
Especialmente se você também estiver experimentando uma série de outros sintomas anormais ou incomuns, como:
- Febre alta que dura vários dias.
- Dor intensa e aguda, apesar de tomar analgésicos.
- Sensação desagradável na boca devido à sensação de um inchaço (abscesso).
- Mau hálito grave devido a um líquido com cheiro desagradável que sai da gengiva ou da boca.
- Dificuldade em abrir a boca dificultando morder, mastigar e até falar.
O dentista fará uma série de exames para determinar o que está causando o sangramento frequente das gengivas. Ao saber a causa, o médico achará mais fácil determinar o tratamento certo de acordo com sua condição.
A consulta regular com o dentista é a melhor forma de verificar e cuidar dos dentes para que estejam sempre limpos e saudáveis. Crie o hábito de marcar uma consulta no dentista a cada 6 meses, independentemente de você ter alguma reclamação.