Alguns são grandes e perfeitamente redondos, alguns são ligeiramente para baixo e espaçados entre os dois, e alguns são pequenos e densos. Na verdade, qual é o formato dos seios de uma mulher que se diz normal e precisa ser examinado por um médico?
O que é o formato normal dos seios femininos?
Os diferentes tamanhos e formas dos seios de cada mulher são geralmente determinados por genes ou hereditariedade familiar. Se sua mãe tem seios grandes e densos, é provável que todas as suas filhas também tenham seios grandes. Vice-versa. Se sua mãe desde muito jovem já teve seios que desciam ligeiramente como um sino, é provável que você também tenha.
Dos vários tipos de seios existentes, os seguintes são considerados normais e saudáveis:
1. Círculo completo
Como o nome indica, este formato de seio parece perfeitamente redondo e cheio na parte superior e inferior. Ou em outras palavras, os seios parecem formar um círculo completo em todos os lados.
2. Grande porta ao lado
Você já observou o formato de seus próprios seios? Eles têm exatamente o mesmo tamanho e formato simétrico? Talvez os dois lados não sejam do mesmo tamanho entre o direito e o esquerdo. Tanto à esquerda quanto à direita, um lado é maior que o outro.
No entanto, você não precisa se preocupar porque seios grandes (assimétricos) ainda são normais e saudáveis. Esta declaração é apoiada por Jennifer Wider, M.D., especialista em saúde da mulher e autora do livro. Wider disse que é normal ter seios grandes de um lado. A diferença de tamanho geralmente não é tão grande e é claramente visível quando vista a olho nu.
Nem todas as mulheres percebem que têm seios grandes na casa ao lado. Na verdade, essa condição pode ocorrer em quase mais da metade da população feminina do mundo. A condição de seios grandes geralmente é observada desde a puberdade.
3. Como um sino
Se você entende o formato de um sino, com certeza conhece o formato desse seio. Ao contrário de uma forma redonda completa que parece igualmente grande em todos os lados, os seios em forma de sino são um pouco estreitos ou pequenos na parte superior, mas parecem cheios na parte inferior.
4. A direção do mamilo é oposta
O formato deste seio parece inclinado de cima para baixo, com a direção branca oposta. Seus seios têm esse formato? Nesse caso, não se preocupe. Porque na verdade isso é normal, desde que não haja outros sintomas preocupantes.
Se você quiser ter mais certeza, pode ir ao médico para uma consulta sobre seios com formatos e direções de mamilos que não estão em ritmo.
5. Conjunto lateral
O formato do seio considerado ideal é redondo e firmemente fundido em ambos os lados para formar um decote sedutor. Mas, na verdade, nem todas as mulheres têm essa forma ideal.
Muitas mulheres que tem um formato de peito com uma distância entre os dois lados que deixa um pouco de espaço no meio. Relaxe, isso ainda é considerado normal e saudável, na verdade, desde que não seja acompanhado de sintomas perturbadores.
6. Lágrima
A forma de 'gota de lágrima' adapta-se à forma da lágrima. Isso significa que seus seios parecem estreitos ou pequenos na parte superior, mas largos e redondos na parte inferior.
Não muito diferente do formato de sino, é que o formato em 'gota' tem mais curvas ou não é realmente redondo na lateral do seio.
7. Delgado
Oposto e formando um sino e uma 'gota de lágrima', forma um seio 'delgado' porque é mais largo e cheio na parte superior. No entanto, a parte inferior dos seios é menor ou mais estreita.
Em outras palavras, esses seios são finos porque não têm muito tecido adiposo.
8. BerGerenjel
Algumas mulheres têm seios protuberantes, traços e textura irregular, também conhecida como protuberante. Em geral, esse formato de mama é normal e não há motivo para preocupação.
A textura irregular da pele da mama também pode indicar estrias ou celulite. Embora tenham uma aparência perturbadora, esses dois problemas de pele não são um sinal de doença grave.
Qual formato de mama indica um problema?
Por trás de algumas formas mamárias normais e saudáveis, é claro que existem alguns sinais que não devem ser subestimados. Portanto, esteja atento quando a forma e o tamanho das mamas mudarem repentinamente, não como de costume, e aponte os seguintes problemas:
1. Dê um solavanco
Um caroço na mama nem sempre significa câncer. Seus seios podem parecer mais densos e ligeiramente protuberantes em certas áreas, especialmente antes e durante a menstruação, gravidez e amamentação, ou ao entrar na menopausa. Normalmente, essas alterações voltarão ao normal depois que você passar por esses períodos.
Você também pode notar protuberâncias ao redor dos mamilos, conhecidas como glândulas de Montgomery. Isso também é completamente normal.
Mas preste atenção quando um caroço no seio aparece de repente (nunca existiu antes), ele cresce e endurece, e não desaparece por muito tempo. Esteja ciente também se a pele da mama está vermelha e dolorida. Isso pode ser um sinal de um nódulo que é um sinal de câncer de mama.
Portanto, as mulheres são encorajadas a realizar rotineiramente o autoexame das mamas (BSE). O objetivo é que anormalidades na forma, tamanho e textura da mama possam ser detectadas e tratadas o mais cedo possível. Não se esqueça de consultar imediatamente um médico para obter o diagnóstico e tratamento corretos.
2. Textura de casca de laranja
A textura normal e saudável da pele da mama deve ser igual à das outras partes. Algumas pessoas podem ter linhas finas nos seios porque estrias ou esticar a pele quando você está ganhando peso ou está grávida. Isso é considerado normal.
A história é diferente se você vir entalhes na casca irregular que são semelhantes à textura de uma casca de laranja. Isso pode ser um sintoma de câncer de mama inflamatório. Nem todas as mamas com textura de casca de laranja são definitivamente um sinal de câncer de mama, porque na maioria dos casos isso pode ser devido à celulite.
Mesmo assim, fique atento se for acompanhado pelos seguintes sintomas:
- inchaço e vermelhidão que podem cobrir um terço ou mais de sua mama
- a aparência da pele que é rosa, avermelhada, roxa ou machucada
- aumento rápido no tamanho dos seios
- sensação de peso, queimação, dor ou sensibilidade no peito
- mamilos que afundam de repente
- gânglios linfáticos inchados sob o braço, perto da clavícula ou ambos
A textura de casca de laranja da mama também pode ser causada por certas infecções, linfedema e efeitos colaterais da terapia ou cirurgia para doenças malignas.
3. Gânglios linfáticos inchados na axila
Os gânglios linfáticos são um conjunto de tecidos do sistema imunológico, cujo trabalho é filtrar fluidos e capturar células com potencial para prejudicar a saúde. Por exemplo, bactérias, vírus e células cancerosas.
Quando a mama tem células cancerígenas com potencial para se transformar em câncer, essas células viajam para os gânglios linfáticos na axila. Em seguida, o inchaço aparece nesta seção até a mama.
Observe se há caroços incomuns ao redor da área da mama até a axila. Não demore a consultar um médico para que possa ser tratado o mais rápido possível.
É normal que o formato dos seios mude com a idade?
Além de mudar durante a menstruação e a gravidez, o formato dos seios geralmente muda com a idade. Para as mulheres que já passaram pela menopausa, os seios geralmente parecem mais soltos, menores e até mudam de forma do que antes.
Todas essas condições são normais e fazem parte das mudanças hormonais no corpo. A diminuição do hormônio estrogênio com a idade fará com que a pele e o tecido conjuntivo da mama se tornem menos elásticos ou rígidos.
Finalmente, os seios aparecerão flácidos e como se estivessem "caídos" para baixo. Mas, novamente, se essas mudanças ocorrerem fora da menstruação, gravidez e menopausa, esteja ciente dos problemas que precisam ser acompanhados por um médico imediatamente.