Para aqueles de vocês que costumam cozinhar menus de comida ocidental ou tradicional, ocidental muitas vezes pode usar alecrim como um intensificador de aroma e sabor. Além de ser uma especiaria, essa planta também é conhecida como aromaterapia quando embalada como óleo essencial. No entanto, esse não é o único benefício do alecrim. Curioso? Confira a seguinte revisão.
Conteúdo nutricional da planta de alecrim
O alecrim (Rosmarinus officinalis) ou mais conhecido na Indonésia como rosmarin vem do Mediterrâneo, na Europa. Esta planta tem a forma de um pequeno abeto que cheira muito bem e é fácil de cultivar em qualquer lugar, desde que o ar não seja muito frio ou muito quente.
Além de poder ser usado diretamente, o óleo de alecrim também costuma ser embalado na forma de chá, seco ou óleo essencial. O alecrim não contém colesterol, açúcar ou sódio, mas é rico em antioxidantes e substâncias antiinflamatórias que são boas para a circulação sanguínea e o sistema imunológico. Em 2 gramas de alecrim fresco picado finamente, existem:
- Energia até 2 calorias
- Fibra dietética até 0,2 gramas
- Vitamina C, vitaminas B e ferro
Os benefícios do alecrim, uma superplanta versátil
O alecrim é conhecido como uma planta versátil porque pode ser usado como condimento, óleo essencial ou chá, pois possui propriedades benéficas à saúde. Aqui estão os benefícios do alecrim que você raramente conhece.
1. Previna a queda de cabelo
Um dos problemas mais comuns com o cabelo é a queda de cabelo. Sem tratamento, essa condição pode causar queda de cabelo e até calvície. A queda crônica de cabelo geralmente ocorre em pessoas com alopecia androgenética, um distúrbio genético nos hormônios sexuais de uma pessoa que ataca os folículos capilares, fazendo-os cair com facilidade.
Um estudo examinou a eficácia do óleo essencial de alecrim em 100 mulheres e homens que sofreram de alopecia androgenética por 6 meses. Os resultados mostram que, o óleo de alecrim pode ajudar a crescer novos cabelos, evitando a calvície.
Em seguida, outro estudo realizado em animais mostrou que o alecrim foi capaz de inibir a produção de DHT, que é uma substância natural produzida para estimular a queda de cabelo.
2. Reduza o estresse
Relatado do Dr. Axe, um estudo conduzido pela Meikai University, School of Dentistry no Japão, disse que cinco minutos de aromaterapia com lavanda e alecrim podem reduzir os níveis de cortisol no corpo, o que pode causar estresse.
3. Melhore a memória
O International Journal of Nueroscience publicou um estudo sobre o efeito do óleo de lavanda e óleo de alecrim inalados no desempenho do cérebro. Na verdade, o alecrim tem um efeito calmante na mente, melhora o humor, melhora a concentração e aguça a memória.
O alecrim também é conhecido por conter substâncias que são carnósico que pode combater os danos às células cerebrais causados pelos radicais livres.
4. Melhorar a função hepática
O alecrim revelou ter propriedades protetoras de calor, ou seja, manter a função hepática normal e prevenir danos a órgãos, como a cirrose. Esta planta pode proteger o fígado, aumentando a produção de bile e tornando o sistema digestivo mais suave.
5. Potencial contra o câncer
Além de ser rico em antioxidantes e antiinflamatórios, o alecrim também possui um componente ativo chamado carnosol. Em um estudo publicado na Cancer Letters, carnosol demonstrou ser um agente anticâncer que pode combater as células cancerosas, mas não danifica outras células saudáveis.
O jornal Nutritiens de 2016 observa que o extrato de alecrim demonstrou exibir propriedades anticâncer in vitro para:
- Câncer de mama
- Câncer de pele
- câncer de próstata
- Câncer de sangue
- Cancer de colo
O que você precisa prestar atenção ao usar alecrim ou produtos processados de alecrim
Embora os benefícios sejam abundantes, o alecrim ainda é seguro para uso em doses baixas. Consumir muito alecrim ou produtos feitos com alecrim pode desencadear efeitos colaterais graves, embora raros, como:
- Vômito e náusea
- Convulsões
- Coma
- Edema pulmonar (acúmulo de líquido nos pulmões)
- Aborto espontâneo
Além disso, o uso de alecrim pode afetar a atividade de alguns medicamentos, como medicamentos para afinar o sangue (varfarina, aspirina, clopidogrel), medicamentos para hipertensão (lisinopril, fosinopril, captropil, enalapril), diuréticos (furosemida) e lítio. Portanto, você deve consultar seu médico antes de usar óleo essencial de alecrim ou outros produtos feitos de alecrim se você tiver certas condições.