Eczema (dermatite atópica) é uma inflamação crônica da pele com os principais sintomas de pele seca e erupção na pele com coceira intensa. A causa da dermatite não é conhecida com certeza. No entanto, o aparecimento das características do eczema está relacionado a vários fatores, tanto internos quanto externos.
As características do eczema vivenciado por cada pessoa podem ser diferentes. O mesmo ocorre com os sintomas que cada pessoa apresenta cada vez que o quadro reaparece. Portanto, os sintomas do eczema devem ser reconhecidos adequadamente porque esta condição requer tratamento regular para evitar o risco de infecções de pele.
Vários fatores que desencadeiam a recorrência do eczema
A inflamação cutânea característica da dermatite atópica pode afetar quase todas as partes da pele que recobrem o corpo. No entanto, os sintomas do eczema são geralmente mais perceptíveis na parte do corpo que apresenta dobras.
É por isso que as pessoas que sofrem de eczema costumam se queixar de coceira na parte interna dos cotovelos, atrás dos joelhos, na nuca e na parte frontal do pescoço. Outros sintomas também podem aparecer nas mãos, rosto e costas.
O eczema pode até afetar a área genital, incluindo o pênis e os testículos nos homens. As características são as mesmas do eczema em outras partes do corpo, além de um odor desagradável nos órgãos genitais e a queda de pelos finos nessa área.
O aparecimento de sintomas de eczema pode ser causado por mais de um fator desencadeante. Uma maneira de controlar os sintomas irritantes do eczema é reconhecer esses fatores.
De acordo com a National Eczema Association, o aparecimento de sintomas de eczema pode ser desencadeado por fatores internos (no corpo), como:
- sistema imunológico sensível
- mutação genética,
- uma história de alergias, asma e eczema dos pais,
- condições de pele seca, e
- mudanças hormonais.
Enquanto isso, os fatores externos ao corpo que podem desencadear os sintomas do eczema incluem:
- exposição a substâncias irritantes, como produtos químicos em produtos de limpeza,
- exposição a alérgenos, como pólen e alimentos,
- estresse desencadeia coceira,
- o uso de roupas com materiais que podem irritar a pele,
- mudar para áreas com temperaturas extremas, e
- infecções bacterianas e virais.
Os sintomas do eczema podem melhorar com o tempo. No entanto, não raramente, essa condição realmente piora. As características do eczema também podem mudar dependendo da gravidade da doença.
Sintomas de eczema de acordo com a gravidade
Em um relatório médico publicado pelo American Family Physician, o desenvolvimento de eczema é conhecido por ocorrer em três estágios clínicos: agudo, subagudo e crônico. Todos os três são distinguidos pela rapidez com que os sintomas aparecem.
A seguir estão as características do eczema com base nos estágios de desenvolvimento da doença.
1. Características do eczema agudo
O eczema agudo é inicialmente indicado por pequenas erupções vermelhas na pele do rosto que aparecem rapidamente. Essas erupções geralmente causam coceira que não desaparece.
A coceira causada pelo eczema é geralmente insuportável, por isso as pessoas tendem a coçar a pele com força. Essa condição pode dificultar as atividades diárias. Na verdade, o eczema pode interferir no sono.
Coçar constantemente a área da pele afetada piora a inflamação da pele. A erupção cutânea do eczema que antes era vermelha se transformou em bolhas, úmida e com líquido escorrendo.
2. Características do eczema subagudo
Quando a inflamação da pele começa a diminuir, o eczema entra no próximo estágio, ou seja, subagudo. O eczema subagudo é uma transição do eczema agudo que aparece rapidamente para o eczema crônico que pode durar anos.
O eczema na fase subaguda apresenta sintomas típicos, como:
- a pele com problema fica seca,
- pele problemática se movendo ou formando úlceras, e
- a coceira começa a diminuir.
3. Características do eczema crônico
O eczema crônico é um eczema que dura anos ou se repete repetidamente. Nesse estágio, a coceira cedeu, mas o hábito de coçar ou esfregar a pele inflamada a longo prazo causa liquenificação.
A liquenificação é uma condição em que as manchas da pele parecem espessas e ásperas. É por isso que o eczema na fase crônica geralmente é caracterizado por descoloração da pele escura.
Os sintomas do eczema são tão diversos que às vezes o diagnóstico pode variar. Os médicos podem diagnosticar esta doença como impetigo, psoríase, sarna ou outras doenças dermatológicas, como dermatite de contato e dermatite seborréica.
4. Sintomas de complicações de eczema
Quando a doença atinge um estágio crônico, os pacientes correm mais risco de desenvolver infecções por eczema. Essa complicação é causada por uma redução na camada protetora da pele danificada pela inflamação.
As características do eczema infectado são a pele que se move aberta ou descascada. Bactérias, fungos e vírus podem infectar as áreas inflamadas da pele. As espécies bacterianas mais comuns que infectam são: Estafilococo e Streptococcus.
A infecção por eczema será difícil de interromper porque essa doença geralmente também afeta o sistema imunológico e torna difícil combater a causa da infecção. Se não for tratado rapidamente, o eczema infectado pode causar várias complicações.
Algumas complicações que podem ocorrer devido à infecção por eczema incluem:
- impetigo,
- infecção herpes vírus simplex (HSV),
- molusco contagioso, e
- eczema herpeticum.
Sintomas de eczema infectado
Os sintomas de eczema na pele infectada geralmente aparecem mais graves e mostram as seguintes características gerais.
- Pele com bolhas.
- Pele com muita coceira.
- Há uma sensação de queimação na pele infectada.
- Infecções graves podem causar febre e calafrios.
- A secreção da pele afetada pelo eczema pode ser clara ou pus que é branca e amarela.
- Edema das glândulas nas axilas, pescoço e virilha.
Quando você sentir os vários sintomas de infecção acima, consulte imediatamente um médico antes que a infecção se torne mais séria e cause outras complicações.
O eczema que foi infectado, mas não tratado ou não recebeu tratamento adequado, pode causar as seguintes complicações.
- Eczema é longo e prolongado tão difícil de tratar.
- Comichão e bolhas que pioram a cada dia.
- Resistência (imune) a cremes esteróides tópicos devido ao uso de longo prazo.
- O surgimento de tecido cicatricial / quelóide na pele.
- A presença de distúrbios do crescimento em crianças devido ao uso prolongado de esteróides.
- Sepse (envenenamento do sangue).
Sinais de eczema em crianças e bebês
O eczema em bebês geralmente começa a aparecer nos primeiros 6 meses. Relatórios da Academia Americana de Dermatologia, dermatite atópica também conhecida como eczema geralmente mostra sintomas diferentes em bebês e crianças.
As características do eczema que aparecem em bebês e crianças nos estágios iniciais geralmente não são muito óbvias. As erupções vermelhas aparecem em formas menores.
1. Sintomas de eczema em bebês
Os sintomas do eczema geralmente aparecem quando a criança tem 2 a 3 meses de idade. Aqui estão alguns sinais de eczema em bebês.
- Uma erupção que aparece de repente.
- Pele seca, escamosa e coceira.
- Os sintomas aparecem no couro cabeludo e no rosto, especialmente nas bochechas.
- A pele escamosa pode rachar e exsudar líquido.
- Dificuldade em dormir porque a pele coça muito.
- O surgimento de infecção devido ao arranhão da pele ao ser ferido.
Os pais geralmente também ficam preocupados se seu filho também tiver eczema de fralda. Nos casos de dermatite atópica, as características raramente são encontradas nas partes do corpo do bebê usando fraldas ou na virilha e nas nádegas.
2. Sintomas de eczema em crianças
Em crianças, os sinais de eczema começam a aparecer aos 2 anos até a puberdade. Aqui estão as várias características do eczema em crianças que geralmente aparecem.
- Uma erupção na pele, especialmente nas dobras dos cotovelos ou joelhos. Às vezes, o eczema também aparece nas mãos, pescoço, pés ou dobras das nádegas e pernas.
- Coceira insuportável na área inflamada da pele.
- A superfície da pele é irregular porque há uma protuberância ou espessamento da pele que às vezes é permanente.
- A pele da área afetada é mais clara ou mais escura.
Quando devo consultar um médico?
Os sintomas do eczema podem piorar e reaparecer mais rapidamente se você não receber um tratamento para o eczema. Você não deve atrasar a consulta com um médico se você ou seu filho apresentarem os seguintes sintomas:
- Dificuldade para dormir porque a coceira piora à noite.
- As atividades diárias são interrompidas.
- A pele dói.
- A pele parece infectada, por exemplo, aparecendo linhas vermelhas, pus, crostas.
- Os remédios caseiros usados não ajudam a aliviar os sintomas.
- Olhos ou visão prejudicados.
O eczema não tem cura, mas você pode aliviar os sintomas que surgem com medicamentos. O tratamento certamente será mais adequado se você reconhecer os sintomas do eczema o mais cedo possível.
Além disso, reconhecer as características do eczema também pode prevenir a recorrência da doença, bem como ajudar no processo de diagnóstico do médico.