Para manter a pele limpa, seu rosto deve ser limpo regularmente. Além da escolha dos produtos de limpeza de acordo com as condições da pele, a temperatura da água para lavar o rosto também precisa ser considerada para seu efeito na pele. Entre água fria e água morna, qual é a melhor para lavar o rosto?
Lavar o rosto com água morna ou fria?
Todos os dias, a pele é exposta a várias bactérias, sujeira, suor e poluentes. Se não for limpa corretamente, a pele pode ser problemática. Começando por obstruir os poros, causando acne, irritação na pele, para acelerar o envelhecimento.
É por isso que você precisa lavar o rosto adequada e regularmente. Os produtos de limpeza podem remover com eficácia a sujeira e a oleosidade da pele. No entanto, o limpador errado pode irritar a camada mais externa da pele.
Além da escolha dos produtos de limpeza, também deve ser considerada a temperatura da água do enxágue. O motivo é que a temperatura da água pode afetar o estado da pele. Então, qual é melhor, lave o rosto com água morna ou água fria?
"Água fria é ótima para a pele", diz Kay Greveson, profissional de saúde e beleza da Regents Park Aesthetics. Revista de Saúde Feminina.
A exposição à água fria na pele pode aumentar a circulação sanguínea, fazendo com que a pele brilhe. Além disso, a água fria também ajuda a contrair os capilares para remover a vermelhidão causada pela inflamação.
Dr. Michael Barnish, médico estético do Dr. Jonquille Chantrey Clinic também acrescenta: "A água fria pode bloquear a temperatura central, reduzir os poros e ajudar a melhorar a textura e a aparência da pele."
Enquanto isso, lavar o rosto com água morna tem seus próprios benefícios, como aumentar a circulação sanguínea no rosto. Isso permite que o sangue e os nutrientes circulem adequadamente pelas células da pele e mantém a pele saudável.
Além disso, a exposição à água quente também relaxa os músculos ao redor do rosto e ajuda a dilatar os poros da pele, facilitando a limpeza.
Então qual é o melhor?
Ambos proporcionam benefícios para a estrutura da pele. No entanto, a Academia Americana de Dermatologia recomenda lavar o rosto com água morna.
Os benefícios da água fria mencionados anteriormente serão mais eficazes se você fizer isso por 15 segundos, passando água fria no rosto. Às vezes, a exposição à água fria durante esse período faz com que a pele fique dormente, embora pareça fresca.
Água fria pode ser mais adequada para lavar o rosto quando você está com sono. A sensação de frio da água pode deixar seu rosto e olhos mais refrescados.
Mais importante ainda, evite água quente para lavar o rosto. A água quente pode remover a substância gordurosa (queratina), que funciona para reter a água. Como resultado, a queratina será danificada e não conseguirá reter a umidade da pele, tornando-a seca.
Dicas para lavar o rosto adequadamente
Agora, você sabe que lavar o rosto com água morna é melhor. Mesmo assim, você ainda precisa limpar o rosto da maneira certa.
Algumas etapas para lavar o rosto adequadamente, além de água morna, incluem o seguinte.
- Escolha um limpador facial que não contenha álcool. O álcool torna a pele seca.
- Molhe o rosto com água morna enquanto massageia suavemente o rosto.
- Use uma quantidade adequada de limpador facial, do tamanho de uma ervilha, se for sólido.
- Primeiro, esfregue o limpador com as palmas das mãos e, em seguida, esfregue-o no rosto.
- Não esfregue, massageie suavemente e lentamente.
- Enxágue novamente com água morna e seque a pele do rosto com uma toalha macia.
- Continue aplicando produtos hidratantes para que a pele não seque.