A impressão é que não é importante falar de defecação (BAB). No entanto, lembre-se de que a defecação é, na verdade, uma atividade relacionada a reações biológicas. Os hábitos do CAPÍTULO podem até mesmo representar o estado de saúde de uma pessoa.
É por isso que, embora pareça trivial, os fatos únicos relacionados ao BAB no próximo artigo precisam ser discutidos. Quais são os fatos?
Vários fatos relacionados à defecação
O significado de "defecação normal" pode variar de pessoa para pessoa. Tem gente que consegue defecar todos os dias com regularidade, tem quem tem azia com facilidade depois de comer, e tem quem escolhe entre o vaso sanitário agachado e o sanitário sentado.
De todas essas variações, qual é realmente saudável para você? Abaixo está uma explicação das respostas de vários especialistas, bem como de várias outras fontes.
1. A frequência de defecação varia muito
Uma pessoa normal defeca uma a duas vezes por dia. No entanto, também existem aqueles que têm dificuldade em defecar até uma vez a cada três dias. Contanto que seu estômago esteja bem e você não tenha dificuldade para defecar, isso significa que não há problema.
Então, o que acontece se você geralmente defecar uma vez por dia e, de repente, mudar para três ou quatro vezes por dia? Não se preocupe ainda. Isso pode ser devido a mudanças nos ingredientes e na dieta.
Mudanças como essa podem ser um sinal de uma coisa boa, como aumento dos níveis de fibras no corpo. No entanto, se sentir dor de estômago ou desconforto persistente, consulte um médico imediatamente.
2. Os movimentos intestinais programados são melhores
Se você defecar no mesmo horário todos os dias e sentir que pode controlar o horário, seu sistema digestivo está em ótima forma. Mesmo assim, não tenha medo se suas condições digestivas não forem assim.
Felice Schnoll-Sussman, M.D., gastroenterologista do Jay Monahan Center, EUA, afirma que a posição de dormir cobrirá seu estômago enquanto você dorme. No dia seguinte, a sujeira vai pressionar para baixo, causando azia.
Um momento comum para muitas pessoas sentirem azia é quando voltam do trabalho. Depois de concluir todo o trabalho rotineiro, o corpo se sentirá relaxado. Este é o momento ideal para os intestinos moverem os resíduos alimentares em direção ao reto.
3. Azia súbita não significa necessariamente que seja ruim
Você já sentiu azia de repente depois de comer? Lisa Ganjhu, professora de clínica médica do NYU Langone Medical Center, nos Estados Unidos, disse que esse é um reflexo normal que ocorre no sistema digestivo do bebê.
O reflexo não parece mudar em algumas pessoas e isso é perfeitamente normal. Mesmo que não pareça certo, você não precisa se preocupar. Schnoll-Sussman afirma que, desde que você consiga segurar seus movimentos intestinais, é normal.
No entanto, se a azia for insuportável e as fezes parecerem coradas, isso pode ser um sintoma de diarreia. Fezes com cheiro ruim, aguadas ou com outras características incomuns também podem ser um sinal de uma série de distúrbios digestivos.
4. O café estimula os movimentos intestinais
O café pode realmente te ajudar alfabetizado pela manhã, mas essa bebida também pode causar azia em algumas pessoas. O cérebro por trás de tudo isso é a cafeína, um estimulante natural que afeta o sistema nervoso e vários órgãos.
Lançando um estudo em European Journal of Sport Science , a cafeína torna os músculos dos órgãos do cólon mais ativos. O intestino grosso então se contrai, empurrando as fezes em direção ao reto. Isso é o que faz você sentir azia.
Excepcionalmente, o café descafeinado que não contém cafeína pode causar o mesmo efeito. Essa bebida pode ativar a gastrina ou a colecistocinina, um hormônio digestivo que ajuda a empurrar os alimentos pelos intestinos.
5. A menstruação faz você defecar com mais frequência
Além da dor abdominal, a síndrome pré-menstrual (TPM) também pode causar inchaço, cólicas e evacuações mais frequentes. Algumas mulheres também se queixam de fezes aquosas, como diarreia. Tudo isso parece ter a ver com hormônios.
Os cientistas afirmam que, durante o período menstrual, o corpo da mulher libera mais do hormônio prostaglandina. Esse hormônio desencadeia a contração dos músculos uterinos. Não raro, essas contrações se espalham para os intestinos, causando azia.
6. Defecar durante o agachamento é melhor
O debate sobre a posição de um movimento intestinal saudável é realmente interminável. No entanto, os especialistas provaram que um ângulo corporal de 90 graus acima do assento do vaso sanitário não é o melhor. Em vez disso, agachar-se com um ângulo corporal de 45 graus é o correto.
O agachamento muda a posição do reto de forma que você possa evacuar sem forçar muito. Por outro lado, a posição sentada exerce pressão sobre o reto, então você precisa passar mais tempo concluindo a evacuação.
Agachar-se enquanto defeca é certamente difícil se você só tiver um banheiro em casa. Para superar isso, tente usar uma ferramenta que você possa usar como ponto de apoio. Esta ferramenta mudará o ângulo do seu corpo, facilitando a passagem das fezes.
7. Você defeca menos quando viaja
Alguns de vocês podem ter evacuado com dificuldade durante a viagem. De alguma forma, você, que costumava evacuar regularmente, sente prisão de ventre por dias fora de casa.
Para aqueles que viajam de avião, sentar-se por horas em um avião com diferentes pressões de ar pode, na verdade, fazer os intestinos perderem fluidos. Como resultado, o movimento das fezes no intestino grosso torna-se mais lento.
As férias também podem desidratar você, porque você não bebe água com tanta frequência quanto em casa. Sem perceber, você também pode comer alimentos diferentes do habitual ou sentir-se desconfortável ao ter que defecar em um novo local.
8. Todos precisam de um horário diferente para defecar
Assim como a frequência, a duração das evacuações de cada pessoa também é diferente. Alguns demoram muito para concluir um CAPÍTULO, mas muitos podem levar menos de cinco minutos.
Essa diferença é, na verdade, razoável, desde que não seja causada por constipação severa ou pelo hábito de tocar no celular durante as evacuações. Mesmo assim, o tempo mais longo que você gasta defecando não deve ser superior a 5 a 10 minutos.
Agachar-se, especialmente ficar sentado no banheiro por muito tempo, pode aumentar a pressão no reto e ânus. O sangue vai se acumulando gradualmente nas veias ao redor dessa área. Se você se esforça com frequência, tudo isso pode ser a causa de hemorróidas.
Cada pessoa tem uma experiência intestinal diferente. Contanto que você não tenha nenhum problema de saúde específico, essa diferença não deve ser grande coisa.
Mesmo assim, o hábito intestinal pode indicar seu estado de saúde. Se você tiver uma condição incomum, consulte imediatamente um médico para obter a solução certa.