Causas de perda de cabelo severa, sinais de calvície ou certas doenças?

O cabelo é a coroa da cabeça. Portanto, não se surpreenda se ter cabelos grossos, saudáveis ​​e fortes é o sonho de todo mundo. Porém, não é raro encontrarmos torrões de queda de cabelo entupindo os ralos do banheiro, aglomerados em nós no pente, nos travesseiros da cama ou mesmo em nossas escrivaninhas. Isso não apenas pode fazer você se sentir inferior, mas também a severa queda de cabelo o faz pensar. Isso é normal ou um sinal de calvície? Ou existem certas condições ou doenças que causam perda de cabelo severa?

Por que o cabelo cai?

O cabelo é feito de queratina, uma proteína especial produzida nas raízes do cabelo (folículos). Quando o folículo produz novas células ciliadas, as células ciliadas antigas são empurradas para fora da camada da pele. Este cabelo solto é na verdade um fio de células mortas de queratina.

O processo de crescimento do cabelo também não é tão fácil. Existem três estágios que precisam ser passados ​​até que o cabelo caia completamente. O primeiro é o estágio anágeno, que é o estágio de crescimento ativo da fibra capilar. Este estágio pode durar de 2 a 7 anos. Tanto quanto 80-85 por cento do cabelo que você tem agora está na fase anágena.

O próximo estágio é o catágeno, também conhecido como fase de transição. A fase catágena é caracterizada por pêlos que param de crescer. Essa fase geralmente dura de 10 a 20 dias. O terceiro estágio é a fase telógena, que ocorre quando o cabelo para completamente de crescer e começa a cair. Até 10-15 por cento do cabelo está na fase telógena, que geralmente dura até 100 dias.

Após a fase telógena estar completa, o processo de crescimento do cabelo começa novamente para a fase anágena.

Quando a queda de cabelo ainda é considerada normal?

A taxa normal de crescimento do cabelo é de cerca de 1 centímetro por mês. O adulto médio tem de 100.000 a 150.000 fios de cabelo, e de 50 a 100 fios caem todos os dias. Esse número ainda é relativamente normal e nada com que se preocupar.

Eflúvio telógeno, a causa mais comum de queda severa de cabelo

O eflúvio telógeno (ET) é a segunda causa mais comum de queda de cabelo diagnosticada por um dermatologista ou dermatologista. Essa condição ocorre quando há uma mudança no número de folículos capilares que geram cabelo.

O TE aparece pela primeira vez caracterizado pelo afinamento do cabelo, que só pode ser visto em certas áreas da cabeça. Ou pode ser distribuído uniformemente, mas uma área pode parecer mais fina que a outra. Normalmente TE é mais visível na coroa. No entanto, o TE muito raramente causa queda de cabelo tão severa que fica completamente careca ou careca.

A causa da queda de cabelo é influenciada por vários fatores, como:

  • Dar à luz
  • Estresse (mulheres que experimentam TE geralmente experimentam queda de cabelo dentro de 6 semanas a 3 meses após forte estresse)
  • Perda de peso drástica
  • Febre alta
  • Operação
  • O processo de cura de doenças, especialmente quando acompanhado de febre alta
  • Pare de usar pílulas anticoncepcionais

No entanto, a queda de cabelo devido ao eflúvio telógeno é temporária e é a forma do corpo se ajustar às mudanças que ocorrem em decorrência desses fatores.

O crescimento do cabelo volta ao normal conforme o corpo se recupera dos fatores acima, geralmente dentro de 6 a 9 meses.

Quando devo ir ao médico sobre minha queda de cabelo?

Na verdade, a maioria das causas da queda de cabelo não é motivo de preocupação. No entanto, se a quantidade de queda de cabelo que você experimentou está além dos limites normais, nunca é demais consultar um médico. A queda de cabelo grave pode ser causada por doenças autoimunes, como alopecia areata, lúpus e síndrome dos ovários policísticos (SOP).

Se você passar pela mesma coisa e estiver preocupado com a quantidade de cabelo que está caindo, consulte um dermatologista e um ginecologista. Este médico pode cuidar de casos relacionados à pele, cabelo e unhas para que você possa ser tratado imediatamente.