O consumo de comida picante pode causar dor e uma sensação de estômago embrulhado. Felizmente, existem algumas maneiras fáceis de se livrar de uma dor de estômago causada pela ingestão de alimentos picantes.
Várias maneiras de se livrar da dor de estômago comendo picante
A dor no estômago após a ingestão de alimentos picantes geralmente é desencadeada por um composto químico chamado capsaicina. Esta molécula composta se liga a receptores nervosos que transmitem sinais de dor ao cérebro.
Além disso, comer alimentos picantes também pode interferir na digestão. Para evitar a irritação causada pela capsaicina, a parede do estômago produz um muco especial.
Se você comer alimentos muito picantes ou com muita frequência, a exposição à capsaicina tornará o muco menos eficaz na proteção. Como resultado, você sentirá dor de estômago.
Bem, existem várias maneiras que você pode fazer para ajudar a superar uma dor de estômago depois de comer alimentos picantes, que estão abaixo.
1. Beba água fervida de gengibre
Desde os tempos antigos, muitas pessoas usaram o gengibre para diversos fins de saúde. Um deles é como ingrediente natural para superar problemas estomacais.
O conteúdo de compostos antiinflamatórios no gengibre pode aliviar queixas de dor abdominal, flatulência, diarreia, náuseas e vômitos, até a síndrome do intestino irritável (SII).
Você pode consumir esse alimento de várias formas. Você pode misturar algumas fatias de gengibre com chá ou beber água de gengibre fervido diretamente.
2. Beba chá camomila
Chá camomila ou a camomila também tem compostos antiinflamatórios que podem reduzir a inflamação, estimular a secreção de gases e relaxar os músculos do trato digestivo.
Portanto, muitas pessoas também usam os benefícios do chá de camomila como uma forma de ajudar a se livrar da dor de estômago causada pela ingestão de alimentos picantes.
Às vezes, os problemas de dor de estômago podem piorar. Isso ocorre porque a comida picante também pode aumentar a produção de ácido estomacal e causar irritação.
Estudo em Relatórios de Medicina Molecular mostre os benefícios do chá camomila pode reduzir a produção de ácido gástrico, que é tão eficaz quanto os medicamentos para o ácido gástrico em geral.
3. Usando uma compressa quente
As compressas quentes não tratam a dor de estômago diretamente. No entanto, a sensação de calor irá distraí-lo da dor e relaxar os músculos do trato digestivo.
Você pode usar vários itens em casa para fazer uma compressa quente, como uma toalha embebida em água morna, uma garrafa cheia de água morna ou almofada de aquecimento .
Coloque uma compressa quente no estômago quando começar a sentir dor após comer alimentos picantes. No entanto, não o use por muito tempo, pois isso pode irritar a pele.
4. Beba uma mistura de limão e mel
Se comida picante deixar você enjoado, experimente beber uma mistura de limão e mel. A mistura desses dois ingredientes pode aliviar o picante na boca.
O mel contém grãos de açúcar naturais que absorvem a capsaicina, enquanto a natureza ácida do limão pode neutralizar a capsaicina ligando-se às suas moléculas.
No entanto, tome cuidado se você tiver problemas de estômago, como refluxo ácido (DRGE) e irritação do estômago. Porque o conteúdo ácido dos limões pode piorar os sintomas.
5. Consumir alimentos e bebidas com solvente de capsaicina
Uma das melhores maneiras de se livrar da dor de estômago causada por comida picante é eliminar a causa, a saber, a capsaicina.
Para reduzir os efeitos da capsaicina que causam distúrbios do trato digestivo, você precisa consumir alimentos e bebidas que possam dissolvê-la.
Basicamente, a capsaicina se dissolve na gordura. Então você pode dissolver a capsaicina consumindo leite gordura total , iogurte, manteiga de amendoim ou um pouco de azeite.
6. Siga a dieta BRAT
Quando você tem dor de estômago, pode mudar sua dieta. A dieta BRAT é bastante eficaz se você estiver passando por distúrbios digestivos, um dos quais é devido à ingestão de alimentos picantes.
Acredita-se que a dieta BRAT que consiste em bananas, arroz, purê de maçã e torradas seja benéfica para acalmar dores de estômago.
Este tipo de alimento é pobre em fibras, por isso é mais fácil para o seu corpo digerir. Se a dor abdominal for acompanhada de diarreia, a dieta BRAT também ajuda a compactar as fezes e prevenir os sinais de desidratação.
7. Beba chá hortelã-pimenta
Se você tem dor de estômago, tente beber chá hortelã-pimenta . Esta planta à base de ervas é conhecida há muito tempo como um medicamento tradicional para tratar distúrbios digestivos.
Para citar o Monte Sinai, hortelã-pimenta tem um efeito calmante e alivia os sintomas de dor abdominal, graças ao conteúdo de mentol e salicilato de metila, que têm efeitos antiespasmódicos.
Esses efeitos podem ajudar a acalmar o trato digestivo. Na verdade, vários estudos apóiam o uso de hortelã-pimenta para distúrbios digestivos, como a síndrome do intestino irritável (SII).
Além de preparar uma xícara de chá hortelã-pimenta , você também pode chupar balas ou mascar folhas de hortelã diretamente. Alguns desses métodos você pode fazer para se livrar dos efeitos colaterais da dor de estômago devido ao consumo de alimentos picantes.
No entanto, você realmente não deve comer comida picante em excesso, porque pode ter um impacto de longo prazo nos órgãos do estômago.
Se a dor abdominal não diminuir, essa condição pode indicar um sério problema de saúde. Melhor, consulte imediatamente um médico para tratamento posterior.