8 tipos comuns de doenças oculares na Indonésia |

Os casos de cegueira na Indonésia como um todo não são tão altos. Mesmo assim, a deficiência visual e a cegueira ainda são um grave flagelo para a saúde, principalmente no grupo de idosos. O alto índice de cegueira em idosos é em grande parte devido à catarata, que pode de fato se desenvolver com a idade. Então, quais são os outros tipos de doenças oculares mais comuns?

Quais são as doenças oculares mais comuns?

A lista a seguir fornece uma explicação das doenças oculares comuns. Chame seu oftalmologista imediatamente se sentir algum desses sintomas.

1. Catarata

A catarata é uma das causas mais comuns de cegueira na Indonésia, chegando a atingir 50%. De acordo com dados de Riskesdas do Ministério da Saúde da República da Indonésia em 2013, para cada 1.000 pessoas, há 1 novo paciente de catarata. Os maiores casos de catarata ocorreram na província de Sulawesi do Norte e o menor foi ocupado por DKI Jakarta.

O alto número de casos de cegueira por catarata na Indonésia é causado principalmente pela ignorância de já ter tido catarata e / ou pelo desconhecimento dos sintomas da catarata.

A catarata causa o embaçamento do cristalino, de modo que a visão pode parecer embaçada no início. Pessoas com catarata geralmente têm dificuldade para enxergar à noite, são sensíveis à luz e não conseguem distinguir as cores com clareza.

Além da idade, várias coisas que podem aumentar o risco de catarata desde tenra idade são genética, diabetes não tratada, hipertensão não tratada, tabagismo e outras doenças oculares.

2. Glaucoma

Esta doença ocular é responsável por 13,4% dos casos de cegueira na Indonésia. O glaucoma ocorre quando a pressão ocular elevada danifica o nervo óptico, que é responsável pela visão.

Existem dois tipos de glaucoma, nomeadamente glaucoma primário de ângulo aberto e glaucoma de ângulo fechado. Ambos podem ser causados ​​por idade, hereditariedade, complicações de hipertensão ocular, complicações de diabetes, a certas doenças oculares, como descolamento de retina e retinite (inflamação da retina).

O glaucoma pode ser evitado com a detecção precoce da doença subjacente e com o tratamento adequado.

3. Problema de refração

Os problemas de refração ocular são distúrbios visuais que fazem com que a luz que entra no olho não seja focada diretamente na retina. Erros de refração causam cegueira em 9,5% na Indonésia.

Alguns dos erros de refração do olho incluem:

  • Miopia (hipermetropia / hipermetropia): causa visão embaçada ao olhar para objetos próximos, como ao ler um livro ou usar um computador.
  • Miopia (miopia): causa visão embaçada ao olhar para objetos à distância, como ao assistir TV ou dirigir.
  • Astigmatismo: causa visão dupla ao observar objetos de perto ou de longe (olhos cilíndricos).
  • Presbiopia (olhos velhos): ocorre a partir dos 40 anos de idade, o que causa visão embaçada de perto. Esta condição está associada ao aumento da idade.

Os sintomas comuns de refração do olho são a incapacidade de ver objetos claramente (longe ou perto), visão turva ou fantasma, até que a cabeça fique tonta ao focar o ponto de visão em um objeto.

4. Conjuntivite (olho rosa)

A conjuntivite ou irritação ocular ocorre frequentemente na Indonésia devido à exposição a vapores poluentes, alergias, exposição a produtos químicos (sabonete ou shampoo), a infecções (vírus, bactérias e fungos). A conjuntivite causa olhos vermelhos, doloridos, com coceira e lacrimejamento e inchaço ao redor da área dos olhos. Olhos vermelhos podem ser curados com o uso de colírios.

5. Pterígio

O pterígio é uma doença ocular devido à presença de uma membrana mucosa que cobre a parte branca dos olhos. Esta doença ocular ocorre frequentemente devido à exposição frequente à radiação solar.

Os sintomas podem incluir olhos vermelhos, visão turva e olhos quentes ou com coceira. A presença da membrana mucosa também faz com que os olhos pareçam um objeto estranho cintilando. O pterígio pode ser curado pela prescrição de colírios de corticosteroide para prevenir complicações posteriores ou por cirurgia.

6. Retinopatia diabética

Citado na Mayo Clinic, a retinopatia diabética é uma complicação do diabetes que ataca os olhos. Esta doença ocular é causada por danos aos vasos sanguíneos do tecido sensível à luz na parte posterior do olho (retina).

No início, a retinopatia diabética pode não causar sintomas ou mostrar apenas problemas leves de visão. No entanto, essa condição pode levar à cegueira, eventualmente.

Essa condição pode se desenvolver em qualquer pessoa com diabetes tipo 1 ou 2. Quanto mais tempo você tem diabetes ou quando o açúcar no sangue está mal controlado, maior a probabilidade de desenvolver retinopatia diabética.

7. Degeneração macular relacionada à idade

Degeneração macular relacionada à idade ou degeneração macular relacionada à idade (DMRI) Ocorre quando uma parte da retina chamada mácula é danificada. Com a AMD, você perderá sua visão central.

Nesse estado, você não consegue ver bem os detalhes. No entanto, sua visão periférica (lateral) permanecerá normal. Por exemplo, você olha para um relógio. Você pode ver os dígitos das horas, mas não os ponteiros.

A degeneração macular relacionada à idade é uma doença ocular muito comum. Esta condição é uma causa comum de perda de visão em pessoas com 50 anos de idade ou mais.

8. Estrabismo

Estrabismo é uma condição em que seus olhos não se alinham corretamente e apontam para direções diferentes. Você pode conhecê-lo pelo termo estrabismo.

O estrabismo afeta a visão, porque os dois olhos devem estar apontando para o mesmo lugar para ver bem. Essa condição pode resultar de uma série de coisas, incluindo diabetes, traumatismo craniano ou lesão dos músculos oculares após cirurgia ocular.

Algumas das doenças oculares acima podem ser tratadas e evitar que piorem e coloquem em risco a sua visão. Como um esforço de prevenção precoce, você pode consultar um oftalmologista regularmente. Dessa forma, você pode descobrir com antecedência se há certas condições em seus olhos.