A anemia é um problema de saúde comum, especialmente nas mulheres. Infelizmente, muitas pessoas não percebem que ele sofre de anemia. Os sintomas de anemia, como fadiga, às vezes são tidos como certos por algumas pessoas. Mesmo assim, você ainda precisa saber como lidar com a anemia para que essa condição não interfira. Confira as várias opções de tratamento de anemia para você.
Como lidar com a anemia
O tratamento da anemia visa aliviar os sintomas e prevenir as complicações da anemia que podem ocorrer.
Muitas coisas podem causar anemia, como perda excessiva de sangue, diminuição da produção de glóbulos vermelhos ou glóbulos vermelhos danificados.
É por isso que o médico primeiro descobrirá a causa da anemia que você está enfrentando por meio de uma série de exames e procedimentos de diagnóstico de anemia.
Dessa forma, o médico pode determinar o tratamento certo para tratar sua anemia.
Algumas das opções de tratamento comuns fornecidas para tratar sua anemia incluem o seguinte.
1. Consumo de ferro
A anemia por deficiência de ferro (deficiência de ferro) é um tipo de anemia muito comum em muitas pessoas.
Essa condição ocorre especialmente em mulheres que apresentam menstruação intensa.
A anemia por deficiência de ferro é causada pela falta de ferro no corpo, de forma que o corpo é incapaz de produzir glóbulos vermelhos em quantidade suficiente.
Por isso, aumentar a ingestão de ferro é uma das opções de tratamento para tratar a anemia. Você pode obter ferro adicional com alimentos ou suplementos.
Alguns alimentos ricos em ferro incluem:
- Carne vermelha,
- gema de ovo,
- frutos do mar,
- trigo e
- nozes.
Além disso, comer chocolate também pode ser uma maneira divertida de tratar a anemia, bem como de prevenir a anemia, tanto chocolate comum quanto chocolate chocolate escuro ambos ricos em ferro.
A pesquisa revelou que existem mais antioxidantes no chocolate do que nas frutas vermelhas.
No entanto, é melhor com um teor de grãos de cacau de pelo menos 70%.
Se decidir tomar suplementos de ferro, consulte primeiro o seu médico.
Os suplementos de ferro devem ser tomados uma hora antes das refeições para que sejam bem absorvidos pelo corpo.
2. Consumo de vitamina C
Além do ferro, o consumo de vitamina C também é uma forma de tratar a anemia. Isso ocorre porque a vitamina C ajuda a melhor absorção de ferro no corpo.
Bebê-lo junto com o ferro pode ajudar seu corpo a obter uma ingestão ideal de modo que seja capaz de produzir quantidades adequadas de hemoglobina.
3. Consumo de vitamina B12 e ácido fólico
A anemia também pode ocorrer porque o corpo carece de vitamina B12 e ácido fólico. Esses dois nutrientes também são necessários ao corpo para produzir glóbulos vermelhos saudáveis.
Para superar isso, você certamente precisa aumentar a ingestão de alimentos que contenham vitamina B12, como:
- eu no,
- fígado de galinha,
- peixe,
- ostra,
- Concha,
- leite,
- queijo dan
- ovo.
Além disso, você também precisa consumir fontes de ácido fólico, como vegetais verdes e leite.
Se necessário, seu médico pode lhe dar injeções de vitamina B12 ou suplementos de vitamina B12 e ácido fólico para tratar a anemia.
4. Consumo de probióticos
Os probióticos não aumentam diretamente a produção de glóbulos vermelhos. No entanto, os probióticos podem ajudar a manter o sistema digestivo saudável.
Um intestino saudável pode continuar a trabalhar de forma eficaz e eficiente para absorver vários nutrientes que o corpo necessita dos alimentos.
Um estudo da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, descobriu que o ferro e as vitaminas B no sangue aumentam em pessoas que tomam suplementos probióticos regularmente.
Isso prova que os probióticos podem desempenhar um papel no tratamento da anemia.
Além de suplementos, você pode obter probióticos de alimentos saudáveis, como iogurte, picles, tempeh e outros alimentos fermentados.
5. Drogas
Os médicos geralmente prescrevem certos medicamentos para tratar a anemia devido a certas causas, como problemas auto-imunes.
Alguns medicamentos para tratar a anemia costumam ser prescritos por médicos como tratamento para a anemia, entre outros.
- Imunossupressores, como ciclosporina e globulina antitimócito, para pacientes com anemia aplástica que não podem ser submetidos a transplante de medula óssea.
- Drogas como sargramostim, filgrastim e pegfilgrastim são úteis para ajudar a estimular a medula óssea a produzir novas células sanguíneas.
- Deferasirox para se livrar do excesso de ferro.
6. Transfusão de sangue
Os médicos podem recomendar transfusões de sangue para o tratamento de certos tipos de anemia. A anemia hemolítica pode exigir transfusões de sangue, mas é rara.
Além disso, a transfusão de sangue também não é um medicamento patenteado para a anemia aplástica. Este tratamento apenas alivia os sintomas e não fornece células sanguíneas que a sua medula óssea não pode produzir.
Enquanto isso, na anemia por talassemia, as transfusões de sangue podem ser feitas a cada poucas semanas.
7. Transplante de células de medula óssea
Tratamento com transplante de células-tronco (células-tronco) na medula espinhal pode ser usado para condições graves de anemia aplástica. Este transplante de medula óssea é geralmente realizado em um paciente jovem e, geralmente, as células-tronco são doadas por irmãos.
Este tratamento também pode ser feito para tratar o problema da anemia causada pela talassemia, que é bastante grave.
Isso pode eliminar a necessidade de transfusões de sangue por toda a vida e do consumo a longo prazo de medicamentos estimuladores de sangue específicos para anemia.
Discuta mais com seu médico se você acha que tem sintomas de anemia ou se foi oficialmente diagnosticado. O médico receitará o medicamento mais adequado para a causa da sua anemia.
8. Cirurgia
A cirurgia pode ser uma opção de tratamento para certos tipos de anemia.
Pessoas com anemia hemolítica podem precisar de cirurgia para substituir válvulas cardíacas danificadas, remover tumores ou reparar vasos sanguíneos anormais.
Se a anemia hemolítica persistir apesar do tratamento, seu médico pode recomendar uma esplenectomia. Esta é a remoção cirúrgica do baço como último recurso.
A maioria das pessoas ainda pode levar uma vida normal sem baço.
9. Plasmaferese
A anemia também pode ocorrer porque o plasma sanguíneo em seu corpo contém anticorpos que atacam as células saudáveis do corpo (autoimunes), incluindo os glóbulos vermelhos.
O tratamento da anemia com o procedimento de plasmaférese permite a separação do plasma sanguíneo.
Mais tarde, o plasma sanguíneo danificado será substituído por um plasma novo e mais saudável. Isso também é conhecido como troca de plasma, o processo é semelhante à diálise renal.
Como alternativa, o plasma pode ser substituído temporariamente por outra solução, como soro fisiológico ou albumina, ou armazenado e depois devolvido ao corpo.
Outras opções de tratamento de anemia
Além das opções de tratamento mencionadas acima, os exercícios também podem ser uma forma de tratar a anemia.
Quando você se exercita, seu corpo precisa de mais oxigênio. Quando o corpo precisa de oxigênio, o cérebro dá um sinal ao corpo para produzir glóbulos vermelhos.
Portanto, se você tem anemia, é uma boa ideia fazer exercícios leves. corrida , nadar e caminhar podem ser opções de exercícios que você pode fazer para ajudar a aumentar os glóbulos vermelhos do corpo.
A ingestão adequada e reposta de ferro é basicamente a forma mais importante de tratar a anemia. No entanto, algumas pessoas com certos tipos de anemia são aconselhadas a limitar o consumo dessas substâncias.
Portanto, antes de tentar maneiras descuidadas de lidar com a anemia, é melhor consultar primeiro o seu médico para saber qual é o melhor para a sua condição corporal.