O esperma sai junto com o sêmen ou sêmen quando o homem ejacula. Você também certamente já sabe que os espermatozoides têm um papel importante no processo de gravidez. Mas você sabia que metade do código genético de uma criança é transportado pelo esperma? Bem, ainda existem muitos fatos sobre o esperma que podem ajudar você e seu parceiro a ter um bebê saudável.
Fatos sobre esperma que você precisa saber
Os espermatozoides são células reprodutivas masculinas que contêm cromossomos. Durante a relação sexual e ocorre a ejaculação, os espermatozoides fertilizarão o óvulo para produzir um embrião humano.
Antes de ser liberado pela ejaculação, ocorre um processo de espermatogênese ou formação de células espermáticas nos testículos. Os testículos também são os órgãos reprodutivos masculinos, importantes como produtores de testosterona ou hormônio sexual masculino.
Embora tenha uma função importante, muitos homens ainda desconhecem a saúde dos espermatozoides. Portanto, conheça os vários fatos únicos do esperma da seguinte maneira.
1. Diferença entre esperma e sêmen
Muitas pessoas usam os dois termos esperma e sêmen alternadamente. Na verdade, o esperma e o sêmen são, na verdade, duas substâncias ou substâncias diferentes. O esperma é parte do sêmen e você só pode ver com um microscópio.
Enquanto isso, o sêmen ou sêmen é um fluido branco, espesso e pegajoso que seu pênis secreta durante a ejaculação. O sêmen também contém frutose e proteolítico para ajudar os espermatozoides ao óvulo.
2. Espermatozóides de forma normal e anormal
A morfologia ou forma dos espermatozoides é dividida em duas, normais e anormais. Em geral, de acordo com o Centro Universitário de Loma Linda para Fertilidade e FIV, a forma do esperma é avaliada com base no tamanho da cabeça, conteúdo de DNA da cabeça, aparência da seção média e estrutura da cauda.
O espermatozóide normal terá uma cabeça oval, um centro intacto e uma cauda única alongada. Enquanto isso, os espermatozoides anormais podem ter duas cabeças, uma cabeça grande ou pequena, mais caudas e uma cauda torta.
Homens saudáveis também têm células de esperma anormais toda vez que ejaculam. Um homem com boa fertilidade tem de 4 a 14% ou mais células de esperma normais. Menos do que isso, pode ser classificado como um distúrbio do esperma conhecido como teratozoospermia.
3. A idade do esperma é relativamente longa
Estudos mostram que os homens levam de 42 a 76 dias ou cerca de dois meses para produzir esperma, maturação e ejaculação. Felizmente, esse processo será executado continuamente no corpo masculino, ao contrário do ovo no corpo feminino.
Além disso, a idade do esperma também é relativamente longa e pode até durar dias após a ejaculação. Os espermatozoides podem sobreviver no corpo da mulher após a relação sexual por 2 a 5 dias, dependendo da condição do muco cervical e do ciclo menstrual da mulher.
4. Os espermatozoides são nadadores rápidos
A cada ejaculação, mais de 200 milhões de espermatozoides saem. Harry Fisch, MD, urologista e professor de medicina reprodutiva do Weill Medical College da Cornell University, citado pela Women's Health, disse que a primeira ejaculação contém a maior concentração de esperma do que depois dela.
Embora os espermatozoides contenham substâncias químicas que podem direcioná-los a nadar direto e rapidamente em direção ao óvulo, os espermatozoides geralmente não aderem a essas substâncias. Muitos espermatozoides estão apenas circulando e não procurando um óvulo.
5. O esperma tem várias calorias
Você pode pensar que o esperma é apenas uma substância que fertiliza um óvulo e se reproduz. Um fato único sobre o esperma que você deve saber é que o esperma, junto com o sêmen, tem várias calorias.
Em uma colher de sopa de esperma contém cerca de 20 calorias. Isso se baseia no fato de que o esperma contém uma certa quantidade de proteína, gordura e até mesmo colesterol.
6. A temperatura testicular afeta a qualidade do esperma
Para obter espermatozoides saudáveis, é muito importante manter a temperatura dos testículos. A temperatura testicular deve ser inferior à temperatura corporal. Um aumento na temperatura testicular de até 37 ° C pode interferir na produção de espermatozoides.
Por isso, é importante que os homens evitem hábitos que aumentem a temperatura ao redor dos testículos, como usar calças muito justas, cruzar as pernas com frequência, sentar-se por muito tempo ou usar um laptop no colo.
A qualidade do esperma também é influenciada pela saúde geral dos homens. Homens que evitam fumar, dietas ricas em gordura e exposição a toxinas ambientais geralmente têm espermatozoides melhores e taxas de fertilidade mais altas.
7. O esperma contém um bom valor nutricional
Espermatozóides e sêmen têm uma boa quantidade de conteúdo nutricional. A combinação dos dois produz uma cor esbranquiçada turva devido ao alto teor de proteínas, gorduras e carboidratos nela.
Além disso, o esperma e o sêmen também contêm nutrientes, incluindo vitaminas e minerais, como ácido ascórbico, frutose, ferro, cálcio, magnésio, sódio, potássio, vitamina B12 e água.
8. O sabor do esperma depende do sêmen
Alguns casais podem optar por engolir esperma durante o sexo oral. O sabor do próprio esperma depende do conteúdo contido no sêmen. O sêmen contém 96% de água, 2% de espermatozoides e o restante está na forma de outras substâncias, como frutose, bicarbonato de sódio, vitaminas e minerais.
Por causa desse conteúdo, algumas pessoas descrevem o sabor do esperma como ligeiramente doce ou mesmo insípido. Os alimentos que os homens consomem também podem afetar o sabor do esperma, por exemplo, o abacaxi e a canela podem torná-lo mais doce. Enquanto isso, o consumo de cafeína ou cebola pode torná-lo mais amargo e salgado.
9. As características de cada cromossomo são as mesmas
Fatos sobre os espermatozoides que você precisa saber são que os espermatozoides carregam um cromossomo X (feminino) e outros carregam um cromossomo Y (masculino), que afetará o desenvolvimento sexual do feto no útero.
Pesquisas anteriores afirmaram que os espermatozoides com cromossomo Y têm um tamanho pequeno, cauda longa e são capazes de se mover mais rápido. Enquanto isso, os espermatozoides com um cromossomo X são maiores, mais fortes e podem sobreviver por mais tempo no corpo de uma mulher.
No entanto, um estudo recente em Fronteiras na Biologia Celular e do Desenvolvimento mostraram que a principal diferença entre esses dois espermatozoides reside apenas em seu conteúdo de DNA. Mais pesquisas são necessárias com métodos mais específicos para diferenciar entre os dois.