Se você vir manchas brancas no lado esquerdo ou direito do esôfago, podem ser pedras de amígdala. A causa das pedras da amígdala pode vir de restos de comida, sujeira e outros materiais que endurecem com cálcio. Em casos leves, essa condição geralmente não é prejudicial à saúde. No entanto, você pode se sentir desconfortável porque sente que algo está preso em sua garganta.
Causas da formação de pedras amigdalianas
As amígdalas ou amígdalas são um par de tecidos moles localizados nos lados esquerdo e direito da parte posterior da garganta.
Esse tecido repele bactérias e vírus que entram no corpo pela garganta. A superfície das amígdalas é composta por muitas fissuras e reentrâncias chamadas criptas.
Além da inflamação das amígdalas (amigdalite), existem outras condições médicas que podem interferir com o desempenho das amígdalas, nomeadamente cálculos amígdalas ou amigdalolites.
As pedras podem variar em tamanho, desde alguns milímetros até o tamanho de uma ervilha. As amígdalas são de cor branca amarelada e aderem às amígdalas.
Em um estudo da Universidade de Iowa, foi explicado que as tonsilolitas são formadas por bactérias, restos de comida, sujeira, células mortas e materiais semelhantes presos em criptas.
Toda essa sujeira então se acumula e se multiplica.
A sujeira que se acumula com o tempo se assenta e endurece em um processo denominado calcificação. Por fim, forma-se uma rocha de textura dura.
Tonsilolits podem ficar presos nas criptas e se multiplicar.
Existem várias condições e fatores que podem causar a formação de pedras de amígdala, a saber:
1. Má higiene oral
Os cuidados inadequados de higiene oral e dentária podem fazer com que uma grande quantidade de sujeira e bactérias se alojem e se acumulem nas amígdalas.
2. A estrutura das amígdalas composta por muitas criptas
Mesmo assim, você ainda corre o risco de ter essa doença, embora seja diligente em cuidar de sua higiene bucal.
Os fatores que aumentam o risco de formação de pedras amigdalianas podem vir da própria estrutura das amígdalas.
Amígdalas podem se formar mais facilmente se você tiver amígdalas grandes com muitas criptas.
A sujeira é mais facilmente presa e se acumula nas amígdalas, que apresentam mais recortes e fissuras. Essa causa pode fazer com que a amigdalite se forme repetidamente.
3. Frequentemente sofrem de amigdalite
A inflamação causada por infecção bacteriana ou viral das amígdalas pode fazer com que as amígdalas inchem e aumentem de tamanho.
Essa condição faz com que alimentos, sujeira e bactérias fiquem facilmente presos e se acumulem nas amígdalas.
Vários sintomas de pedras da amígdala a serem observados
Inicialmente, a amigdalite geralmente não apresenta sintomas (assintomática). No entanto, à medida que o tamanho dos cálculos das amígdalas aumenta, as amígdalas podem inchar e causar desconforto.
Além de amígdalas inchadas, existem alguns sintomas típicos que podem ocorrer, tais como:
1. Mau hálito
O mau hálito (halitose) é um sintoma comum das pedras da amígdala. Um estudo descobriu que em pacientes com amigdalite crônica, eles tinham compostos de enxofre em suas bocas.
Substâncias de enxofre podem causar mau hálito.
De todos os pacientes, 75 por cento das pessoas com alto teor de compostos de enxofre na boca têm amigdalite.
Bactérias e fungos que se alimentam de pilhas de pedras secretam uma substância que faz o hálito da boca cheirar mal.
2. Dor de garganta devido ao inchaço
A presença de pedras nas amígdalas torna a garganta irregular ou dolorida ao engolir. É provável que apareça uma dor de garganta à medida que a pedra começa a aumentar.
Quando a amigdalite e a amigdalite ocorrem juntas, pode ser difícil determinar se a dor na garganta é causada por infecção ou inflamação. Felizmente, cálculos biliares assintomáticos geralmente são detectados mais facilmente devido à presença de amigdalite.
3. Há um caroço branco na garganta
Os cálculos nas amígdalas parecem caroços sólidos de cor branca ou amarelada. O caroço é visível na parte de trás da garganta.
No entanto, também existem aqueles que são facilmente visíveis, por exemplo, ocorrem nas dobras das amígdalas.
Nesse caso, os cálculos tonsilares só serão visualizados com o auxílio de técnicas de varredura não invasivas, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética.
4. Dificuldade em engolir e dor de ouvido
Amígdalas inchadas devido à presença de pedras, podem causar dificuldade ou dor ao engolir alimentos e bebidas.
No entanto, o início da dor depende da localização ou do tamanho da amigdalite. Além da dificuldade de engolir, os pacientes também podem sentir dores no ouvido.
Embora a rocha que se forma não toque a área do ouvido diretamente, a garganta e o ouvido têm as mesmas vias nervosas, de modo que a dor pode se espalhar.
Para confirmar esta doença, você precisa consultar um médico. Posteriormente, o médico fará um exame para observar os sintomas.
Como se livrar das pedras da amígdala
Para remover os cálculos das amígdalas, os médicos precisam removê-los das amígdalas. Não tente puxá-lo sozinho com ferramentas ou objetos pontiagudos.
Se você remover a amigdalite sem cuidado, pode danificar o tecido da amígdala, bem como os vasos sanguíneos circundantes.
Para remover a amigdalite, o médico poderá realizar os seguintes tratamentos.
1. Cirurgia a laser de amígdala
Nesta cirurgia a laser, o médico usará um laser para remover as pedras da amígdala. Depois disso, o médico irá revestir e reparar essas áreas (não retirando completamente as amígdalas).
A cirurgia a laser é menos arriscada do que outras cirurgias de amígdala. A cirurgia a laser de amígdalas não requer anestesia geral, não tem que remover as amígdalas, reduz o risco de sangramento, cura mais rápido e é menos dolorosa.
2. Operação Coblation amígdalas
Este método de remoção de tonsilite usa energia de radiofrequência e água salgada para remover pedras nas fendas das amígdalas.
Esta cirurgia também é menos arriscada do que a cirurgia de remoção das amígdalas. O laser utilizado na operação também tem temperatura baixa e os riscos de sangramento não são muito altos
3. Amígdalas (remoção cirúrgica das amígdalas)
No entanto, os cálculos da amígdala podem ser difíceis de remover com esse método, geralmente ocorrendo quando o cálculo é muito grande e há inflamação grave das amígdalas.
Principalmente se essa condição ocorrer repetidamente, de forma que tenha um grande impacto na diminuição da sua qualidade de vida.
Para superar isso, o médico pode realizar uma cirurgia para remover as amígdalas. Esta cirurgia também pode representar um risco de complicações como sangramento e infecção.
Depois que as amígdalas são removidas, é provável que haja uma forte dor na garganta por mais de 2 semanas.
No entanto, a maioria das cirurgias de amígdalas não causa problemas de longo prazo e você ainda pode viver uma vida saudável e normal, mesmo que não tenha mais amígdalas.
A remoção cirúrgica das amígdalas é um procedimento importante e requer cuidadosa consideração.
Portanto, certifique-se de consultar seu médico primeiro para saber se a cirurgia de amigdalectomia é o tratamento certo para você.
Como tratar pedras amígdalas em casa
Como se livrar da amigdalite em casa só pode ser feito se a pedra for pequena e não causar dor. Aqui estão algumas dicas que você pode tentar:
1. Use vinagre de maçã
Use 1 colher de sopa de vinagre de maçã e 1 xícara de água morna e enxágue a garganta. Faça gargarejo com vinagre de maçã 3 vezes ao dia para soltar as amígdalas, de modo que as pedras possam sair facilmente.
2. Removido usando algodão ou dedos
Se você puder ver uma pedra nas amígdalas em sua garganta, poderá removê-la com o dedo ou com um cotonete.
Para removê-lo com o dedo ou um cotonete, você deve ter cuidado. Se as unhas estão perfurando as amígdalas ou se os dedos estão sujos, isso pode causar infecção e aumentar o tamanho dos cálculos.
3. Gargarejo com água salgada
Fazer gargarejos com água salgada pode ser uma maneira de se livrar da amigdalite facilmente. O truque é adicionar meia colher de chá de sal a uma xícara de água morna. Gargareje o líquido em sua garganta por 10-15 minutos.
Variedade de medicamentos eficazes para superar a amigdalite, desde naturais a médicos
Como evitar a formação de pedras de amígdala
No entanto, você pode reduzir o risco mantendo uma boa higiene oral e dentária. Escove os dentes regularmente pelo menos duas vezes ao dia.
Use fio dental para limpar os restos de comida que ainda estão presos na abertura dos dentes.
Em seguida, limpe toda a boca com enxaguatório bucal. Priorize o gargarejo na parte posterior da garganta, onde se formam os cálculos das amígdalas.