Exame de sangue completo para diagnóstico de problemas de saúde

Verificação geral (hemograma completo/ CBC) é um exame de sangue usado para avaliar sua saúde geral e detectar vários distúrbios. O hemograma completo é um dos procedimentos realizados para diagnosticar a anemia. Além disso, várias outras doenças do sangue também podem ser detectadas com esse exame, como infecções e leucemia. Confira a explicação sobre o exame de sangue completo abaixo.

O que é um hemograma completo?

Como já mencionado, um hemograma completo é um grupo de testes realizados para verificar todas as células que fluem no sangue, incluindo glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas (plaquetas).

Um hemograma completo pode verificar sua saúde geral e detectar várias doenças e condições, como infecções, anemia e leucemia.

O seu médico pode pedir um hemograma completo quando você tiver sintomas suspeitos de estarem relacionados às células sanguíneas.

Os sintomas que podem levar seu médico a recomendar um hemograma completo incluem:

  • fadiga,
  • fraqueza, e
  • fácil hematomas ou sangramento.

O seguinte descreve os três tipos de células que podem ser verificados por um hemograma completo.

1. Células vermelhas do sangue

Os glóbulos vermelhos (eritrócitos) são produzidos na medula óssea e liberados na corrente sanguínea quando estão maduros.

Os glóbulos vermelhos contêm hemoglobina, uma proteína que transporta oxigênio por todo o corpo.

Os glóbulos vermelhos geralmente têm vários tamanhos e formas. A aparência é afetada por várias condições, como deficiência de vitamina B12 e folato e deficiência de ferro.

A anemia é uma condição comum que pode afetar os glóbulos vermelhos. Portanto, um hemograma completo deve ser feito para diagnosticar a anemia e determinar a causa.

Os itens que são verificados ao verificar os glóbulos vermelhos são os seguintes.

  • Verifique a contagem de células sanguíneas.
  • Meça a quantidade de hemoglobina.
  • Meça o hematócrito.
  • O índice de glóbulos vermelhos, que inclui informações sobre o aparecimento de glóbulos vermelhos, como:
    • MCV (volume corpuscular médio), que é o tamanho médio dos glóbulos vermelhos
    • MCH (hemoglobina corpuscular média), ou seja, a quantidade média de hemoglobina no sangue
    • MCHC (concentração média de hemoglobina corpuscular), ou seja, a concentração média de hemoglobina nos eritrócitos
    • RDW (Largura da distribuição das células vermelhas), ou seja, vários tamanhos de glóbulos vermelhos
  • Um hemograma completo também pode incluir uma contagem de reticulócitos, que é a porcentagem de glóbulos vermelhos jovens que surgiram recentemente em uma amostra de sangue.

2. Glóbulos brancos

Os glóbulos brancos (leucócitos) são células encontradas no sangue, no sistema linfático e em muitos tecidos. Os leucócitos são uma parte importante do sistema de defesa do corpo.

Existem cinco tipos de glóbulos brancos que têm funções diferentes: neutrófilos, linfócitos, basófilos, eosinófilos e monócitos.

Alguns dos componentes examinados em um hemograma completo relacionado aos leucócitos são os seguintes.

  • Contagem total de leucócitos.
  • Cálculo de vários tipos de glóbulos brancos (leucócitos), como neutrófilos, linfócitos, monócitos, eosinófilos e basófilos. No entanto, isso também pode ser feito como um teste de acompanhamento para descobrir a causa de leucócitos muito altos ou baixos.

3. Plaquetas

As plaquetas são pequenos fragmentos de células que circulam no sangue e desempenham um papel importante na coagulação normal do sangue.

Quando ocorre lesão e sangramento, as plaquetas ajudam a estancar o sangramento, aderindo ao local da lesão e aglutinando-se para formar um tampão temporário.

Os testes de plaquetas em um hemograma completo incluem o seguinte.

  • O número de plaquetas em uma amostra de sangue.
  • Volume plaquetário médio, que inclui o tamanho médio das plaquetas.
  • Distribuição das plaquetas, que reflete o tamanho das plaquetas.

Qual é o propósito de um hemograma completo?

Citado da Mayo Clinic, um hemograma completo tem como objetivo:

Reveja sua saúde geral

O seu médico pode pedir-lhe para fazer um hemograma completo como parte do check up médico para monitorar a saúde geral e verificar vários distúrbios, como anemia ou leucemia.

Determinando o diagnóstico

O médico pode solicitar um hemograma completo se você apresentar algum sintoma, como fraqueza, fadiga, febre, inflamação, hematomas ou sangramento.

É feito um hemograma completo para detectar a causa dos vários sintomas que você está experimentando.

Monitoramento de condições médicas

Se você foi diagnosticado com uma doença do sangue que afeta sua contagem de células do sangue, como leucocitose ou leucopenia, seu médico pode solicitar que você faça um exame de sangue completo para monitorar sua condição.

Monitore cuidados médicos

Podem ser feitos exames de sangue completos para monitorar sua saúde se você estiver tomando medicamentos que podem afetar sua contagem de células sanguíneas.

O que precisa ser preparado antes de fazer um exame de sangue completo?

Se a amostra de sangue a ser testada for apenas para um hemograma completo, você tem permissão para comer e beber normalmente antes de fazer o teste.

No entanto, se a amostra de sangue for usada para testes adicionais, como um teste de açúcar, pode ser necessário jejuar por um período de tempo antes do teste.

Como é feito um hemograma completo?

A maioria dos exames de sangue completos envolve a retirada de uma certa quantidade de sangue de sua veia. O profissional de saúde executará as etapas abaixo.

  • Limpe a superfície da pele.
  • Coloque um elástico sobre a área a ser injetada para encher o vaso sanguíneo.
  • Inserção de uma agulha em uma veia (geralmente no braço ou na parte interna do cotovelo ou nas costas da mão).
  • Retire uma amostra de sangue por meio de uma seringa.
  • Solte o elástico e remova a agulha da veia.

Em bebês, a coleta de sangue em um hemograma completo geralmente é feito com a coleta de uma amostra no calcanhar do bebê com uma pequena agulha (lanceta).

Quais são os resultados de um hemograma completo normal?

A seguir estão os resultados de um hemograma normal completo em adultos.

  • Glóbulos vermelhos: 4,7-6,1 milhões por microlitro de sangue para homens e 4,2-5,4 milhões por microlitro de sangue para mulheres.
  • Hemoglobina: 14-17 gramas / dL para homens e 12-16 gramas / L para mulheres.
  • Hematócrito: 38,3% -48,6% para homens e 35,5% -44,9% para mulheres.
  • Glóbulos brancos: 3.400-9.600 células / microlitro de sangue.
  • Plaquetas: 135.000-317.000 / microlitro para homens e 157.000-371.000 / microlitro.

O que significam os resultados de um hemograma completo?

Um hemograma completo acima ou abaixo do número normal pode indicar um problema de saúde. Aqui está a explicação.

1. Os resultados do exame de eritrócitos, hemoglobina e hematócrito

Os resultados dos testes de glóbulos vermelhos, hemoglobina e hematócrito estão inter-relacionados porque cada um mede aspectos dos glóbulos vermelhos.

Se os resultados de todos os três testes forem inferiores ao normal, você tem anemia. A anemia é caracterizada por sintomas como fadiga e fraqueza.

A anemia é causada por muitas coisas, como a deficiência de certas vitaminas. Essas várias causas distinguem os tipos de anemia.

Enquanto isso, se os resultados dos três testes forem mais altos do que o normal, você pode ter um problema de saúde, como uma doença cardíaca.

2. Os resultados do exame de glóbulos brancos

Uma contagem baixa de glóbulos brancos (leucopenia) pode ser causada por uma condição médica, como uma doença auto-imune que destrói os glóbulos brancos, problemas na medula óssea ou câncer.

Certos medicamentos também podem causar essa condição.

Enquanto isso, se sua contagem de glóbulos brancos estiver mais alta do que o normal, você pode ter uma infecção ou inflamação.

Além disso, os resultados desses testes podem indicar que você tem um distúrbio do sistema imunológico ou doença da medula óssea.

A contagem de glóbulos brancos também pode aumentar como resultado da ingestão de certos medicamentos ou de certos medicamentos.

3. Os resultados do exame da contagem de plaquetas

Uma contagem de plaquetas inferior ao normal (trombocitopenia) ou superior ao normal (trombocitose) costuma ser um sinal de uma condição médica subjacente.

Essa condição também pode ocorrer como resultado de certos medicamentos.

Se sua contagem de plaquetas estiver fora da faixa normal, você pode precisar de exames adicionais para determinar a causa exata.

Lembre-se de que um hemograma completo não é um teste diagnóstico definitivo ou teste final. Os resultados mostrados podem exigir acompanhamento ou não.

O médico pode precisar ver os resultados de um teste de sangue completo junto com outros testes de sangue ou outros testes adicionais.

Em alguns casos, se os seus resultados estiverem acima ou abaixo dos limites normais, o seu médico irá encaminhá-lo para um especialista em doenças do sangue (hematologista).